domingo, 17 de agosto de 2014

Marco Silva também não está em forma !!!...


Marco Silva afirmou no final do encontro da noite passada em Coimbra, que «Não foi a semana perfeita e não terminou como queríamos. Não foi uma semana fácil e, a somar a essas duas contrariedades, somámos as que tivemos durante o jogo».

Não me custa nada reconhecer que, palavra por palavra, vírgula por vírgula, Marco Silva terá dito uma parte substancial da verdade que terá estado na origem de inglória e estúpida perda de dois pontos no Cidade de Coimbra. Eu estive lá e posso garantir que o que faltou ao treinador leonino, terá sido dizer a parte restante da verdade: ele foi o principal responsável pelo facto de a semana não ter terminado como queríamos! Ele e só ele, com todo o respeito que me merece e apesar da profunda admiração que de há muito tenho por ele.

Quando a equipa leonina entrou para o aquecimento, soltei a exclamação que qualquer adepto solta, quando o seu prognóstico de pouco menos de 48 horas antes sobre o onze titular, quase acertou na mouche. À excepção da troca de Capel por Heldon, os onze que iniciaram os exercícios de aquecimento eram exactamente os que aqui avancei.

O pior veio depois, quando a conta-gotas vi dirigirem-se para o banco de suplentes, sete dos restantes oito convocados e reparei que faltava Ricardo Esgaio. Virei-me para o Alexandre Almeida, um sportinguista dos sete costados que estava ao meu lado, residente nos Estados Unidos e que todos os anos não troca a Costa Nova do Prado por nenhum outro local do mundo para passar as suas férias e que me acompanha para todo e qualquer local onde jogue o Sporting, durante todo o seu merecido mês de descanso em Portugal e disse: "o Marco Silva está louco, se algum lateral tiver de sair lesionado, ficará armado um tal molho de bróculos que a equipa nunca mais se recompõe"!...

Ao intervalo, Cedric não regressou, fruto daquelas duas entradas assassinas que sofrera minutos antes do final do primeiro tempo e que o Soares Dias, provavelmente a precisar mais de ir para o descanso que os jogadores, não viu, ou não quis ver e mandou seguir, só interrompendo quando viu que o nosso lateral direito continuava estendido no relvado.

O Ricardo Esgaio estava na bancada por idiotice pura de Marco Silva, que avança para um jogo sem nenhum lateral no banco. Mas como foi possível?! Foi tão possível meus amigos, como também foi possível vermos Rosell ocupar o lugar do lesionado Cedric. E o Sporting, logo começou a soluçar! Os soluços começaram por ser espaçados, ou se preferirem, sempre que a asa esquerda dos estudantes acertava dois ou três passes. E passaram a repetir-se em cada ataque dos homens de negro, logo que William Carvalho foi espulso!

E para mal dos nossos pecados, os soluços passaram a convulsão, quando André Martins deu lugar a... Paulo Oliveira e João Mário ficou no banco! Mas onde teria Marco Silva a cabeça?! Não sei! O que sei é que o Sporting "enfardou" um golo no primeiro dos três minutos de compensação, construído precisamente naquela zona do terreno e com início numa infantilidade de Carrillo, que já nem com as botas podia e... teria sido muito pior se Rui Patrício não tivesse feito antes a defesa da noite!...

Custa-me muito dizer isto, mas Marco Silva também não estará em grande forma! Andará demasiado nervoso para o meu gosto, ainda que o tente disfarçar. E os nervos estarão a toldar-lhe o raciocínio. Terá atenuantes?! Sem dúvida que sim! Mas o treinador do Sporting Clube de Portugal terá de ser, necessáriamente, superior a todas as merdas que o envolvem! E não se deixar empatar, mesmo a jogar com 10, contra uma equipa que... dificilmente não baixará para a II Liga! A menos que a qualidade este ano bata mesmo no fundo do poço, porque a Briosa, pelo que vi hoje, não passa de um esforçado conjunto de amadores!...

Ah e ainda mais um pequeno pormenor: a equipa só dura 45 minutos! As razões só Marco Silva as saberá! Eu apenas constato factos! E sofro que nem um cão! Não sei quando serei capaz de digerir este empate! Mas como as putas, quanto mais o meu amor me bate mais eu gosto dele! No próximo fim de semana lá estarei em Alvalade...

Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. "Lá estaremos, queria dizer..."...

    De resto nem sei o que dizer...a não ser que:

    O William merecia umas palmadas...

    E o Adrien esqueceu-se de compoletar...: jogámos contra tudo e contra todos, inclusive alguns de nós próprios...!
    Agora...é preciso "acordar"...e recomeçar...!!

    É claro que continuo a acreditar...mas não ""me façam muitas destas
    ...!

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, a fé nunca nos abandona, mas sinceramente, não sei se não continuaremos a entregar o ouro ao "bandido" como ontem pude comprovar "in loco".

      Ainda não sei quem me levará a Alvalade! Se o autocarro de um núcleo aqui do Norte, se "o meu amigo de quatro rodas". Mas de certeza que estarei! Lá nos encontraremos. Pode ser que possamos trocar um abraço!

      Abr e SL

      Eliminar
  2. Caríssimo Álamo, caríssimo Maximino:
    Eu ontem, após ouvir o jogo, coloquei um comentário ao post anterior, com o qual pensei que o Amigo Álamo ficaria zangado mas, afinal, o meu Amigo ainda entrou de pitons mais em riste do que eu!
    Pois é, eu nunca gostei muito de desculpas, e quando elas começam logo antes do primeiro jogo, ainda menos.
    O último que por Alvalade andou sempre com desculpas, e a ver o mal todo nos outros, acabou por não ganhar nada, e agora continua alegremente a sua carreira de perdedor como Seleccionador Nacional.
    Está-me a parecer que precisamos de ir buscar o Manuel José à reforma. Sim, porque se isto continua assim, é cortar o mal pela raiz enquanto a árvore é nova.
    Valha a verdade que, se eu fosse treinador, também não gostaria de ouvir dizer que não escolho ali nada, que quem contrata é o presidente, aqueles que quer. Mesmo sendo verdade, não se deve dizer. E esta cultura do Eu, Eu, Eu, não me agrada nada. Honra seja feita, embora não gostemos dele, ao líder do Porto, ao longo dos anos poucas vezes o ouvi dizer tanto "Eu", embora saibamos perfeitamente quem lá decide as coisas. Mas é melhor ficar por aqui, antes que desate a ser insultado por algum pretor...
    Grande abraço aos dois, haja fé!
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo José Lopes, perdoar-me-à, mas entre a crítica frontal e justificada que aqui fiz a duas e apenas duas, decisões de Marco Silva e a sua imediata excomunhão estará, a meu ver, uma distância quase inultrapassável. Marco Silva merece-me todo o respeito e nunca me passou pela cabeça colocar em causa a sua continuidade. Também critiquei Jardim, naquilo em que me pareceu ter errado, e nem o Presidente poderá regozijar-se de ainda não ter sido sujeito à minha crítica, no que entendi dever criticar. Não devo nada a ninguém e em minha casa, nada nem niguém, para além dos superiores interesses do Sporting, me impedirá de seguir os ditames da minha consciência.

      Marco Silva está muito bem no Sporting, aplaudi a sua contratação e desejo que cumpra os quatro anos de contrato que assinou.

      Sobre as palavras de BdC acerca de ter sido ele a dar a palavra final em todas as contratações, não as entendo com "a cultura do eu, eu, eu"! Num clube organizado da forma que o Sporting está organizado, onde não existe a figura do "manager", será sempre o Presidente a dar o seu "agrément" e ele até teve a nobreza de afirmar - eu vi a entrevista na íntegra - que Marco Silva esteve a par de todas as intervenções no mercado. Não vejo por isso qualquer melindre no que foi dito. Para Bruno de Carvalho, o pãp é pão, e o queijo sempre será o queijo! Marco Silva está no Sporting para treinar e para emitir opiniões... QUANDO ELAS LHE FOREM PEDIDAS! O Prsidente e responsável MÁXIMO é Bruno de Carvalho e oxalá continue a decidir bem !...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Bom Dia
    Sou um leitor assíduo do Leoninamente, e a azia com que fiquei, obriga-me a publicar a minha versão dos factos.
    Também estive em Coimbra;
    E o que eu vi?
    O que aconteceu na 2ª parte era impensável para mim, depois do que vi na 1ª
    Na 1ª parte só me deixa 3 imagens menos boas.
    - Heldon, é muito pouco para o Sporting
    - Sarr é muito lento e pesado, e mesmo em lances aéreos, nos quais obriga a deslocamento, tem dificuldades.
    - progressão com bola dos centrais para criar o desiquilibrio é igual a zero, obrigando Adrien ou William a recuar demasiado.
    A 2ª parte foi muito má. a equipa recuou muito as linhas, mesmo com 11 e baixou a intensidade. E se Marco escolheu bem, o substituto de Cédric, pois era a melhor opção que tinha no banco ( a falta que Esgaio fez!!), Capel e principalmente PO foi uma péssima escolha. O lado direito passou a não conseguir acompanhar em velocidade o ala academista. Parece-me que a solução mais inteligente seria ter colocado J. Mário em campo. Acima de tudo o Sporting precisava de guardar a bola, ganhar tempo, e lançar carrilho ou Capel. Deveria ter saído Montero em vez de Martins. Ficariamos com 3 médios interiores, com Adrien mais recuado e 2 flechas procurando a transição ofensiva rápida.
    Não tenho dúvidas que esta equipa precisa de 4 reforços, se quer ser candidata aos 2 primeiros lugares.
    Claramente precisamos de 1 central titular, rápido, técnico, que saiba sair com bola, que tenha a ousadia de fazer o desiquilibrio, e que queime linhas de jogo com qualidade de passe vertical.
    Precisamos de 1 outro Slimani ( este nem aceita esse astatuto, por isso deve sair) para jogar no chuveirinho nos últimos minutos de jogos apertados.
    Aboubacar e Nani, preencheriam muito bem as outras lacunas que existem no plantel, e que tão bem os nossos rivais têm preenchidas. Ter qualidade nas alas é fundamental no nosso campeonato em que 80% das equipas jogam em bloco baixo, com 2 linhas defensivas bem preenchidas. Aboubacar poderia funcionar no meio ou na ala.
    Shika, apesar de toda a incultura tática, parece-me que contra estas equipas fechadas poderia ser muitas vezes a chave.
    Adrien é de longe, no momento o nosso melhor jogador.
    O 3º médio não peço, pois penso que podemos encontrar a solução dentro do plantel, atirando com A. Martins para o banco. J. Mário ou mesmo Montero ( Não pressiona muito, não tem grande percentagem de vitória nos duelos pelo ar, nem marca golos, mas tem capacidade de segurar a bola, de esperar as subidas da equipa, de a circular com qualidade).
    Espero que o benfica perca pontos amanhã. É muito grave ir já com atraso à Luz. E se lá perdermos, são já 5 pontos. Num campeonato como o nosso, em que as surpresas são poucas, ditará sem grande margem de dúvidas qual o nosso lugar. E para o nosso crescimento sustentado, o 2º lugar é algo primordial, é o minimo dos minimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Peter Sousa, gostei de ler o seu comentário e, em linhas gerais, também vi assim o jogo.

      Sobre os 4 reforços que preconiza, penso que 2 já estarão em Alvalade: Rabia e João Mário. Os restantes, não me admiraria nada que Aboubacar e Nani possam vir para Alvalade.

      Sobre a possibilidade de irmos à Luz na situação que refere, penso ser melhor esperar pela 2ª jornada! E recuso-me a aceitar como consumada uma derrota nossa nessa deslocação. Aguardemos. Volte sempre, Fico à espera.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. Bravo o último parágrafo...
    Ontem estava a sofrer também e pensei "ok... há-de ser sempre assim. Para ter coração de leão, sossego é coisa que não nos serve".
    Também acho que o Marco Silva está nervoso e não é de agora. No Teresa Herrera também achei as declarações dele nervosas. É como se ele ainda não tivesse aprendido a camuflar o que sente... contra treinadores experientes vai ser uma m***. É de fácil leitura? É transparente demais? Quer-me parecer...
    É esperar que ele cresça...
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Basco "O Leão" - aplaudo! -, acredito em Marco Silva! Parece-me ter qualquer coisa de especial. Mas penso estar ainda em fase de adaptação a um clube com a grandeza do Sporting. Terá, a meu ver, uma enorme margem de progressão! Está é obrigado a ir um pouco mais depressa do que me parece ir, mas... vamos deixar que cresça!...

      SL

      Eliminar
  5. O problema não foi empatar com a Académica. Foi empatar, isso sim, com esta académica, onde só existem 2/3 jogadores de qualidade e (mal) orientados por um forcado. A académica, como sempre com este presidente, irá lutar para não descer sempre salvaguardada pelos senhores do apito, pois há uma aliança com o norte que é para preservar e fortalecer. Tivesse o marco apostado nos jovens sem medo - há semelhança do rui vitória, e tínhamos ganhado de forma esclarecedora e a cada golo mandava-mos o simões repensar no preço dos bilhetes.

    Só dependemos de nós para sermos campeões, quem não tem a cabeça no Sporting não joga, independentemente do nome.

    Phill Babb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Phill Babb, penso o mesmo da Académica desta época e bem pior ainda do seu presidente, que considero uma pessoa execrável - já CONDENADO pela Justiça portuguesa, não esquecer!

      O que eu não poderei concordar é que só dependamos de nós para ser campeões! Essa não meu caro! Haverá mais uma boa mão cheia de factores de que essa meta estará dependente, para além daquilo que produzirmos. Infelizmente para o futebol português!...

      SL

      Eliminar
  6. Antes do jogo, íamos ser campeões, depois do jogo, já vamos descer de divisão. Claro sofrer um golo nos descontos e da maneira que foi, deixa qualquer um na merda. Mas malta, vamos lá animar, porque eu acho, que os jogadores que fizeram os primeiros 30 minutos (e se alguns não fossem tão egoístas, tínhamos resolvido o jogo logo aí) são capazes de jogar 90 minutos, como fizeram no início. Sábado, lá estaremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro F. Pais, nunca terei afirmado o que refere no início do seu comentário, pelo que não terá sido a mim que se dirigiu. Mas efectivamente, terei sido um de muitos milhares que ficou na merda. Uma decepção, o que aconteceu em Coimbra, mas sábado lá estaremos...

      SL

      Eliminar