segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Esperem-lhe pela volta!!!...


«Matheus Nunes vai ser reforço do Wolverhampton, confirmou Record. O negócio ficou fechado nas últimas horas e o médio aceitou rumar ao emblema de Bruno Lage. O negócio rende à SAD do Sporting 45 milhões de euros fixos, mais 5 por objectivos.

Os leões encaixam muitos milhões mas, inevitavelmente, perdem um dos jogadores mais talentosos do plantel. De resto, logo que o forte assédio inglês se começou a a acentuar, no Record Premium ouvimos dois antigos médios do Sporting - Litos e Luís Vidigal - e ambos consideraram que Rúben Amorim teria motivos para ficar preocupado com a saída, em simultâneo, de João Palhinha e Matheus Nunes para a Premier League.

Aliás, Vidigal foi assertivo e registou que considerava a então eventual partida de Matheus Nunes como "um dano difícil de reparar".

Litos acrescentou, a este propósito: "Ugarte já tinha sido contratado, na perspectiva da saída do Palhinha na época passada, já está integrado, e pode perfeitamente ocupar uma daquelas posições. O Matheus Nunes é um jogador com outras características e não é fácil encontrar um substituto com a mesma qualidade".

Ideia subscrita por Vidigal. "Não se encontram jogadores com esta qualidade e potencial de um dia para o outro", diz, recordando os elogios feitos por Pep Guardiola ao futebolista nascido no Brasil, após o encontro da Champions League entre o Sporting e o Manchester City.

Vidigal juntou ainda mais alguns pontos à sua análise. "Matheus pode fazer várias posições no meio-campo, é fisicamente muito forte, tem grande sentido posicional e tem golo. É muito forte a criar e a descobrir espaços e não são todos os jogadores que conseguem reunir todas estas característica", conclui o antigo médio-defensivo dos leões.

Sempre a subir

Matheus Nunes tem cimentado uma carreira de respeito ao serviço do Sporting e, apesar de ainda ter apenas 23 anos, o médio evoluiu de forma exponencial pelo clube de Alvalade, despertando assim a atenção de clubes estrangeiros.

Nos últimos tempos deu muito que falar a partir dos elogios que recebeu por parte de Pep Guardiola, timoneiro do Manchester City, isto precisamente numa fase em que a sua cotação no mercado aumentou.

Foi aposta de Amorim no Sporting, tendo sido lançado pelo técnico na equipa principal dos leões a 4 de Junho de 2020, na visita ao V. Guimarães, e desde aí a carreira do Mustang nunca mais foi a mesma. Ao serviço dos leões, conquistou um campeonato nacional (2020/21) que fugia há longas 19 épocas ao clube de Alvalade, duas Allianz Cup (2020/21 e 2021/22), bem como uma supertaça portuguesa (2021), e esta temporada voltou a entrar na rodar... de Inglaterra.

Veja-se que já na época passada, Matheus Nunes esteve a um passo de rumar ao Everton, no verão de 2021, quando o Sporting esteve próximo de aceitar uma proposta dos toffees a rondar os 20 milhões de euros pelo jovem médio, acordo que, porém, não chegou a bom porto, uma vez que o emblema de Liverpool acabou por não contratar Nuno Espírito Santo como treinador, desistindo depois de uma investida por Matheus.

Ainda assim, a cobiça por parte de clubes de Terras de Sua Majestade não ficou apenas pelo Everton. Tal como o nosso jornal noticiou anteriormente, Matheus surgiu constantemente no radar do Newcastle e também já levou ao interesse do Tottenham.

Na Academia, já se via o potencial do médio, tal como refere a Record Alexandre Santos, ex-treinador de Matheus Nunes na formação sub-23 do Sporting. "Percebi perfeitamente em treino e jogo que mostrava uma capacidade técnica, táctica, física e até psicológica elevada. Mesmo quando ainda estava no Estoril jogava tanto pelos sub-23 como pela equipa principal e conseguia fazê-lo a alto nível. Tinha maturidade para ligar bem o jogo. Facilmente via-se que era um jogador muito dotado. O passado do Matheus não tinha sido sequer em clubes grandes ou de segunda linha", começou por explicar, destacando as características do jogador: "Consegue ser agressivo, construir e criar desequilíbrios. Não é normal para um médio. Consegue um pouco de tudo com qualidade. Sempre pensei que pudesse explodir e melhorar. Teve em Rúben Amorim um treinador que apostou nele e deu-lhe confiança. Melhorou a capacidade de finalização, não tinha uma grande finalização, e agora é muito acima do que tinha. É muito mais rápido a pensar o jogo e a sair de situações de pressão. Se não o conseguisse, nunca se teria afirmado num nível como no Sporting."

Elogios na montra dos milhões

"Têm um espanhol na direita, o Porro, que é óptimo jogador. Depois também têm o Sarabia, que chegou do PSG, e o Paulinho no ataque, é um bom avançado. No meio-campo têm muita qualidade, o Matheus Nunes é um jogador muito bom. A equipa é óptima", frisou Marco Rose, timoneiro do Dortmund, juntando-se ao coro de elogios ao médio.

Ainda assim, os maiores elogios a Matheus Nunes vieram precisamente de um dos técnicos mais tarimbados do futebol mundial e que tiveram eco no futebol europeu. "Por exemplo, Matheus Nunes é um dos melhores jogadores do Mundo neste momento", analisou Pep após a goleada (5-0) do City sobre o Sporting, na 1ª mão dos 'oitavos' na Champions.»
Por Record e Filipe Balreira

Contra factos nunca haverá argumentos que resistam. Matheus Nunes terá feito no último sábado em Alvalade o seu último jogo de verde e branca vestida e de leão ao peito: com aquela obra de arte que para sempre haveremos de lembrar!...

Rúben Amorim não poderá ser um homem feliz neste momento. Perdeu a batalha com os milhões. Mas que ninguém julgue que sai derrotado e irá baixar os braços. Ele sabia que o desfecho poderia ser este. E soube prevenir-se, tanto no tempo quanto no modo...

Esperem-lhe pela volta!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Se eu estivesse no lugar de Hugo Viana, diria ao Lage, com cara séria: "Ficas a dever-me uma e podes estar certo de que cobrarei"!...

Sem comentários:

Enviar um comentário