terça-feira, 25 de agosto de 2020

Nem que seja contra o Presidente da República!...



No passado domingo, no último dos dois postais que por aqui publiquei, a julgar por alguns comentários que me chegaram - alguns até, pela sua natureza demasiado contundente ou mesmo agressiva, a pedir meças à má educação e ofensa pessoal, obviamente não foram publicados! - terei abordado uma característica ultimamente evidenciada por alguns sportinguistas e que parece ter chegado ao Clube e passado a 'fazer escola' em 2013, que será a desenfreada crítica a tudo o que mexe em Alvalade, independentemente de mexer bem ou mal, ou mesmo assim, assim, terei despoletado a 'fúria' de alguns leões que, em defesa das suas damas, logo procuraram acusar-me de vir de novo defender o "varandismo", contra o 'heroísmo' patenteado por alguns deles e em tudo semelhante ao de muitos "desocupados", na sua luta pelo "impeachment" do actual poder leonino que, pessoalmente e apesar de todos os erros cometidos, continuo a entender como "erro monumental".

Quero aqui e agora esclarecer que nada me move contra ninguém. Se hoje combater uma opinião de alguém, por razões que sempre procurarei explicar e sustentar, isso não me impede de amanhã aplaudir uma qualquer ideia dessa exacta e mesma pessoa, se entender que está correcta e que serve o que pensar poderem ser os fundamentais interesses do Sporting.

Serve este preâmbulo para justificar o meu aplauso de hoje, precisamente, porque acabo de ler um exemplar texto de uma "velha guarda" da blogosfera leonina, José Duarte, Leão de Alvalade e "alma mater" de um dos melhores blogs da nossa blogosfera leonina, o A Norte de Alvalade, que reflecte, exactamente a minha segunda ideia do parágrafo anterior.

Para que compreendam melhor o meu pensamento, para além de recomendar vivamente a leitura desse texto, deixo-vos a seguir com um excerto do remate final nele contido:

«...O que é que parece saltar à vista das pretensões de Rúben Amorim? 

Claramente o reforço da dimensão física (Fedal (190cm) e Adan 192 cm), da experiência (Fedal, Adan, Antunes) de um grupo excessivamente jovem com que se terminou 2019/20, e que pode ter concorrido para a perca do pódio com a meta à vista. E a fiabilidade de rendimento que Pedro Gonçalves e Nuno Santos representam. O primeiro foi uma das revelações do campeonato, na sua época de estreia, após duas épocas Premier League 2 (sub-23). A adaptação e conhecimento da Liga NOS são outras características que parecem ter agradado na escolha de Nuno Santos (93 jogos), outra das afirmações de 2019/20, pelo elevado rendimento no Rio Ave, uma das equipas que deram nas vistas, a par do Famalicão de Pedro Gonçalves.

Se o Sporting conseguir reproduzir no seu seio a estabilidade de que estes atletas beneficiaram para ocupar o centro das atenções certamente que os aproximará das condições de sucesso que tanto desejam e que parecem buscar nesta nova aposta das suas carreiras.»

Tenho a certeza de que a grande maioria dos leitores de Leoninamente, não necessitará que lhes explique a diferença entre a minha crítica de domingo e o meu  forte aplauso de agora a este belo texto de 'leoninidade' de José Duarte.

O sportinguista que sou nunca será capaz de esquecer ou subalternizar aquilo que em cada momento pense quanto aos interesses do Sporting...

Nem que seja contra o Presidente da República!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Quando a internet foi liberada para todos é obvio que iriam aparecer varios segmentos de pessoas, os que possuem bom censo os que nao pensam uns educados outros nao enfim de tudo. O q nao sabem ou o que nao querem, é saber o significado da palavra leoninamente como tambem nao perder o rumo da sensatez pois nao sabem sequer onde fica o norte de alvalade.

    ResponderEliminar