quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Vá lá, homem! Não é preciso chorar!!!...


Diogo Faro tem uma mensagem para todos os sportinguistas: este ano é que é!


"Este ano é que é!". Diz nenhum sportinguista. Lembro-me de quando o Sporting não ganhava o campeonato há muitos anos. Quer dizer, isso é praticamente a minha vida toda. Lembro-me é de uma altura específica destes anos todos nos quais o Sporting não ganha o campeonato. Era a altura em que chegava a pré-época e havia muitos sportinguistas a dizerem “este ano é que é!”.

E o mais curioso, à luz de hoje, é que o diziam convictamente, todos embrulhados em fé e genuíno entusiasmo com a nova época que chegava. Eu era um deles. Ah! Bons tempos.

Víamos os reforços a chegar e havia lampejos de esperança, augúrios de uma prometida e vitoriosa felicidade. Ainda havia alegria nos nossos olhos a mirar o arranque de mais um ano de campeonato. Claro que toda esta construção emocional, extremamente bonita e auspiciosa, era quase sempre destruída à primeira jornada quando perdíamos com o Santa Clara ou com o Tondela. Mas sempre tínhamos tido aquelas semanas de entusiasmo, empurradas pela vitória ao Real Madrid – ah, mas jogou com a equipa C, não quero saber, também conta – no torneio comemorativo do centenário da conquista do presunto ibérico, ou lá que o que era.

E agora?

Agora a época acaba e a maior parte de nós, em vez de renovar o entusiasmo, pensa é “pronto, lá vem mais um ano, espero que passe rápido”. Ou sou só eu? Se calhar sou só eu que estou aqui dramatizar e a generalizar injustamente a minha descrença, e vocês até estão para aí todos empolgados porque fomos buscar o ___________ e o ____________ (insiram a vosso bel-prazer, que eu ainda nem sequer percebi se estamos a ir buscar reforços ou não).

Eu dou por mim e já estou quase a dizer “bem, se conseguirmos ficar em terceiro, já não é mau”. É a este ponto miserabilíssimo a que está a chegar o meu pessimismo por acumulação dos últimos 19 anos. DEZANOVE ANOS.

Por outro lado, se o Sporting espeta 5-0 na primeira jornada, eu só não digo logo que vamos ganhar o campeonato e a Champions porque não estamos na Champions. Que surpresa, não estamos na Champions mais um ano.

Enfim, é duro ser do Sporting. Eu queria dizer “este ano é que é”, mas não sou capaz. Quer dizer, sou. Rio-me é assim que acabar de o dizer.

Mas vá: este ano é que é!

Não me ri. Juro.»
(Diogo Faro, in Tribuna Expresso, em 09-08-2020 às 13:30)

Vá lá, homem! Não é preciso chorar!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. «ridendo castigat mores»
    É o que podemos dizer... de facto já nem conseguimos dizer com convicção “Este ano é que é “
    Quer isto dizer que aquilo que fazia de nós sportinguistas os melhores adeptos do mundo que ano após ano sem ganhar, mantínhamos a fé e a esperança.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe"!...
      Melhores tempos virão...
      SL

      Eliminar
  2. Álamo
    Os Sportinguistas com menos de 45 anos quase não tem titulos, são Sportinguistas por que sim.
    Muito diferente de quem viu o Sporting ganhar 9 campeonatos e 11 Taças de Portugal.Mais do que uma guerra de gerações, estas gerações com menos de 60 anos tem fome de titulos, infelizmente vão continuar, não vejo saida no horizonte. Há um saida: esqueçam o titulo e vamos formar uma equipa em 2/3 anos para ganhar campeonatos mas depois não a destruam como fez João Rocha.
    SL
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passaremos então de "Pró ano é que é", para "Calma, um dia a felicidade chegará"?!... Tudo é possível, até Amorim repetir Inácio!...
      SL

      Eliminar
  3. No dia em que o clube tiver uma direção e uma equipa técnica no futebol, que ame o clube, e deseja elevar o clube para os pergaminhos do seu fundador... Então aí poderemos voltar a sonhar com o " para o ano é que é.. " com varandas,Hugo vianas e etc... Não existe ambição, só vejo desprezo pelo clube e os adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que nem com Varandas, nem outros "andas"..lá chegaremos...
      Enquanto o futebol "não for jogado apenas" dentro das 4 linhas...e pelos jogadores...

      Mas isso nem me tira a Esperança e muito menos "a doença"...
      Sporting Sempre...!!

      Eliminar
  4. Só “ me envergonharei “ de ser do Sporting...
    No dia em que as vitórias surjam “ com batota”...
    Até lá a Esperança ‘ continuará a ser Verde”...

    Se não for este ano...” P’ró ano é que será...”
    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar