domingo, 26 de junho de 2022

À atenção do Tribunal Constitucional!...



Numa das mais recentes "newsletters" do Sport Lisboa e Benfica pode ler-se:

«Constatamos que o despudor da tomada de posição das entidades federativas, às quais cabe regular de forma equidistante e na defesa de todos os clubes as competições, é cada vez mais gritante. Ontem, já chegámos ao ponto que quem entrega o troféu de campeão de hóquei em patins feminino ter tatuado na mão "1906", o ano de fundação do Sporting Clube de Portugal, adversário do Benfica nessa luta pelo título. Já não há vergonha nenhuma em assumir que as federações estão capturadas por interesses clubísticos. Não é admissível e lutaremos para que esta situação se altere»

Aqui declaro publicamente, que não conheço de lado nenhum o cidadão João Paulo Nunes que, investido nas funções de vice-presidente das Instalações e Equipamento Desportivo da Federação de Patinagem de Portugal para as quais julgo que terá sido eleito legal e democraticamente, fez a entrega do troféu à capitã das campiãs. Porém, depois de ler atentamente a supracitada "newslwtter", e tendo em conta o que soberana e irrevogavelmente determina a nossa

Constituição da República Portuguesa

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual,

perdoar-me-ão todos os adeptos do clube responsável pela queda no domínio público dessa famigerada "newsletter", mas a constituição que rege mais de dez milhões de portugueses, parece não ser a mesma que rege os invocados catorze milhões de benfiquistas.

Se há crime, que se punam os culpados...

À atenção do Tribunal Constitucional!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Quando uma instituição desportiva se permite emitir um comunicado público com um teor tão desprezível e ignóbil como este (de uma matriz tão mesquinha), apenas se auto diminui e envergonha a si própria.
    Quase septuagenário na idade, nunca tal tinha visto e jamais toleraria que uma aberração desta natureza, fosse praticada por alguém da minha simpatia.
    De imediato exigiria responsabilidades a quem autoriza este tipo de comunicado, que apenas rebaixa
    e envergonha os seus autores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado ao caríssimo Rumo Certo - Ventos Favoráveis pela coragem de "chamar os bois pelos nomes" - a coragem a que eu não me atrevi, afirmando aos autores e responsáveis pela elaboração e publicação de tão "desprezível e ignóbil" newsletter!...
      Abraço e SL

      Eliminar
  2. Vamos lá ver: e porque não adepto do Porto e do Sport Clube Benfica? Todos estes clubes, assim como o Sporting foram fundados em 1906. Só que uns meses depois do Sporting. Como sabem, o nosso Clube nasceu precisamente no dia 1 de Julho de 1906. Agora, o Sporting não tem culpa que o Porto e o Benfica aldrabem na sua fundação: um foi inventar um Porto no século XIX, mas o outro fez pior: o clube dos catataus de Belém, o Sport Lisboa , foi fundado em 28 de Fevereiro de 1904 e estando quase a desaparecer, juntou-se ao dito clube Benfica, que tinha somente a modalidade de ciclismo. Esta fusão deu-se em Setembro de 1908, dando origem ao atual Sport Lisboa e Benfica. Portanto, este clube, como os conhecemos hoje, foi fundado dois anos depois do Sporting. Argumentam os adeptos do Benfica, que na ata da fusão dos dois clubes, foi lavrada a data da sua fundação de Fevereiro de 1904. A causa deste argumento foi a rivalidade que já existia com o Sporting, para dizerem que eram mais velhos. Mas perante Lei, a não ser que também a queiram alterar, a fundação do Sport Lisboa e Benfica é de 1908. O que foi escrito na ata, vale zero. Agora imaginem os fundadores do Sporting, no ata da sua fundação postarem que o nosso Clube foi fundado antes de 1900, pois a palavra Sporting, importada do inglês, já era conhecida em Portugal, nos princípios do século.... XIX.
    Conclusão, estes sujeitos querem mudar tudo. Já mudaram a sua história, querem impor a sua história dos campeonatos nacionais e agora querem mudar a Constituição. Nada mau, para um clube que tem uma roda de bicicleta no seu emblema, sem ter ciclismo. Mas aqui até aceito, pois se tirarem a roda de bicicleta, tínhamos um problema com os Bombeiros Voluntários de Sintra que não o permitiriam por....plágio.
    SL.

    ResponderEliminar