terça-feira, 4 de maio de 2021

“Tão grande como os maiores da Europa”!!!..


Ronaldo e o Sporting

«Um jornal italiano noticiou que Ronaldo pretende cumprir o ano que falta ao serviço da Juventus e depois terminar a sua carreira no Sporting.

Se Ronaldo estiver disponível para fazer uma ‘perninha’ no Sporting, tenho a certeza que será bem-vindo e acarinhado por todos. Não creio, contudo, nesta fase da trajectória desportiva de Ronaldo, que seja essa a questão relevante.

Não tenho dúvidas que, face ao prestígio mundial que Ronaldo soube granjear, o seu nome a marca CR7 vão perdurar muito para além de abandonar as lides activas. O seu mito vai ser eterno, como em Portugal só aconteceu com Eusébio, mesmo no tempo em que foi maltratado pelo Benfica.

Ronaldo pode der útil ao Sporting e o Sporting pode ser útil a Ronaldo. Como?

Ronaldo pode trazer ao Sporting a associação com um nome de projecção internacional, com um exemplo de desportista e atleta de topo. Ronaldo pode ainda tornar-se parte integrante do projecto do Sporting, para além do nome que já deu à Academia de Alcochete.

Penso que Ronaldo pode vir a ser accionista de referência da SAD, substituindo, com vantagem, o que hoje existe, emprestando o seu nome e a sua colaboração activa, no desenvolvimento do modelo de formação vigente e no reforço da sua internacionalização.

Como é óbvio, Ronaldo, mesmo retirado, não se esgota no Sporting mas pode o clube ser um canal de afirmação identitária da sua marca, de articular a excelência da sua dimensão com a excelência de um projecto que já produziu dois Botas de Ouro e fornece regularmente o grosso dos jogadores da Selecção Nacional.

Ronaldo pode estar para o Sporting, como Di Stefano para o Real Madrid ou Cruyff para o Ajax, símbolos intemporais, sinais de glória, referências motivacionais. Assim haja o talento e imaginação para encontrar terrenos de interacção, simbioses reciprocamente vantajosas, sem subalternidades.

Alguma coisa me diz que estamos perante um sonho com muito futuro, com muitas coisas boas para ambas as partes.»


Quase vinte anos depois da sua saída do Sporting Clube de Portugal para a alta roda do futebol mundial, poderá muito bem acontecer que sessenta anos depois do saudoso, glorioso e hegemónico ciclo dos Cinco Violinos, Cristiano Ronaldo possa contribuir para que um novo ciclo se abra e o seu Clube de sempre volte ao topo do futebol português e cumprindo o desígnio dos seus fundadores e a aspiração máxima e desde sempre latente dos seus muitos milhões de indefectíveis adeptos, volte a ser...

“Tão grande como os maiores da Europa”!!!.. 

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Bom dia, “Ronaldo como acionista”, Alamo, onde ja leu isto? :). Abraço e SL

    ResponderEliminar