sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sabem que não querem ir por ali!...


Uma questão de princípios

«Groucho Marx disse um dia que nunca aceitaria fazer parte de um clube que o aceitasse como sócio. Pena que Bruno de Carvalho não pense da mesma maneira!

Apesar de tudo, esta moda de expulsar ex-Presidentes é pouco recomendável, já estamos cansados de votar neste tema e, como a memória de muitos é curta, mais facilmente perdoamos acontecimentos protagonizados há já algum tempo por quem hoje parece hoje inofensivo e é especialista em vitimização.

Lembro, no entanto, que o que irá a votos amanhã serão factos enquadrados no novo regulamento disciplinar do Sporting. São 12 as infrações graves apontadas a Carvalho como "a tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções" e "a ação de obstaculizar a Assembleia e a violação da suspensão preventiva, com a agravante de serem comportamentos adotados após ordens judiciais". Quem nomeia uma Assembleia Geral e uma Comissão de Fiscalização a seu bel prazer merece ser expulso e se Carvalho continuar sócio do Sporting significa passarmos em definitivo a ser um clube sem regras e sem respeito próprio.

Não irá amanhã a votos a parte positiva do legado de Carvalho como o reforço na aposta das modalidades e um élan que trouxe a adeptos mais afastados ou a parte negativa desde o início (não me venham com a conversa do "ele mudou") como a perseguição violenta aos críticos e o culto do unanimismo e da personalidade, a doentia obsessão com o Benfica, a perda de competitividade da formação, o fraco índice de acerto nas contratações no futebol com dúvidas sérias quanto à transparência de algumas, o amadorismo na gestão e os repetidos comportamentos vergonhosos que, já é hoje claro, culminaram no ataque a Alcochete.

Groucho Marx disse ainda: "estes são os meus princípios e se vocês não gostarem deles … bem tenho outros." O nosso clube tinha princípios e houve uma minoria que nunca abdicou deles, mas infelizmente o Sporting aparenta ter mesmo mudado nos últimos anos, depois duma lamentável deriva totalitária com a cumplicidade de muitos.

Tenho esperança que amanhã voltemos a dar mais um passo no sentido de voltarmos a ser quem fomos, mas ainda vamos continuar por muito tempo a pagar um preço muito pesado por tudo o que aconteceu e, sinceramente, não vejo ainda uma luz ao fundo do túnel porque parece que os tiques de "sebastianismo" fizeram escola em Alvalade e o "circo" continua aqui instalado como tive ocasião de ver na última AG.»
(Pedro Madeira Rodrigues, Sócio SCP 10.668, in Record)

Mesmo com legítimas e respeitáveis diferenças, na hora de afirmação de valores e princípios, uma coisa inegavelmente unirá os sportinguistas...

Sabem que não querem ir por ali!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. O que mudará a partir de amanhã... só o futuro dirá... O que eu sei que será verdade é a queda da sombra de BdC... E só tem medo de sombras quem pouco tem para dar... BdC fez o seu trabalho... primeiro bem, ou muito bem..., depois muito mal... pagará por isso... justa ou injustamente... Chama-se democracia..., associativismo..., whatever...!!! A maioria decidirá sobre o que decidiu fazer... (e quem não gosta pode sempre mudar de ares...) O que me preocupa é que não há, sequer vislumbre, de algo do que de bom BdC trouxe quando se apresentou... E preocupa-me ainda mais que o que de mau se vai fazendo seja, absurdamente e im(ex)plicitamente, escudado nessa sombra... que, mesmo após a queda 'definitiva', pairará sempre que isso se justificar... ao bel prazer de quem cá ficar... pois os meios justificarão os fins... de todos aqueles que pouco terão para dar...

    Amanhã, com a expulsão do antigo Presidente do Sporting Clube de Portugal (poucas dúvidas restam sobre esse desfecho) acabam definitivamente as (des)culpas alheias... e os actuais corpos sociais partirão, enfim livres, para o seu mandato..., sem sombras ou fantasmas.... Espero que o conteúdo deste mandato não se esgote neste desiderato há tempo demais na agenda do clube... mas espero ainda com mais convição que os tão apregoados valores não mudem com os novos ventos que pairam sobre Alvalade... É que se há algo de bom que BdC deu a provar (e vai ironicamente 'comer desse pão') foi que o passado é para ser avaliado e escrutinado... à séria...

    Ao PMR direi apenas... que o passado mais recente é triste..., muito triste... mas o passado 'que já fomos'... (e é ao que PMR se refere) não é menos triste... e garantidamente será o fim do clube se lá voltarmos... e, claramente, o 'fundo do túnel' não aparenta boas novas...

    ResponderEliminar