sexta-feira, 31 de maio de 2013

De amanhã a um mês, começa o futuro!...


Um relevo bem mitigado foi dado pela imprensa desportiva em geral, à vitória da selecção portuguesa de sub-20, no seu jogo de estreia na 41ª edição do Torneio Internacional de Toulon. Portugal defrontou e venceu por 2-0 a selecção belga. Os jornais do costume continuam diariamente a pintar de vermelho as principais páginas das edições em papel e nas edições "online" afinam a "guitarra" pelo mesmo diapasão.
 
Valham-nos alguns blogs da especialidade, para ficarmos a saber da excelente exibição protagonizada pelas nossas jovens estrelas, sendo este um exemplo paradigmático. O meu forte aplauso e o reconhecimento merecido pelo seu trabalho.
 
Sendo que no seu conjunto o selecionado português terá tido um comportamento meritório, permito-me no entanto destacar algumas passagens sobre o desempenho de alguns jogadores pertencentes ao Sporting Clube de Portugal. Ninguém me poderá levar a mal que releve as palavras elogiosas que li acerca dos atletas sportinguistas presentes em Toulon.
 
"... os centrais, Tiago Ferreira e Tiago Ilori, formam uma dupla fantástica, antecipam bem, são rápidos, cumprem no jogo aéreo e procuram sempre sair a jogar...!.
 
"... João Mário é o cérebro da equipa, tem uma visão de jogo do outro mundo e gere na perfeição os ritmos de jogo...".
 
"... Esgaio tem um q.i. futebolístico muito elevado, tem intensidade e finaliza muito bem...".
 
 "... Betinho, tem um enorme sentido de baliza e é o primeiro defesa da equipa. O seu grande problema é que por vezes se alheia do jogo...".
 
"... João Mário/Esgaio - Que classe. O médio é o patrão da equipa. pensa todo o jogo ofensivo, lê os lances na perfeição e define quase sempre com qualidade. O ala leonino mostrou mais uma vez a sua excelente capacidade de finalização. Intenso e agressivo durante todo o jogo, ajuda nas tarefas defensivas, dá grande acutilância ao corredor e os seus movimentos interiores normalmente criam desequilíbrios.
 
Enquanto se assiste por aí a tantos sportinguistas de coração nas mãos, por causa do plantel para a próxima época e receosos das debilidades económicas do Clube, que não permitem a vinda de "camionetas" de jogadores como nas últimas duas épocas, ao contrário, eu nem sei como vou suportar estes 30 dias que nos separam do arranque da nova época. Eu não vejo a hora de começar a a apreciar o trabalho de Leonardo Jardim com toda esta "moçada".
 
Quero apreciar as  "cargas de tareia" das primeiras semanas, que ponham toda esta juventude a durar 90 minutos. Quero finalmente ver toda esta gente interpretar a mística leonina, desejosa de redimir o Sporting Clube de Portugal da frustração a que nos habituámos. Quero ver toda esta juventude a saber o lugar que ocupa no terreno, em vez dos tremeliques e do "tudo ao molho e fé em deus". Ó professor Leonardo Jardim, eu não peço títulos, eu não peço taças e glórias, eu só quero sair de Alvalade satisfeito por ver grandes jogos de futebol.
 
Finalmente, tenho de desabafar, senão rebento! Ó professor Jesualdo Ferreira, estava bom o almocinho?!... O danado do azeite e a verdade andam sempre de braço dado. Hei-de morrer "pichote"! Até um "puto de 41 anos" me dá lições de vida!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

Sem comentários:

Enviar um comentário