sábado, 22 de maio de 2021

Vamos Leões, em busca do tempo perdido!...



A equipa B do Sporting CP recebeu e venceu, este sábado, o LGC Moncarapachense por 2-0,com golos de Elves Baldé (23') e Hevertton Santos (59'), em jogo da quinta jornada da série 7 de acesso à Liga 3, garantindo dessa forma a presença na nova prova da Federação Portuguesa de Futebol, ainda antes de disputar a última ronda.

Pelo Sporting alinharam: Gonçalo Pinto [GR], Hevertton Santos, João Goulart, Chico Lamba, Mees de Wit, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz [C] (Tiago Ferreira, 90+1’), Geny Catamo (Paulo Agostinho, 87’), Elves Baldé (João Ricciulli, 90+1’), Joelson Fernandes (Edu Pinheiro, 68’) e Nuno Moreira.

Os Leões voltam a entrar em acção no próximo sábado, dia 29 de Maio, para defrontar o também já apurado para a Liga 3, Oriental Dragon FC, em jogo referente à última jornada desta fase.

A Liga 3, nova prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, arranca nesta já próxima época de 2021/22 e contemplará duas subidas directas à Segunda Liga e um play-off com o antepenúltimo do segundo escalão. Quatro descem ao Campeonato de Portugal.

Numa primeira fase, as 24 equipas são divididas em duas séries - Norte e Sul - e jogam entre si num campeonato a duas voltas. No final, os quatro primeiros classificados de cada série disputarão uma fase de apuramento de campeão, enquanto os oito últimos (do 5.º ao 12.º) vão disputar a fase de permanência/descida de divisão.

Para os melhores classificados esta segunda etapa será dividida em duas séries: o 1.º e o 4.º da zona norte jogam com o 2.º e o 3.º da zona sul; e o 1.º e o 4.º da zona sul jogam com o 2.º e o 3.º da zona norte. Aqui, disputa-se um mini-campeonato a duas voltas e, no final, os dois vencedores de cada grupo sobem à Liga SABSEG. Os segundos classificados disputam um play-off e o vencedor mede forças com o antepenúltimo da Liga SABSEG, abrindo a possibilidade de haver três subidas e três descidas entre os dois escalões. Nesta fase, há ainda uma nota: os dois vencedores da série 1 e 2 além de subirem automaticamente de divisão, disputarão entre si uma final, a duas mãos, para decidir quem é o primeiro vencedor da Liga 3.

Feitas as contas às subidas, olhemos então para os últimos classificados da primeira fase. Nesta etapa, composta por 16 equipas, são feitos quatro grupos com quatro clubes - série 3 e série 4 referentes ao norte e série 5 e série 6 referentes ao sul. Aqui, mais uma vez, acontecerá um mini-campeonato a duas voltas e, no fim, os quatro últimos colocados descem ao Campeonato de Portugal. Todos os outros garantem a continuidade no terceiro escalão. Realce ainda para outro aspeto: no início da fase de permanência/descida, haverá uma bonificação de 1 a 8 pontos. Ou seja, o 5.º colocado da fase regular, entra na permanência/descida com oito pontos; o 6.º com sete pontos; o 5.º entra com seis pontos e assim sucessivamente.


Filipe Çelikkaya terá então na próxima temporada como objectivo máximo, voltar a recolocar a equipa B do Sporting CP no segundo escalão do futebol português, de onde se viu afastada até ser extinta, pela incúria e indiferença de quem conduzia então os destinos do Sporting. Será curioso comparar o que aconteceu então no Sporting CP, com os esforços levados a cabo, hoje mesmo, pelo "velho papa" para salvar a sua equipa B da descida de divisão. Estúpidos teremos sido nós, que quando acordámos já era demasiado tarde. Mas o que mais importará neste momento é que, felizmente, fomos capazes de voltar a encontrar o nosso rumo...

Vamos Leões, em busca do tempo perdido!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário