terça-feira, 23 de agosto de 2022

Que ganhe de novo e aproveite a lição!!!...

Controle de danos

«Tenho para mim que Rúben Amorim é, desde José Mourinho, o treinador português mais competente na sala de imprensa. Além do que já sabe, do que aprendeu enquanto jogador de topo profissional, tem como 'mentor' um dos três melhores gestores de futebol profissional de sempre em Portugal e um mestre na arte da comunicação – Antero Henrique.

Mas exactamente por isso entendi como consciente, premeditadamente venenosas e pouco leais para com a restante estrutura as suas declarações na conferência de imprensa de 6ª feira. Quem ouviu o treinador do SCP no pré-jogo não pôde deixar de ficar com a nítida sensação de que o mesmo havia sido traído pelas costas pela Administração da SAD em todo este processo. Também por isso, a esmagadora maioria da opinião pública foi escorreita em absolver o técnico verde e branco e antecipadamente castigar Frederico Varandas da derrota anunciada na visita de sábado ao Dragão. Contudo, não me parece que tenha sido bem assim.

Desde Janeiro do corrente ano que se sabe que Jorge Mendes estaria a fazer o seu trabalho e a tentar colocar o jogador no mercado pelos valores pressupostamente absurdos dos 50 milhões de euros exigidos pelo clube de Alvalade. Isto já após Hugo Viana ter sido apanhado inadvertidamente em escutas telefónicas na operação 'Cartão Vermelho' a negociar Matheus com Jorge Mendes no Verão de 2021.

Ou seja, RA sabia que o jogador estava no mercado e que se uma proposta na ordem daquele montante estratosférico chegasse à SAD nada poderia esta fazer (nem sequer seria lógico recusar).

Reforçado pelo facto de Matheus ter recusado a proposta de West Ham e a primeira abordagem do Wolverhampton, toda a estrutura do SCP, com RA à cabeça, acreditou piamente que o jogador ficaria para já em Alvalade. Daí o peito feito e a confiança com que o treinador verde e branco assegurou no pós-jogo com Rio Ave que Matheus era para ficar. O que ele não contou é que o jogador aceitasse a proposta que primeiro havia recusado e pior ainda, nem nos piores cenários imaginou levar 3 no jogo com FCP. Por isso o recuo estratégico das suas declarações de sábado após a partida em que Adán e Diogo Costa estiveram em mundos opostos.

RA perdeu para 2 treinadores na semana passada. Dentro de campo, perdeu para Sérgio Conceição, com quem de forma silenciosa discute um campeonato à parte de melhor treinador português da sua geração. Fora de campo perdeu para Bruno Lage, pois este, articulado com Jorge Mendes, apoiado na avultada subida de salário, ganhou o jogador ao convencê-lo de que poderá fazer com Rúben Neves a dupla de meio campo da selecção nacional no Mundial do Qatar.

Por tudo isto, a declaração do treinador verde e branco ao assumir a total e única responsabilidade do resultado expressivo de sábado, foi apenas uma tentativa de controlar os danos causados pelo próprio com as declarações altamente tóxicas do dia anterior. Para bem do SCP, pode ter funcionado.»

Terão sido exclusivamente culpas próprias, as responsáveis pelo inusitado e surpreendente empalidecer da "estrelinha de Amorim"!...

Que ganhe de novo e aproveite a lição!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário