quinta-feira, 20 de maio de 2021

O discurso de um Campeão!...


"Sporting voltou a ser número 1 em Portugal"

«Muito obrigado a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, por mais uma vez nos receber, felizmente tem sido rotina. As nossas primeiras palavras vão para os nossos dois rivais: foram duros dentro de campo, adversários difíceis, acreditaram até ao fim e obrigaram-nos a superarmo-nos jornada após jornada e a bater recordes. Sem eles não teríamos chegado aqui. Para eles um obrigado. Seria uma injustiça confundir duas grandes instituições com as pessoas que representam essas instituições. Cada clube tem a sua estratégia de comunicação, assim é legítimo. Para uns, não venceram porque foi o único clube a sofrer de Covid, para outros porque tiveram apenas 16 penáltis. Nós sabemos, eles sabem e o Sporting sabe que venceu por ter sido mais competente. Venceu e festejou.

Senhor presidente, ouvi alguém dizer que as festas em Lisboa tinham sido um espectáculo degradante. Não concordo. É verdade que houve excessos impossíveis de conter, mas degradante, para mim, é estar envolto em escutas de corrupcão há anos e anos. Isso é que para nós seria degradante. 

Uma saudação especial para a equipa técnica e todo o plantel, os heróis deste campeonato: digo heróis porque há que recordar o mérito desta conquista. É importante referir e não esquecer que partimos para esta luta com 50% do orçamento de gastos dos nossos rivais, com 25% do orçamento de investimento de um dos nossos rivais. Graças a quem está atrás de mim conseguimos, por terem sido resilientes, competentes e com muito coração. Hoje estamos aqui a festejar uma vitória entre muitas outras. Eu sempre disse que não poderíamos vencer os nossos rivais à custa do dinheiro ou da força, mas sim da inteligência. Teve de ser inteligência com muita resiliência, convicção, e nunca ceder ao populismo e ao ruído que vem sempre do exterior. 

Deixem-me confessar-vos: a seguir a esta equipa ter sofrido dois empates, contra Famalicão e Belenenses [SAD], vimos reduzida a quatro pontos a vantagem para um dos nossos rivais. Nesse momento nós sentimos, e assim é legítimo, porque isto têm sido as décadas do Sporting: lá vamos sofrer outra vez, cair outra vez, desiludir outra vez. Pela primeira vez escrevi à minha equipa do Conselho Directivo, a seguir ao empate com o Belenenses [SAD], a dizer que nós iríamos ser campeões. Não por termos o melhor treinador, um plantel incrível, mas por termos mudado a mentalidade do Sporting para uma mentalidade vencedora. 

Se me perguntam se eu naquele momento senti medo de morrer na praia... senti. Nunca perguntei ao treinador, mas sentimos todos. Ter coragem não é não ter medo. Ter coragem é não ceder ao medo. Peço a todos os adeptos do Sporting, a todos os sócios, que nas adversidades que vamos ter para o ano - porque vai haver momentos em que os adversários nos vão encostar às cordas: nunca mostrem medo aos nossos jogadores, muito menos aos adversários. Soframos juntos, é assim que vamos enfrentar as adversidades que aí vêm.

Eu não gosto de individualizar, mas eu tenho de fazer esta distinção e começar pelo nosso treinador. O nosso treinador é daquelas pessoas a quem do ponto de vista técnico acho que toda a gente já se rendeu. Acima de tudo gostava que este treinador fosse bem tratado por este país. Rúben Amorim é português e é o treinador do Sporting CP. O treinador Rúben Amorim tem uma qualidade: seja um miúdo de três anos ou um senhor de 80 as pessoas sentem a energia positiva. É uma lufada de ar fresco no nosso futebol. Respeitemo-lo e deixemo-lo trabalhar como merece, é um grande treinador de futebol. A seguir tenho de cumprimentar o nosso capitão. Sobre o nosso capitão só tenho uma coisa a dizer: Respeito. Muito respeito. 

Quanto ao restante grupo, tinha que apontar a união. Estou a olhar para meninos que tinham 17 e ja fizeram 18 ou tinham 18 e fizeram 19. Tiveram de crescer à força, tornar-se homens. Essa mistura que houve foi algo de fantástico e imparável. Muito obrigado a todos vocês. Por fim, é de inteira justiça uma palavra ao nosso director desportivo Hugo Viana. O Hugo Viana foi um pilar indispensável na conquista deste título. Sem ele não teríamos conseguido. Sempre humilde, discreto, leal, competente, calmo... em cerca de 90% das situações. Sempre dando uma palavra certa no momento certo a jovens jogadores, porque ele na última vez que o Sporting CP aqui foi recebido também aqui estava como jogador do Sporting. Tenho de agradecer a este grupo, porque são vocês os campeões, o mérito é vosso e só vosso. 

Tenho pouco mais de 40 anos e ao longo da minha vida vi acentuar-se a bipolarização do futebol português. Este é um momento histórico em que o Sporting não pode desperdiçar a oportunidade de mudar o paradigma do futebol português. Não venho prometer que vamos ser campeões para o ano. Posso prometer que se o Sporting CP tiver cabeça fria, juízo, união, competência, o Sporting tem tudo para estar no topo do futebol português, olhos nos olhos. Até lá temos que subir os degraus de décadas de insucesso. Acreditamos que continuando assim o Sporting vai ter cada vez mais títulos, esta é uma oportunidade que o Sporting não pode desperdiçar. Jornada a jornada,em 34 batalhas, chegámos ao fim e ganhámos a guerra. Hoje estamos no lugar em que todos querem estar, mas os nossos rivais são fortes, muito fortes, e vão querer tirar-nos daqui, legitimamente. Tão difícil foi esta conquista, mais difícil vai ser aguentar esta conquista. Para isso este pelotão vai precisar de reforços. Precisamos da cavalaria, da artilharia, da Força Aérea. Precisamos da Marinha. Vamos precisar de todos os leões. 

O Sporting vai precisar do sócio anónimo do Núcleo de Pemba, do Diretivo Ultras XXI, do Grupo Stromp, do Núcleo de Vendas Novas, da Torcida Verde, do Núcleo de Sydney, do grupo Os Cinquentenários, da Juventude Leonina, do Núcleo do Seixal e dos Leões de Portugal. Vamos precisar destes Núcleos, destes grupos, destas associações, nunca esquecendo dois princípios: um é que todos eles só existem porque existe o Sporting CP. E a missão de todos eles é servir o Sporting CP e não o contrário. Deste último ponto o Sporting CP nunca mais vai abdicar. Por isso, por tudo o que o Sporting CP fez por todos nós, sócios e adeptos, venho pedir a retribuição de todos nós ao Sporting. Peço aos sócios do Sporting CP, porque cada um conhece alguém que chora e vibra pelo Sporting e não é sócio... desafio que cada sócio do Sporting traga pelo menos um novo sócio. É a forma de retribuirmos tudo o que o Sporting fez este ano, e temos que o fazer. 

Queria dizer que a vitória deste Sporting vai muito além de uma vitória no campo desportivo. Quando acordamos e vemos mais notícias de suspeição, corrupção, etc... infelizmente não é exclusivo do desporto, é transversal à nossa sociedade, esta vitória é uma luz ao fundo do túnel. Um alento e uma esperança para muita gente. Este é um daqueles dias em que os avós, os pais, podem chegar a casa e dizer aos seus netos e filhos que os do bem também têm força, também têm coragem, também têm resiliência. E, sobretudo, também ganham. Hoje é o dia em que netos, filhos e pais podem dizer que se vence, que é possivel vencer sem abdicar da honra, da decência, da integridade, da nobreza e do desportivismo. Isto é o Sporting CP. 

Aos meus órgãos sociais, sobretudo à minha equipa do Conselho Directivo, muito obrigado por um dos melhores anos da história do Sporting CP. Muito obrigado do fundo do coração. Para todos os sportinguistas: celebrem, festejem e não se esqueçam de gritar bem alto, porque o Sporting CP voltou a ser número 1 em Portugal».
(Discurso de Frederico Varandas na recepção da CML, esta tarde)

O discurso de um Campeão!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. O discurso de um campeão e de um "lider". Um líder é isto: tirar de cada um o máximo das suas capacidades; gerir discretamente uma estrutura onde cada um tem as suas capacidades e competências; respeitar essas competências; Intervir só e quando se torna absolutamente necessário na defesa da instituição e das agressões à mesma. Fornecer os meios e os recursos possíveis solicitados pelos operacionais. Escolher responsáveis competentes para a direcção técnica e formação do plantel das equipas, no futebol e nas modalidades, ouvindo os respectivos técnicos para essa formação.
    A antítese da Presidência anterior do clube que teve no comando um populista que nunca foi um "líder". Provavelmente Varandas nunca teria gerado conflitos com Leonardo Jardim, Marco Silva ou mesmo J.J. (depois do casamento inicial), nem nunca teria dado a Amorim a autonomia e liberdade de formalizar a sua notável competência e protagonismo. BdC, porque é dele que se trata, poderia sim ter sido um bom líder de Claque nunca de um Clube, como se viu.

    ResponderEliminar