segunda-feira, 10 de maio de 2021

Com a vitória do Sporting!!!...


O leão está de volta!

«Dividir os últimos 19 títulos nacionais de futebol terá agradado certamente a benfiquistas e portistas, mas em boa verdade, é uma realidade que afecta negativamente a principal competição portuguesa. A incerteza no resultado é o motor da atracção de espectadores e patrocinadores, pelo que deve ser estimulado o equilíbrio competitivo, existindo vários mecanismos para o conseguir.

Num campeonato com apenas 3 vencedores tradicionais, só duas vezes quebrado por Belenenses e Boavista, a previsibilidade do campeão introduz aborrecimento no futebol português. Aborrecimento maior quando verificamos que nas duas últimas décadas as vitórias estiveram apenas num duo e não no trio habitual. É por isso uma excelente notícia a mais que previsível vitória do Sporting na Liga NOS deste ano.

Quando pensamos que a invasão da Academia de Alcochete aconteceu há 3 anos atrás, sendo referido por muitos como o momento mais baixo da história do clube, que o processo de saída de Bruno de Carvalho foi longo e turbulento, que a entrada de Frederico Varandas foi também turbulenta e contestada, e que em apenas 3 anos o Sporting teve como treinadores José Peseiro, Tiago Fernandes, Marcel Keizer, Leonel Pontes, Silas e Rúben Amorim, dificilmente alguém acreditaria no desfecho que estamos prestes a viver.

No início da época tudo apontava para uma nova luta entre Benfica e FC Porto, muitos apontavam até o Sporting de Braga como o terceiro candidato e vários desconfiavam novamente da capacidade do Sporting chegar longe. Um treinador corajoso, um plantel misturando jovens e consagrados que ainda não perdeu, um Benfica instável, um FC Porto desgastado, estádios sem público e as polémicas habituais foram levando os leões ao título tão desejado.

São por isso boas noticias ter o Sporting como Campeão, tantos anos depois. Como são boas notícias o SC Braga estar há quase uma década a morder os calcanhares aos 3 grandes, o Vitória de Guimarães estar nesse caminho e clubes como o Paços de Ferreira sustentarem a sua performance desportiva.

É bom ter surpresas. É bom não saber quem ganha. É bom os pequenos ganharem aos grandes. Aumenta atenção. Aumenta as audiências televisivas. Aumentará os espectadores nos estádios. Aumenta o número de patrocinadores que querem estar envolvidos com o futebol.

As próximas jornadas têm todos os ingredientes para um final emocionante: o Campeão por confirmar, os lugares da Champions e Liga Europa por esclarecer e a luta da descida ao rubro. Muito ainda por decidir na recta final desta longa metragem. Fica o meu desejo para que este filme de suspense não se transforme nas próximas semanas numa história de cowboys.»

Será bom que amanhã termine "esta história de cowboys"...

Com a vitória do Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Como seria muito bom e talvez mais importante ainda, que fosse de imediato denunciado e extinto o famigerado e odiado Acordo Ortográfico que nos obriga a ser espetadores, em vez de espectadores. Por mim, que nunca fui espetador de coisa alguma, nem ousei jamais espetar alguém, continuarei a fazer as devidas correcções em todos os textos que por aqui publicar, seja isso do agrado ou não dos seus autores.

3 comentários:

  1. Boas tardes..
    O pássaro ainda não está na mão mas quase..
    Deus te dê forças para escrever sempre sem acordos. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso garantir ao meu grande e velho amigo JAMG1953 e parafraseando o grande Jorge Palma, "enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar"!...
      "Espetador " é que nunca serei! Grande abraço

      Eliminar
  2. Falou bem porto desgastado, quartos da Champions league não é para todos

    ResponderEliminar