sábado, 26 de março de 2022

Teremos muita gente nova na pré-época!...


«Rúben Amorim já demonstrou que não tem qualquer tipo de problemas em apostar em jovens da formação ou até apostar em miúdos em contextos de competição com a equipa principal de forma a perceber o valor que apresentam. Ora, depois de uma primeira semana da paragem de selecções em que aproveitou para observar de perto alguns elementos da equipa B do Sporting, fruto da ausência de oito internacionais nas respectivas selecções - Matheus Nunes, Inácio, Ugarte, Coates, Sarabia, Slimani, Dário Essugo e Gonçalo Esteves -, o treinador de 37 anos teve a oportunidade de testar as qualidades dos jovens ao dispôr no jogo de treino realizado este sábado diante do Vilafranquense, mas preferiu lançar apenas um deles: Vando Félix.

Veja-se que ao longo da semana de trabalho, Amorim contou nos treinos da ala profissional da Academia com vários repetentes, tais como Calai, Hevertton, Marsà, Gonçalo Costa, Renato Veiga, Edu Pinheiro, Miguel Menino, Lucas Dias, Vando Félix e Skoglund, mas apenas o extremo de 19 anos acabou por ser opção no jogo de treino realizado frente aos ribatejanos e em que os leões saíram derrotados (1-2). A decisão, apurou Record, não apanhou o jovem de surpresa, uma vez que estava consciente da possibilidade de fazer parte do lote de jogadores às ordens de Amorim no jogo particular, devido ao rendimento demonstrado nos treinos ao longo da semana. Uma oportunidade que Vando tentou aproveitar com toda a tranquilidade.

Ainda assim, Félix quis dar o seu contributo de forma a ganhar pontos junto do treinador dos verdes e brancos. Devido à ausência de Paulinho no encontro com o Vilafranquense, já que o avançado de 29 anos ficou remetido a trabalho de ginásio na Academia, Vando foi um dos elementos que actuou no ataque, descaindo sobre a faixa da esquerda. Natural de Bissau, o jovem extremo chegou a Alvalade no último mercado de Verão e tem evoluído na formação B dos leões, sendo que recentemente mostrou até pé quente.

Com a alcunha de 'Neymar de Bissau', Vando Félix, diz quem o conhece, mostra ser um miúdo humilde, que denota uma grande concentração e desejo de aprender em contextos de grau de competitividade maior, denotando igualmente um futebol de rua. Esse é principal atributo destacado por pessoas próximas de Félix, apontando a capacidade de desequilibrar em lances de um para um, fruto da técnica adquirida no 'futebol de rua' que vivenciou em Bissau.

Protocolo abriu portas para Alvalade

Foi no Bairro da Madina, em Bissau, que Vando Félix começou a ver crescer o amor pelo futebol, antes de dar os primeiros passos na Academia Filhos da Bidera, local onde arrancou a sua formação. Daí, a partir dos 16 anos, rumou a Portugal com o sonho de ser futebolista profissional, assinando contrato com o Leixões, clube que lhe abriu mais tarde as portas para o Sporting através... de um protocolo.


Ora, existia um acordo protocolocar entre os leões e o emblema de Matosinhos, o qual acabou por expirar no final da última temporada, e definia assim o direito de preferência do emblema de Alvalade sobre qualquer jogador do Leixões. Vando Félix, inicialmente opção regular nos sub-23 do Leixões, onde chegou a apontar dois golos ao cabo de 20 partidas realizadas, chamou à atenção pela qualidade demonstrada, merecendo a chamada à formação principal do emblema da 2ª divisão nacional. Na equipa principal do Leixões, Vando teve a oportunidade de alinhar em quatro partidas, numa amostra que despoletou uma disputa entre Sporting e... Sp. Braga.

"Ficámos surpreendidos pela rapidez do miúdo. Era forte e rápido em lances individuais. Demonstrava potencial, mas tinha de evoluir claro", destaca, de forma breve, a Record, Avto, ex-jogador do Leixões que coincidiu com Vando Félix no clube de Matosinhos.

A verdade é que a disputa entre Sporting e Sp. Braga por Félix deu que falar. Isto tudo porque o jovem extremo estava já prometido pela direcção leixonense aos Guerreiros do Minho, só que o Sporting ganhou a dianteira da corrida graças ao direito de preferência sobre o jogador. Na realidade, os leões formalizaram na altura uma proposta com vista à aquisição de 90% do passe de Vando Félix por 100 mil euros, um cenário previsto no protocolo assinado entre o Sporting e o Leixões. Esse acordo garantia aos verdes e brancos o direito de preferência sobre qualquer jogador da formação do Leixões caso apresentasse uma proposta com tais contornos - 100 mil euros por 90% do passe. No fim de contas, o emblema de Alvalade colocou 'as fichas' no jogador, garantindo assim a contratação do denominado 'Neymar de Bissau'.

Referenciado mas sem pré-época garantida

Tal como sucede com outros jogadores pertencentes à equipa B do Sporting, Vando Félix é um dos nomes que poderá compôr o plantel principal do Sporting durante o período da pré-época de 2022/23. Ainda assim, se noutros casos como o de Rodrigo Ribeiro, por exemplo, tal como Record já avançou, é um dado adquirido a presença nos trabalhos de pré-temporada, o caso de Vando Félix não é tão seguro. À imagem do que sucede com outros elementos da formação, Vando Félix encontra-se referenciado pela estrutura e equipa técnica de Amorim, mas para já não é 100% garantido que o jovem vá fazer parte da próxima pré-época leonina.»

Se bem aprendi a conhecer Rúben Amorim ao longo destes dois anos que já leva de Sporting e tendo em atenção tanto o exercício dos direitos protocolares leoninos estabelecidos com o Leixões na disputa com o Salvador e os seus "espíritos santos de orelha", quanto esta surpreendente utilização de Vando Félix no jogo-treino com o Vilafranquense, o treinador do Sporting nunca deu nem parece estar interessado em "dar ponto sem nó"! Se o "puto" mantiver a "cabeça limpa" e a dedicação que vem mostrando...

Teremos muita gente nova na pré-época!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário