domingo, 19 de junho de 2022

Uma pena!...


«Eduardo Quaresma recebeu luz verde para se apresentar dia 27 na Academia Sporting: vai, sabe Record, integrar os trabalhos de pré-temporada sob o comando de Rúben Amorim, após ter passado a última temporada emprestado ao Tondela, finalista da Taça de Portugal, mas que acabou por descer à segunda divisão.

Depois de uma época a crescer longe de 'casa', o central, de 20 anos, regressa para que o treinador lhe sinta o pulso, percebendo se os 30 jogos que fez pelos beirões lhe conferiram maior maturidade competitiva. Campeão em 2020/21, o defesa regressa precisamente com a vontade de mostrar compromisso, mas sabe que é difícil agarrar um lugar neste plantel: St. Juste chegou por 9,5 milhões de euros via Mainz, para a direita da linha de três centrais, lugar para o qual ainda há Neto. A próxima temporada é grande, sim, mas Quaresma tem um quadro reduzido para conseguir integrar o projecto, não obstante de querer ir à luta. O futebolista, recorde-se, tem contrato com os leões até 2025 e uma cláusula de 45 milhões.

O ano desportivo de Edu não se esgostou nos tais 30 jogos pelos tondelenses, uma vez que também foi presença regular na selecção de sub-21, completando um total de 8 partidas pelas esperanças portuguesas na época transacta. No total, contam-se, 2.626 minutos divididos por 38 jogos (clube e selecção), registo muito melhor que em 2020/21. Aí, entre equipa A e B dos leões, fez 717’.

Tem interessados fora de Portugal

Ainda com o futuro incerto, Eduardo Quaresma continua a despertar atenções no campeonato português, mas também fora dele. Ao que conseguimos apurar, o central tem interessados na Liga Bwin, assim como noutros campeonatos: se a administração da SAD decidir por novo empréstimo, a prioridade será o crescimento precisamente fora de Portugal, pela exigente experiência do estrangeiro.»
Por Ricardo Granada

Interrogo-me eu e interrogar-se-ão milhares de Sportinguistas sobre o que mais terá de fazer Rúben Amorim para conseguir que ao formidável talento que a Natureza lhe concedeu, Eduardo Quaresma, seja capaz de lhe associar a maturidade competitiva que lhe falta para o êxito e sucesso absolutos na sua promissora carreira!...

Nem com os formidáveis exemplos de tantos companheiros seus - Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Matheus Nunes e outros que o futuro decerto ainda virá a desvendar! -, Eduardo Quaresma terá sido capaz de identificar com clareza o caminho que, necessariamente, terá de percorrer. 

E as oportunidades acabam-se! Mal ele imaginará a "fortuna" que está a desbaratar!...

Adenda às 18:45

«O "diagrama" das virtudes e defeitos de EQ, feito aqui pelo seu ex-treinador, Filipe Antunes, talvez ajude a compreender melhor a personalidade do jovem jogador e os porquês do enorme ponto de interrogação que Rúben Amorim coloca à frente do seu nome...»

Uma pena!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários: