quinta-feira, 22 de outubro de 2020

"Está para cair algum santo do altar"!...

 


FC Porto fez de Sporting em Manchester

«Sérgio Conceição merece um plantel melhor. Ontem, o FC Porto confundiu o milionário Manchester City durante toda a primeira parte. Depois, emergiu a abissal diferença entre as peças mais fracas dos ingleses e as peças mais fracas do FC Porto.

Com a sua atitude guerreira, por vezes a roçar a grosseria, Conceição entrou na cabeça de Guardiola. O catalão, a partir do lance de penálti que dá o empate ao City, perdeu as estribeiras e falava mais para o lado do que para dentro do campo. Galvanizados pela coragem do seu técnico, os jogadores foram disfarçando as fraquezas. Mas as peças sem qualidade para jogar a este nível são muitas. Dos três centrais, só Pepe mostra classe para estes palcos. O lateral-esquerdo, Zaidu, merece carinho para crescer, mas entrou no jogo a tremer e assim ficou o tempo todo. O grande problema foi quando os que entraram de início começaram a ficar sem forças. Este FC Porto não tem banco que dê a Conceição soluções equilibradas.

Dos suplentes, só Taremi justificaria mais minutos em campo com a equipa ainda organizada. A jogar fora, na Liga dos Campeões, Taremi pode ser uma boa alternativa a Marega. Ontem ficou claro o enorme desnível entre as equipas do primeiro-mundo futebolístico e as deste rectângulo cada vez mais afundado na má gestão dos clubes.

No domínio dos líderes, Pinto da Costa resolveu entrar de pé em riste sobre os rivais. As chispas sobre Vieira são cíclicas, mas o eterno presidente resolveu disparar também sobre Varandas. Ora Frederico Varandas limitou-se a defender as suas cores, afirmando uma evidência: o lance do penálti revertido no clássico não mereceria igual tratamento se em causa estivessem Benfica ou FC Porto. Varandas até juntou o factor casa. Não parece necessário esse detalhe. Em qualquer estádio deste pequeno burgo, onde se joga cada vez mais pobre futebol, o lance não seria revertido, caso o prejuízo da decisão recaísse sobre Benfica ou FC Porto. Pinto da Costa desafiou Varandas a regressar para a medicina. Ora aí está uma inesperada medalha no peito do jovem presidente dos leões – Pinto da Costa sente perigo com esta liderança do Sporting, eis um dado a reter.

Ontem, coube ao FC Porto fazer de equipa pequena e menos respeitada pela arbitragem. O pisão sobre Marchesín, que antecede a duvidosa falta de Pepe sobre Sterling, se fosse na área do Manchester City, seria certamente valorizado com a marcação de falta. Sendo na área do FC Porto, uma falta evidente passa em claro, até na análise do VAR, logo seguida de uma duvidosa, sancionada com penálti.

Os nossos maiores clubes são cada vez mais pequenos na Europa.»

"Está para cair algum santo do altar"!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Perante tanta evidência e constatação, vista e revista, que se ouve, perpassa à frente dos nossos olhos e dura à tantos (e tantos) anos, fica difícil que não se escreva e opine por imperativos de consciência e elementares princípios de imparcialidade, isenção e ética.
    Mas que a minha alma, está parva e estupefata, está.

    ResponderEliminar