sábado, 18 de maio de 2013

Eu apostaria em Leonardo Jardim !...

 

O fim de ciclo do professor Jesualdo Ferreira no Sporting, parece inevitável. Vejo este desfecho com pena, porque como aqui sempre defendi, o Professor reunia, do meu ponto de vista, as condições ideais para em termos organizativos, de implantação do modelo consistente e de projecção do extraordinário talento da nossa Academia, de que o Sporting Clube de Portugal tanto carece, ser porventura a melhor solução, no mínimo, para as próximas duas épocas.
 
Mas um casamento implica a disponibilidade de ambas as partes e ao que parece, Jesualdo Ferreira só estaria disponível para assumir o papel de cabeça de casal. Já aqui classifiquei essa decisão do Professor, como um erro e expliquei detalhadamente porquê. Não me irei repetir, até porque tudo parece estar decidido da parte dele, com sua a recusa em candidatar-se às eleições da sua classe profissional.
 
Nesta condição, a novel liderança do SCP, ver-se-á obrigada a partir para outra solução, que não antevejo fácil. E esta minha convicção entronca na debilidade económica que o Clube atravessa e que lhe limitará as escolhas ao mercado nacional. Um treinador estrangeiro, custar-lhe-ia uma disponibilização de meios que terão de ser muito bem geridos para colmatar pontual e cirurgicamente algumas carências do plantel, que  dentro de portas se me afiguram de difícil alcance.
 
Remetido ao mercado nacional, o Sporting Clube de Portugal ver-se-á limitado a um reduzidíssimo leque de opções, sempre com o espectro de Paulo Sérgio na mente. É um facto incontornável que esta época permitiu, felizmente, apreciar o aparecimento de pelo menos três técnicos de grande potencial futuro, com Paulo Fonseca à frente, com margem apreciável, mas logo seguido por Rui Vitória e Marco Silva. Mas faltar-lhes-á um período mais alargado na sedimentação dos seus conhecimentos, que só a experiência de mais um par de anos no complicado futebol português lhes poderá trazer, sem excluir até alguma incursão a novos ares, novas mentalidades, novos mundos.
 
Restará aquela que eu entendo ser uma boa solução para SCP: Leonardo Jardim! Este técnico, apesar de muito jovem ainda, reunirá neste momento as condições que os anteriores ainda não possuem. E reunirá para além disso duas características que não poderão ser desprezadas: disponibilidade total e identificação também total com o Sporting Clube de Portugal. A primeira recentemente afirmada e a segunda há longos anos manifestada, num país onde afirmar-se sportinguista, pode constituir limitação séria à escolha de projectos de outras cores. Jorge Jesus será quase uma excepção.
 
Como sportinguista, assiste-me o direito de por aqui deixar as minhas convicções, tenham elas o valor que tiverem e concorram ou não para a  solução, que apenas quem de direito terá de saber encontrar.
 
Leoninamente,
Até à próxima 

14 comentários:

  1. O que é que significa identificação total com o Sporting? Significa uma ideia clara das potencialidades e debilidades do clube, desportivamente falando? Significa uma ideia clara sobre o caminho a percorrer tendo em atenção os recursos humanos disponíveis e os recursos financeiros mobilizáveis? Significa uma clara noção do potencial instalado e da forma como, com essa base, se pode construir uma equipa capaz de no próximo ano voltar a um dos lugares cimeiros? Tenho dúvidas que o Sporting possa encontrar esse técnico se a opção não recair em Jesualdo. Por todas as razões e mais uma: Jesualdo trabalhou com esta equipa nos últimos meses e criou uma dinâmica positiva que tinha todas as condições para ser melhorada.Uma dinâmica construída a partir de uma situação caótica, confrangedora, com níveis de confiança paupérrimos e uma qualidade exibicional confrangedora. Jesualdo apostou em Drier, Ilori, Bruma, recuperou André Martins, fez Rojo parecer um bom jogador e tornou o Sporting uma equipa capaz de discutir qualquer jogo contra qualquer adversário, a menos dos Capelas e Proenças deste mundo. Um mínimo de respeito e um mínimo de senso obrigaria a apostar forte na sua continuidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "jc",

      Uma imensa maioria de sportinguistas, onde eu me incluiria com satisfação, subscreveria sem hesitações o seu excelente comentário. Apenas quem sobrepusesse interesses e sofismas estranhos ao Sporting poderia discordar.
      Mas parece ter acontecido um divórcio irreparável entre JF e quem legitimamente lidera o projecto que os sportinguistas referendaram no último acto eleitoral. E nem me deterei, aqui e agora, sobre a bondade dos pensamentos necessariamente diferentes de ambas as partes. O futuro dirá se a irredutibilidade do decisor, foi a melhor opção. Sempre ouvi dizer que acções desse tipo podem invalidar bons projectos. Mas paralelamente, levei uma vida inteira a apreciar o elogio da firmeza dos lideres e do calcorrear do caminho definido sem tremuras ou vacilações.
      Quando abordei no texto a "identificação total" de Jardim com o Sporting, apenas quis referir-me ao aspecto sentimental, sendo público o amor deste madeirense pelo Sporting desde tenros anos de idade. Tudo o que aborda e bem, no seu comentário, não derivará, na minha opinião, apenas dos atributos do treinador que vier a ser escolhido. A estrutura que o suportar será tão ou mais importante que as qualidades técnicas e humanas desse treinador, qualquer que ele seja. Passei metade da minha vida a confirmá-lo no consulado de PdC no Porto.
      Finalmente direi, que apesar de concordar consigo em quase tudo o que afirma, discordarei da sua última afirmação: quantas vezes, não os mínimos, mas todo o respeito e bom senso do mundo não chegam para harmonizar duas partes que pensem de maneira diferente. Vemos isso na política, nos negócios e em tantas outras áreas da nossa vida colectiva.

      Obrigado pelo comentário e fortes Saudações Leoninas.

      Eliminar
    2. Agradeço a sua simpatia na forma como analisou o meu comentário. Quero juntar alguns esclarecimentos que julgo serem importantes: considero a não manutenção de Jesualdo como um potencial erro cuja dimensão apenas poderemos avaliar lá mais para a frente. Faço-o não porque ache que o treinador é o único capaz de obter bons resultados no clube ou tão pouco por o considerar o melhor treinador disponível. Não é isso, de todo. Entendo, pelas razões já expostas, que jesualdo confere-nos uma vantagem competitiva sobetudo pelo conhecimento do plantel que minimiza o handicap com que partimos para a nova época. Além disso Jesualdo mostrou avant la lettre as ideias certas que devem nortear o futebol do Sporting nesta fase dificil. Os jovens que sustentaram a recuperação, interrompida por Capela e Proença, valorizaram o clube e valorizaram-se como nunca. Jesualdo mostrou em seis meses ser o homem certo para promover o capital humano que abunda na Academia. Por outro lado a sua continuidade aconteceria no contexto da mudança da estrutura de gestão que irá liderar o clube. Nada melhor do que contar com alguém que colabora juntando um conhecimento actualizado sobre a realidade desportiva que, provavelmente, ninguém na estrutura deterá. O meu ceptcismo com estas eventuais decisões é já antigo e radica numa ideia que se tem infelizmente verificado a de que as coisas em geral pioram, mudança após mudança, em parte por um conjunto de pequenas decisões desta natureza. No Sporting parece que está instalada uma espécie do "Mito do Eterno Retorno". Por mais que se viva apenas se consegue repetir os erros já cometidos, sofrer as mesmas desiluções, voltar outra vez ao príncipio, voltar a trilhar o caminho do fracasso já percorrido e de novo anunciado. Pensemos no ínicio da época passada e veja-se como foi necessário tomar um conjunto alargado de pequenas medidas para assegurar/garantir o descalabro que se seguiu. Mas, enfim, espero que as coisas corram bem desta vez-

      Eliminar
    3. Estou rigorosamente de acordo consigo. A liderança eleita deveria inteligentemente perceber que neste momento Jesualdo é a solução, com alguma autonomia nas decisões sobre o grupo que iria liderar, para garantir estabilidade e valorização, num caminho mais seguro e sem mais "aventuras"...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Envolvo nesta minha resposta "jc" e "recaredo", para lhes afirmar a minha completa anuência ao 2º comentário de "jc", corroborado por "recaredo".
      Meus caros, tudo estaria muito certo se JF tivesse aceitado as propostas que lhe foram feitas e a que ele hoje disse ainda não ter dado resposta. Ora bem, haverá portanto ainda a possibilidade de ele aceitar. Se aceitar ficaremos todos satisfeitos e mandaremos a especulações dos jornais às urtigas. Se não aceitar, porque se hão-de atirar as culpas para cima de Bruno de Carvalho e estrutura? Serão todos diabos, cretinos, bandidos e JF um Deus?! Acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra. Sempre me habituei a ver triunfar o equilíbrio e ainda não vi nenhum desequilíbrio da parte do Sporting, afastando para longe a especulação dos jornais. As declarações de hoje de JF, surpreenderam-me e poderá até acontecer aquilo que já nem eu pensava. É que JF, inclusivamente, desmente os jornalista que terão feito uma interpretação errada à carta que ele terá enviado a Nicolau Vaqueiro! E esta hem?!
      Por mim, refrear a minha curiosidade e aguardar..

      Um abraço e SL a ambos

      Eliminar
    2. Querido Álamo bom dia. Queria aqui postar alguma informação complementar sobre o jovem treinador Paulo Fonseca. Este treinador desenvolveu esta época um trabalho notável na liderança do plantel do Paços. Inegável e comprovado. Mas na equipa técnica de Paulo F. desenvolveu trabalho não publicamente conhecido o Prof. José Neto, docente em desporto na Universidade do Minho, natural de Paços de Ferreira e emérito adjunto que iniciou carreira com Pedroto e Artur Jorge (foi campeão europeu no FCP na equipa de Artur Jorge) tendo-se especializado em estatísticas e análise do jogo. Este docente foi meu prelector na disciplina de "Ciências do comportamento" nos 2 níveis do curso de treinador de Futebol que frequentei (UEFA B). José Neto com um curriculum nacional e internacional (consultável na Net) especializou-se na formação de muitos treinadores hoje de Top e é um dos maiores responsáveis pela assunção generalizada hoje da existência de uma área tão importante no futebol de alta competição como é o treino das competências mentais no desporto de alto rendimento, a um nível semelhante ao das outras áreas há muito estudadas e objecto de treino como são as capacidades motoras (vulgo preparação física) as capacidades técnicas e as competências tácticas. Ao prof. José Neto, portista assumido, não será alheia, estou convicto a enorme capacidade anímica e força mental em todas as suas componentes (motivação, resistência ao stress, treino mental para o sucesso através da visualização mental, superação da frustração, equilibrio dos níveis de ansiedade na competição de alto nível...etc) revelada ao longo da época pela equipa do Paços, não obstante o excelente trabalho que Paulo Fonseca deverá ter realizado na liderança do grupo. Com isto quero apenas deixar a ideia que Paulo Fonseca que esta época muito terá certamente aprendido com o Prof. Neto relativamente ao treino das competências mentais, poderá no entanto na liderança de uma futura equipa onde este não participe com a sua enorme capacidade de comunicação, poderá não obter os mesmos resultados...Pormenores.

      Eliminar
  3. Antes do Jesualdo vir a este mundo já existia o Sporting Clube de Portugal. E depois do Jesualdo desaparecer, continuará a haver o Sporting Clube de Portugal. O clube pertence aos sócios e estes decidem quem governa o clube. Não é o Jesualdo que decide os destinos do clube. Ele é um assalariado, com passagens pelo Benfica e pelo Porto, e deve cumprir o determinado pela direcção, não o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tese de "makebafonica", estará correcta na sua essência, como por aqui já defendi. Mas diplomacia, cortesia e elevação nas negociações, nunca fizeram mal a ninguém. Agora à medida que o tempo passa começo a duvidar da envergadura da pérfida campanha lançada pelos jornais para provocar o corte entre SCP/JF.
      Com as declarações de hoje de JF, vou esperar sentado e calmo pelo desenrrolar.

      SL

      Eliminar
    2. Pois...só que a continuar o reiniciar de ciclos como nos últimos 15 anos, qualquer dia, ainda com Jesualdo vivo não sei se teremos Um SCP nestes moldes ou um SCP 2015 ou SCP 2016...Talvez.

      Eliminar
    3. Querido amigo Vitor Cruz,

      Os teus três comentários revelam o conhecimento e a ponderação com que vens analisando o caso vertente.
      Não me restam dúvidas de que a saída de JF significará um novo retrocesso no processo de recuperação do Sporting. Já o disse por aqui.
      Também a vertente fundamental que atribuis ao prof. José Neto no êxito do Paços de Ferreira, sempre me pareceu importante no processo de construção de um projecto que todos desejaríamos ver espelhado no Sporting. Há longo tempo que aqui escrevi sobre a matéria e cheguei a implorar o regresso de Roger Spry, que poderá não ser propriamente um prof. Neto, mas dominará essa área com bastante segurança, adora o Sporting e está ligado para sempre a este país, onde lhe nasceram os filhos. Portanto e em resumo, também penso que Bruno de Carvalho deveria necessariamente ter essa vertente no pensamento quando idealizou a estrutura. São reduzidos os pormenores que se conhecem sobre a tal "área transversal" que ele idealizou para que no Sporting fosse tratada a vertente de que vimos falando. Mas porque não admitir que ela terá sido contemplada? Só esperando a explicitação do que ele terá na cabeça.
      Sobre Paulo Fonseca, também me parece reunir, potencialmente, atributos para vir a ser um excelente técnico. Mas, também como aqui já deixei subentendido, estará ainda demasiado cru, para liderar um clube com a dimensão do Sporting.
      Por isso com o título do post sugere, se JF não aceitar a proposta feita pelo Sporting, se a delicadeza do recheio do nosso porta-moedas não permitir contratar um bom técnico estrangeiro e se tivermos de nos governar com o que há em Portugal, talvez Leonardo Jardim seja uma boa solução.

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Vamos ver se "amanhã" não estaremos todos a dizer que afinal as incompatibilidades por causa do Inácio foram uma discussão estúpida e que, sem pôr em causa a capacidade deste (sem esquecer que fomos campeões com Inácio como treinador) Jesualdo devia ser mantido na estrutura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "cpontoal",

      Penso que deixei na resposta ao comentário anterior, aquilo que o seu comentário também me sugere.
      Acho que se aguardarmos mais um dia ou dois teremos respostas a todo este pseudo-imbróglio.

      SL

      Eliminar
  5. O Inácio tem as costas largas mas a verdade é que JF teve medo de encarar a próxima época. Isto é tudo muito bonito, mas imaginar o Sporting a perder o Capel, o Ricky, o Rui, o Bruma, o Rojo, o Schaars, o Adrien, o Labyad, até o Joãozinho vai... e substituir tudo por prata da casa? O Prof. já não tem idade para estas canseiras... venha o leãonardo jardim!!!

    ResponderEliminar