terça-feira, 2 de julho de 2019

A grandeza das instituições está no que são capazes de realizar!...



Basquetebol: Sporting já tem ‘satélite’
Leões trabalham para definir a nova época

Amigos do Basquetebol da Academia,
Eis a notícia que já algum tempo vinha a ser trabalhada: A Academia do Lumiar e o Sporting Clube de Portugal acordaram uma parceria para o basquetebol, na qual a Academia se constituirá clube satélite do Sporting. Este acordo vai proporcionar a oportunidade de uma grupo de jovens jogadores do Sporting, que encerram grande potencial desportivo, poderem "crescer" num campeonato tão competitivo como é a ProLiga. Beneficia o Sporting que proporciona experiência aos seus jovens talentos e beneficia a Academia que terá ao seu serviço um grupo de atletas muito competitivo. No final, acreditamos, beneficiará o desenvolvimento da modalidade no Lumiar.
Viva a Academia do Lumiar!
Viva o Sporting Clube de Portugal!




História da Academia do Lumiar (LINK)

«A Academia Musical 1º de Junho de 1893, também conhecida por Academia do Lumiar, foi fundada no final do Século XIX e fica situada na Freguesia do Lumiar; nessa altura, era um local algo longínquo do centro urbano da cidade de Lisboa, tratava-se de uma zona de quintas, com uma densidade populacional que não se compara com a dos nossos dias. Dadas as dificuldades de transporte da época, a Academia era o ponto de encontro e de diversão das famílias da freguesia.

A Colectividade teve como motivo fundacional a prática musical, mais precisamente, o desenvolvimento de uma Banda Filarmónica. Tal como era costume na época, a Colectividade incorporou no seu nome o dia da estreia da sua Banda Filarmónica, o dia 1 de Junho de 1893, data em que se apresentou no pátio dos Condes de Penafiel, no Lumiar. 

Desde essa data a Banda Filarmónica da Academia abrilhantou inúmeros eventos realizados na área geográfica circundante, quer fossem de organização própria, quer em colaboração com outras entidades vizinhas. 

Entretanto, a sua actividade foi-se diversificando de tal forma que hoje o leque ao dispor daqueles que procuram a Academia para ser satisfazer necessidades nos campos da Cultura, do Desporto e do Recreio é muito vasto. 

Na área cultural destacamos a Música (Piano, Guitarra, Banda Filarmónica e Coro), o Teatro, a Dança (Ritmos Latinos e Africanos) e a Marcha Popular, actividade em que a Academia assume a representação da Freguesia do Lumiar no Concurso de Marchas Populares de Lisboa. 

No que diz respeito ao desporto na Academia, pratica-se Basquetebol, Corrida, Ténis de Mesa, Xadrez, Ginástica e Karaté. 

Para além da componente recreativa que todas as actividades acima indicadas encerram, na Academia podem ainda praticar-se Jogos de Mesa (Cartas, Domino, Damas), Bilhar, participar em diversos eventos festivos ou, simplesmente, trocar dois dedos de conversa enquanto se toma uma bebida. 

A Academia do Lumiar entrou no Século XXI cheia de projectos, de vontade de chegar a mais, e mais pessoas e de prosseguir aquele que é o seu principal fim: ajudar as pessoas a criar laços. 

É o que fazemos há mais de 120 anos e acreditamos poder continuar a fazer por muitos mais.»

No tão desejado regresso à competição maior do basquetebol português, o Sporting tem vindo a reforçar o seu plantel e, paralelamente, porque o regem princípios e valores sagrados e uma concepção de mundo que muito honra todos os seus associados e adeptos, tem agora um acordo fechado no sentido de passar também a ter uma equipa que funcionará como satélite ou, por outras palavras, equipa B. Trata-se da Academia do Lumiar, formação que milita na ProLiga. O protocolo que, ao que acabámos de saber, estará em vigor já a partir do arranque da nova temporada, pressupõe a colocação de jovens jogadores dos escalões de formação dos leões no conjunto do Lumiar, de forma a permitir o seu desenvolvimento no segundo escalão do basquetebol português. Daí a semelhança com uma equipa B.

Assim, o Sporting entrará directamente no patamar mais alto e poderá potenciar os atletas mais novos num contexto competitivo, enquanto a Academia do Lumiar mantém o seu projecto que esteve muito perto da subida na temporada passada. O playoff de promoção foi atingido, mas o Barreirense venceu os dois jogos das ‘meias’, que dariam a subida aos lisboetas. Refira-se "en passant", que o Maia Basket foi a outra equipa a subir ao principal escalão.

A grandeza das instituições está no que são capazes de realizar!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário