sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pinto da Costa gente séria?!... Vá de retro!...


 
Parte e reparte
 
"Bruno de Carvalho resumiu, com alguma ironia, o esquema do FCP na venda de Moutinho: “Tivemos o azar do presidente Pinto da Costa não estar a conseguir fazer os negócios que tem feito. Ele sempre disse que os jogadores eram vendidos pela cláusula, e sabemos que a do João Moutinho era de 40 milhões, infelizmente não foi assim, foi por 25 milhões.” E acrescentou que o “mau negócio” com Moutinho foi compensado com o “grande negócio” de James Rodríguez. Para bom entendedor, meia palavra basta. Mesmo assim, eu digo-a toda: ninguém acredita que Moutinho tenha sido vendido por 25 e Rodríguez por 45. Mas quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte. E Pinto da Costa é tudo menos tolo. É mesmo um dos melhores artistas nacionais. Cabem, por isso, a Alvalade, 3,5 milhões mais 1,2 pelo mecanismo de solidariedade pelos direitos de formação. Esperemos que pelo menos estes trocos não mereçam grande debate.

O responsável por isto ter acontecido não é nem Pinto da Costa nem Bruno de Carvalho. Foi Bettencourt, que vendeu mal, como escrevi na altura, Moutinho e que, não satisfeito com isso, ainda veio desvalorizar o jogador em público, dizendo que ele era uma “maçã podre”. Claro que o presidente do Porto aproveitou para ainda humilhar o enganado: afinal de contas, mais do que duplicou o valor de uma “maçã podre”. E a razão pela qual ao presidente do Sporting não resta mais do que fazer alguma ironia com a desgraça do clube é porque sabe que herdou décadas de maus negócios e de amadorismo que permitiram esta habilidade espertalhona de Pinto da Costa. A única coisa que tem de fazer é, no futuro, quando vender alguém ao Porto, precaver-se. Sabendo que com gente séria fazem-se negócios em boa-fé. Com os outros têm-se todos os cuidados para não se ser enganado.".
(Daniel Oliveira, Verde na Bola, in Record)

Tem razão Daniel Oliveira! "... Com gente séria fazem-se negócios de boa fé...". Com Pinto da Costa, que nunca foi, não é, nem alguma vez será até que os deuses o levem e os bichos o comam, "... têm-se todos os cuidados para não se ser enganado".

Conclusão do sportinguista que se sente vigarizado e revoltado com o "negócio do pacote" desse pulha e vigarista e que me desculpe Daniel Oliveira pelo meu radicalismo: o corte de relações institucionais com o Futebol Clube do Porto, enquanto esse "rei da trafulhice" liderar essa instituição será a única resposta que a vigarice merece. 

É que ter todos os cuidados com vigaristas não chega. Se todas as pessoas que de um modo ou outro dirigem clubes sérios, fizerem isso, Pinto da Costa ficará a falar sozinho! Pena que a fome em Portugal seja uma realidade, até no futebol, e muita gente vá matando essa fome com as migalhas que lhe sobram dos assaltos!...

Leoninamente,
Até à próxima
 

Sem comentários:

Enviar um comentário