segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Porque Paulo Bento é BURRO e tem seguidores! Infelizmente !!!...


Eu estou perfeitamente consciente de toda a complexa carga de subjectividade, que envolve a atribuição da braçadeira de capitão, num colectivo que se pretende forte, unido e vencedor. Mas há longos anos concluí, constituir um profundo "erro técnico", entregá-la ao jogador de movimentos mais limitados em todo esse colectivo: o guarda-redes!

Seria sempre o último dos adeptos sportinguistas a contestar a justeza da braçadeira no braço de Rui Patrício: 15 anos de esforço, dedicação e devoção, para além de tudo o que decorre da sua integridade e do seu carácter. Mas Rui Patrício jamais poderá ser um "verdadeiro capitão", porque nunca estará no centro nevrálgico das operações.

No jogo de sábado à noite em Alvalade, faltou ao Sporting ter um CAPITÃO! O capitão que Adrien Silva esteve impedido de ser. Porque a braçadeira estava com Rui Patrício, lá longe, demasiado longe, absolutamente à margem do "centro nevrálgico das operações"!

Apesar dessa dura realidade, Adrien Silva quase agiu como capitão! Sem braçadeira, foi condescendente com Nani. Com braçadeira, terei fortes dúvidas se o teria sido. Esteve bem Adrien Silva, foi até ao limite do companheirismo, mas não podia ir para além disso, porque faltava-lhe a autoridade, que naturalmente estava do outro lado do campo. Mal terá andado quem, desde Leonardo Jardim até hoje, ainda não terá tido a coragem de lhe entregar essa responsabilidade, que a sua influência no jogo colectivo e os quase 13 anos de ligação ao Sporting, mereceriam e, sem peias nem atavismos, exigem!

Esteve bem Adrien Silva, depois do jogo, quando saiu em defesa do seu companheiro Nani. E aí, sózinho, voltou a mostrar quem é o verdadeiro CAPITÃO DO SPORTING! De tal modo que Marco Silva, à falta de melhor defesa, lhe copiou o gesto e as palavras. Foi o inverso?! Nem me dei conta!...

Voltou a estar bem Adrien, quando aceitou as desculpas de Nani! Um grande capitão deverá ser, obrigatoriamente, magnânimo, porque o respeito dos seus companheiros começa aí, exactamente!

Adrien Silva é o único e verdadeiro líder e CAPITÃO, em campo, no balneário não sei, da equipa do Sporting Clube de Portugal! Mas tarda em receber a braçadeira, sem que eu consiga adivinhar porquê.

Fomos ao Mundial do Brasil, sem um líder em campo! Sem um CAPITÃO! Foi dramático e confrangedor! Porque para além da falta que nos fez Adrien Silva, como o melhor médio português da actualidade, não foi possível ter o privilégio de ver a nossa selecção com um... CAPITÃO!... 

Porque Paulo Bento é BURRO !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

19 comentários:

  1. Caro Álamo:

    Já hoje pensei o mesmo que o Amigo acaba de dizer.
    É pouco usual já hoje o capitão ser o guarda-redes, pelas razões que enuncia.
    Para mais, Adrien foi sendo emprestado mas nunca desistiu de voltar ao Sporting.
    No jogo com a Académica, declarou depois do jogo o que outros tiveram medo de fazer.
    Para mais, a soberba com que tem sido tratado pelo jumento que temos a infelicidade de ter como seleccionador (peço desculpa aos jumentos, animais que estimo imenso!), tornaria o estatuto de herdeiro da braçadeira de Francisco Stromp um prémio mais que justo.
    Mesmo que se mantivessem, ele o o Rui, como capitães, no campo deveria ser ele o eleito.

    Um abraço grande, e venha então agora o jovem francês Sacko, como vai sendo falado. Se for tão bom como o jovem central (tem reparado? Não engana!) temos homem,

    José Lopes

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente consigo. Acrescentava ainda a reprimenda e o "chega para lá que deu ao jefferson quando este se picou com o jogador do Arouca cujo nome não me recordo.

    ResponderEliminar
  3. Álamo podes pf informar qual foi o último treinador a ganhar alguma coisa no SCP? Mal agradecido nunca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concerteza, meu caro! Porém, terás de me informar primeiro quem foi o "sacana do gajo" que deixou o "estupor da maldição" de 50 anos de que vocês nunca mais se livraram! Se calhar serão primos, ou parentes próximos...

      Eliminar
    2. 50 anos? Para aquilo que referes esperei 17 pela 2ª, tu ainda esperas (a 1ª) mas quem espera sempre alcança.

      Eliminar
    3. O "compêndio da história das competições europeias do teu benfas" deve ser tão fidedigno, quanto a data da sua fundação e o registo dos títulos domésticos alcançados! Por esse facto, lamento que a doença de Alzheimer se tenha apoderado de ti em tão tenra idade! Vou rezar aos deuses por ti. apesar da minha agnosticidade...

      Eliminar
    4. "...e o registo dos títulos domésticos alcançados"

      Meu caro,

      sei onde quer chegar a sua sub- reptícia insídia argumentativa. Faço-lhe uma singela pergunta:

      - Os denominados "CAMPEONATOS DE PORTUGAL" só contam, como tal, para o pecúlio - venceram 4 (quatro) !!!! - do seu Spor7ing?

      Todos os outros clubes que os venceram não podem reclamá-los?

      Ou é só aquele que é o grande objecto do vosso ódio mesquinho e da vossa enormíssima inveja?

      O Sport Lisboa ... e nem imagina o gozo que sinto em escrever ... e Benfica, também VENCEU 3 (TRÊS) desses Campeonatos de Portugal.

      E as réplicas das 3 Taças com que ao tempo, honraram os vencedores, estão no Museu Cosme Damião, junto a outras 25 (vinte e cinco) muito parecidas, a que alguém deu o nome de TAÇA de PORTUGAL.

      As vossas 4 devem estar num dos armazéns, ao que julgo saber são dois, da "maior potência desportiva" a sul do Campo Grande e nos arrabaldes de Telheiras.

      A dor de corno está em não terem ganho nenhum dos 4 primeiros Campeonatos da Liga, nos moldes actuais (todos contra todos a 2 voltas)

      Esta é uma das "verdades" da cartilha verde mais fácil de desmontar!!!

      Eliminar
    5. Palmarés


      Clubes Vencedores e Finalistas

      Clube

      Títulos

      Finalistas

      Épocas dos títulos

      Sporting 4 6 1922-23, 1933-34, 1935-36, 1937-38
      FC Porto 4 2 1921-22, 1924-25, 1931-32, 1936-37
      Belenenses 3 3 1926-27, 1928-29, 1932-33
      Benfica 3 1 1929-30, 1930-31, 1934-35
      Olhanense 1 - 1923-24
      Marítimo 1 - 1925-26
      Carcavelinhos 1 - 1927-28

      Barreirense - 2 -
      Académica - 1 -
      Vitória de Setúbal - 1 -
      União Lisboa - 1 -


      A MENTIRA VERDE TEM PERNA CURTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  4. Álamo, passo por aqui pelo menos uma vez por dia. Nem sempre comento e na maior parte das vezes concordo consigo.
    Desta vez, concordo em parte.
    Apenas não acho necessário dar a braçadeira a Adrien para ele agir como um verdadeiro capitão e um grande leão (duas coisas que ele é, sem sombra de dúvidas).
    Assim sendo, deixemos a braçadeira com o Rui (que está bem entregue e ele bem merece - recordemo-nos dos trastes que a envergaram num ano em que resolveram pôr a braçadeira 'a rodar').
    Não sei se costuma passar pelo meu 'cantinho', mas ainda ontem dei destaque a Adrien, pelos mesmos motivos que o faz hoje.
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São perfeitamente naturais as diferenças de opinião, meu caro "grandeartistagoleador"! Resultarão do temperamento de cada um. Para mim, nada na vida deverá ser "faz de conta" e Rui Patrício fazer de conta que é capitão, não é coisa que se ajuste ao meu modo de pensar, por muito mérito que tenha e que eu lhe reconheço. Ser capitão é muito mais do que aquilo que pode fazer, porque não pode atravessar o campo todo, deixando a baliza vazia, para colocar o Nani na ordem, nem impedir que o Jefferson fosse aos fagotes do arouquense e acabasse, muito provavelmente, expulso! Teve de ser o Adrien, que apenas pôde ir até certos limites... E assim continuaremos, fazendo de conta! Eu, por mim, gostava mais de ver o Sporting a não fazer de conta e a ser uma equipa a sério, com o devido reconhecimento do mérito que cada um possa ter, traduzido em outros gestos, sem ser a imposição da braçadeira na pessoa errada...

      Passo pelo seu cantinho com alguma regularidade e espero que continue com essa garra de leão. O Sporting precisa!...

      Abraço e SL

      Eliminar
    2. Mesmo que o Adrien envergasse a braçadeira de capitão, isso não ia impedir que se passasse o que se passou. O Nani queria apenas retribuir o carinho dos adeptos, marcando no seu regresso e não houve nenhuma intenção de, deliberadamente, 'atropelar' a hierarquia, só porque sim!
      Ainda assim, se é que o Nani vinha com alguns laivos de vedetismo (algo que sinceramente não me pareceu) este pequeno incidente foi o melhor que nos podia ter acontecido.
      É claro que, se não tivéssemos ganho isto provavelmente teria atingido proporções que não seriam desejáveis, mas ganhámos!
      Correu tudo bem e o Nani é só mais um disposto a ajudar, rumo ao título que todos queremos festejar.
      Mas entendi perfeitamente o seu ponto de vista!

      Eliminar
  5. Concordo com tudo e aguardo ansiosamente a convocatoria de PB

    Quanto a Adrien só mais uma prova do seu caracter

    Para além do pedido de desculpas aceite, foram jantar juntos (com as respectivas esposa e noiva) a convite de Adrien no seu restaurante

    Por isso o Nani ainda teve direito a jantarinho à borla :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Alemão, obrigado pela informação, que acaba por ser, mais uma considerável achega aos reconhecidos atributos de Adrien. Gesto bonito e quando entra o elemento feminino, mais sólidas e importantes serão as raízes da amizade que nós, sportinguistas, sempre aplaudiremos...

      SL

      Eliminar
    2. E acrescento que, talvez não por acaso, mas porque há uma estrutura dirigente que considera o coletivo e o clube, foram ambos dar autógrafos para a FNAC, salvo erro do Colombo.

      Para dar o tiro de misericórdia em teorias da conspiração nos pasquins e blogs do croquette...

      Eliminar
  6. Desta vez se o PB não convocar o Adrien, a Federação deveria rescindir o contrato com o seleccionador...
    Base para isso...?

    É simples...: o seleccionador tem obrigação de escolher os melhores para a Selecção, ao não o fazer, está "deliberadamente" a prejudicar o desempenho da mesma e creio nem ser necessário recordar, quanto de prejuizo teve o País e directamente a Federação pelo facto de o PB na sua burrice...não ter levado os melhores ao Brasil e mesmo lá... ter deixado de fora o melhor médio defensivo português da actualidade a favor de um jogador que de" tão pesado devido às tatuagens"...quase se não mexia em campo...

    A receita só pode ser uma...: contra a burrice e teimosia de PB...rescisão de contrato...

    Quero no entanto dizer que pessoalmente prefiro que o Adrien não seja convocado, embora reconheça que isso é uma grande injustiça que estão a fazer ao jogador...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Que medo têm os benfiquistas de Proença!!!
    Porquê tanto barulho para mudar para Capela, o tal que gosta de catedrais...
    Ai, ai, galinhas e corruptos é tudo igual.

    Bruno Duarte

    ResponderEliminar
  8. Fosse o Adrien a ter a braçadeira e a barracada era aínda maior. Achas mesmo que Adrien, com a braçadeira, iria proibir Nani de marcar os livres e o pénalti?
    Ainda foi bom assim.

    ResponderEliminar