sexta-feira, 17 de maio de 2013

Que Bruno de Carvalho ponha cada um no seu lugar!...

 



A entrada de Jesualdo no Sporting começou mal. Com uma direcção que estava entretida em tratar de si própria, achou-se que se poderiam passar-se para o treinador funções que só podem ser desempenhadas por uma direcção. Desconheço os pormenores das negociações de Bruno de Carvalho e Augusto Inácio com Jesualdo Ferreira.
 
Não sei que poderes quer manter. Sei que Jesualdo Ferreira é o treinador indicado para o Sporting e que não seria bom mudar, mais uma vez, de técnico. Mas, sabendo-se que Jorge Jesus, o melhor treinador deste ano, ainda não renovou pelo Benfica, e que Vítor Pereira, o treinador do provável campeão nacional, também não, não me parece que um treinador que deixa o Sporting no seu pior lugar de sempre, apesar dos milagres que conseguiu e da extraordinárias melhorias na forma de jogar da equipa, possa fazer voz grossa.


Compreendo que, se Jesualdo quer ser um dirigente que nenhum sócio elegeu e não, como acontece no Benfica e no Porto, um treinador contratado pela direcção, a relação com o treinador termine aqui. Compreendo que, se Inácio quer ser treinador por interposta pessoa (que ainda por cima é evidentemente melhor do que ele), Jesualdo não queira ficar. Tenho apreço pela carreira de Jesualdo e sei que um divórcio seria sobretudo mau para o Sporting. Mas a normalização do clube, com um treinador para treinar e uma direcção para dirigir, não pode ser adiada. Espero que Jesualdo e Inácio o compreendam. E aceitem o lugar que lhes é devido: foi no presidente, e não no treinador, que os donos do Sporting, que são os seus sócios, confiaram a gestão do clube; é o treinador, e não o director de futebol, que tem de dirigir a equipa. Só Bruno de Carvalho pode desempatar isto. Pondo cada um no seu lugar.
(Daniel Oliveira, in Record, Verde na Bola)

Já não é a primeira vez que aqui "escarrapacho" o pensamento de Daniel Oliveira sobre os muitos e candentes problemas com que o Sporting Clube de Portugal se defronta. Hoje isso acontece de novo, e é um privilégio para mim ver um dos críticos mais lúcidos sobre a causa leonina, defender a posição de que ultimamente venho fazendo bandeira.

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. "Desconheço os pormenores das negociações de Bruno de Carvalho e Augusto Inácio com Jesualdo Ferreira."
    Alguém que começa o seu arrazoado com um afirmação destas, só tem que esperar para emitir opinião. Caso contrário é uma opinião inquinada e pouco "honesta".

    ResponderEliminar
  2. Tenho muita dificuldade em perceber como poderá ser classificado um texto desta natureza, como um "arrazoado" que traduz uma opinião "inquinada" e pouco "honesta"!...
    Deixo à sua consideração, se dela for capaz, fazer a avaliação sobre se a colocação desses epítetos no seu comentário não significará uma severa ultrapassagem das críticas que o mesmo contém. Ver o argueiro nos olhos de outrem e não ver o barrote que se apresenta à frente dos nossos, definirá, creio eu o carácter da cegueira...

    ResponderEliminar
  3. Pois parece-me uma opinião muito abalizada, nem sempre gosto do que escreve Daniel Oliveira, mas desta vez, para mim...acertou na mouche...!

    Cada macaco no seu galho...ou teremos uma macacada...!!

    Tenho pena que o JF possa sair... mas já havia Sporting antes dele e vai continuar a existir depois dele (se bem que não acredito que o JF tenha colocado a discussão na ideia de que ou eu...ou nada...!!)

    Aguardemos... confiantes e esperançosos...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MaximinoMartins,

      Também não acredito que JF tenha "... colocado a discussão na ideia de que ou eu...ou nada!...". Agora o que tenho quase a certeza é que jamais colocaria a discussão nos termos em que a colocou a Bruno de Carvalho, se estivesse a negociar a sua permanência no clube de Pinto da Costa!...
      Às vezes o método de redução ao absurdo, permite-nos tirar conclusões sobre processos difíceis.
      Aguardar com serenidade é alternativa única, que se colocará de momento aos sportinguistas...

      SL

      Eliminar
    2. Diz Daniel com toda a clarividência que "foi no presidente e não no treinador que os sócios do Sporting confiaram a gestão do clube". Eu acrescentaria Sr. Daniel, que foi em todos os presidentes anteriores e não nos treinadores, que em actos eleitorais anteriores os sócios do Sporting confiaram a gestão do clube. Pela tragédia em que o nosso clube se viu envolvido não sei se não teria sido melhor terem os sócios confiado a gestão do clube aos treinadores.
      Quanto á tua quase certeza querido e velho amigo Álamo, de que jamais J.F. colocaria a Pinto da Costa a discussão da sua permanência nos termos em que a colocou a Bruno de Carvalho, perdoa-me lembrar-te que a comparação é falaciosa pelo simples e comprovado facto que o clube de Pinto da Costa tem um presidente que sabe de futebol como nenhum outro presidente que temos ou tivemos. Acredito até que de todos os elementos responsáveis citados será J. F. o único que considero uma biblioteca de conhecimento futebolístico, neste momento a mais valia que faltava para o Sporting ter futuro. Tenho pena e infelizmente prevejo um futuro mais do mesmo...

      Eliminar
    3. Diz Daniel com toda a clarividência que "foi no presidente e não no treinador que os sócios do Sporting confiaram a gestão do clube". Eu acrescentaria Sr. Daniel, que foi em todos os presidentes anteriores e não nos treinadores, que em actos eleitorais anteriores os sócios do Sporting confiaram a gestão do clube. Pela tragédia em que o nosso clube se viu envolvido não sei se não teria sido melhor terem os sócios confiado a gestão do clube aos treinadores.
      Quanto á tua quase certeza querido e velho amigo Álamo, de que jamais J.F. colocaria a Pinto da Costa a discussão da sua permanência nos termos em que a colocou a Bruno de Carvalho, perdoa-me lembrar-te que a comparação é falaciosa pelo simples e comprovado facto que o clube de Pinto da Costa tem um presidente que sabe de futebol como nenhum outro presidente que temos ou tivemos. Acredito até que de todos os elementos responsáveis citados será J. F. o único que considero uma biblioteca de conhecimento futebolístico, neste momento a mais valia que faltava para o Sporting ter futuro. Tenho pena e infelizmente prevejo um futuro mais do mesmo...

      Eliminar
  4. Concordo com o Sr. MaximinoMartins! Nem sempre concordo ou sequer gosto do que Daniel Oliveira escreve mas desta vez não podia estar mais de acordo.

    Em relação ao sr. Anónimo Obol peço desculpa mas do que este país esta cheio e farto é de senhores que depois de turo estar resolvido e feito é que vem dizer: "Eu bem tinha dito!2 ou "Já tinha avisado que..." De inquinado este texo não tem nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já seremos dois, caro Quim Berto!...
      Mas felizmente que no Sporting, ainda aceitamos, civilizadamente, as opiniões de cada um. O que seria de todo desejável é que para expressar a nossa opinião não tivéssemos que rotular os outros em termos que dirigidos a nós próprios nos magoariam. Acho que não haveria necessidade. A liberdade de cada um, termina quando começa a liberdade dos outros...

      SL

      Eliminar
    2. Tem toda a razão. Irei conter-me daqui em diante.

      SL

      Eliminar
    3. Não me interprete mal, Quim Berto! De modo nenhum eu me referi a si. Bem pelo contrário...

      Fortes Saudações Leoninas

      Eliminar