sábado, 25 de abril de 2020

Sempre!...


O 25 de Abril e o Desporto

«Confesso: continuo apaixonado pelo 25 de Abril! Junto com a paixão que tenho pela minha mulher – sim passados 47 anos de casados, a juntar à meia dúzia antes de casarmos, continuo apaixonado! – e a paixão que tenho pela minha filha e pelo meu neto ( não tenho problemas em me declarar um pai e um avô baboso), o 25 de Abril é o outro alvo das minhas paixões. Será um defeito, o de me apaixonar por aquilo que amo efectivamente, mas é um facto a que não consigo fugir!

Porquê esta introdução, aparentemente despropositada? Para afirmar que estes 46 anos de Abril me vão custar mais a passar!

Confinado em casa, juntamente com a minha mulher, não vou poder encontrar-me fisicamente com os amigos e companheiros de Abril, recordar as alegrias e as decepções vividas, afirmar a vontade e a determinação em continuar a luta pelos valores que nos fizeram avançar para uma epopeia de que continuamos a orgulhar-nos, com muita honra.

Olhamos para trás, saudamos as enormes transformações que o nosso País teve, os avanços alcançados, os retrocessos sofridos, o que foi feito e o que, para além do que, feito, foi destruído, o que ficou por fazer, o que ainda almejamos alcançar!

Portugal é hoje um país muito diferente, para melhor! É um facto indiscutível, por muito que os saudosistas da ditadura, agora com novas roupagens, tentem dizer o contrário! Estamos melhor, mas, outro facto indiscutível, podíamos estar bastante melhor! Nomeadamente no campo da justiça social, sem a qual não há democracia a sério!

As liberdades são importantes, são fundamentais, mas a justiça social, alicerçada numa maior Igualdade é essencial, pois a Democracia não pode ser encarada como um objectivo em si própria, tem de ser vista como um instrumento para construir uma sociedade melhor, uma sociedade mais humana!

Sabemos que isso só se alcança com Liberdade, com Verdade e com Coragem!

São esses os valores que, também na área do Desporto, têm de orientar-nos, para alcançarmos o objectivo final que é precisamente o da Felicidade!

Falei de Desporto, porque considero que todos esses objectivos são mais fáceis de alcançar se tivermos um corpo e um espírito sãos! E, para isso, o Desporto, nas suas variadíssimas modalidades, é um instrumento fundamental!

Um Desporto são, não o que, como lamentavelmente muitas vezes acontece, aliena e embrutece os seus praticantes e adeptos! Nestes casos, estamos perante espectáculo e não Desporto!

É também uma luta que os amantes do Desporto têm de desenvolver. Desporto que teve um extraordinário incremento com o 25 de Abril. Mas que, tal como em muitos outros sectores da sociedade, sofreu retrocessos e desvios.

Neste 25 de Abril, passado em plena ‘guerra’ viral e global, através de Record, quero manifestar a minha esperança de que, também aí, na área do Desporto, possamos caminhar para um Mundo diferente, um Mundo melhor!

25 de Abril. Sempre
Um abraço de Abril!»

Sempre!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Em dia de confinamento...

    Viva Abril...
    Viva a Liberdade...!!

    Boa saúde meu amigo, para si e sua família...
    Boa saúde para todos os sportinguistas...(e para todos os outros...)

    Sporting Sempre...!!
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em confinamento, as celebrações do Liberdade voltaram a emocionar-me, amigo Max! Tenho datas marcantes na minha vida: o casamento, o filho, enfim... Mas o 25 de Abril em cada ano que vai passando, faz-me recordar um dia da minha vida que nunca mais esquecerei: sentado nesse dia em frente do televisor, não tenho vergonha, antes orgulho de dizer, que as 'benditas' das lágrimas me rolaram algumas vezes pela cara abaixo!...
      Para o amigo também desejo muita saúde e a toda a sua família!...

      Sporting Sempre!...
      Grande abraço e SL

      Eliminar
  2. Celebrar Abril, é recordar o transbordante e incontido sentimento de Alegria.
    Nessa madrugada libertadora, estava a estudar de noite e com o rádio ligado.
    Tinha esse gosto interiorizado e fazia directas para as aulas do secundário de acesso ao Técnico (com 18 anos).
    A partir das 5 horas da manhã, informei minha falecida mãe do que se estava a passar.
    Ficou muito assustada e receosa por meu pai (funcionário público), dado que tinha ido trabalhar fazendo o turno da noite.
    Pior ficou, em pânico, quando logo pelas 7 h saí e disse que iria e fui mesmo, para o quartel da Legião Nacional - na Penha de França, porque queria justiça e "vingança" sobre aqueles vampiros, torturadores e "bufos" que lá se aquartelavam e esconderam.
    Foi o dia mais esplendoroso desta passagem por este Mundo, que me aliviou do temor que me acompanhava e não entendia, por estar próximo o momento de ser mobilizado para a guerra colonial.
    Há poucos meses atrás, tinha participado de uma RGE estudantil, onde particularmente marcara posição contra a guerra colonial.
    Muito mais relatos e vivências, poderia narrar sobre esses inolvidáveis momentos que a memória gravou para a perenidade dos tempos.
    E um dos Amores desta Vida, foi o primeiro Campeão Nacional em regime de Liberdade - o incomparável Sporting CP.
    Abril, Sempre
    Sporting Até Morrer
    Grande Abraço Leonino, ilustres Sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um texto arrepiante! Obrigado "Rumo Certo - Ventos Favoráveis"! Dez anos mais velho, não me coube "sorte" igual. Para não ser mais um entre os milhares e milhares a quem o "botas" traçou tal destino, apenas me restavam dois caminhos: dar o salto para longe ou abraçar a única carreira que me poderia livrar desse destino. Ao ingressar na Escola Náutica, já não tive de assentar praça em Mafra nesse mesmo ano. Concluído o curso de dois anos, seis anos de serviço na Marinha Mercante, foram a troca que me exigiram. Preferi e ao fim dos seis anos, calcorreei os sete mares durante mais 24. Já não tive força para abandonar e voltar ao percurso inicial. Caíram por terra muitos sonhos, obrigado a seguir uma carreira em que nunca tinha pensado. Mas não tive alternativa...

      O 25 de Abril terá sido a minha "vingança"! Por isso me emocionou tanto o seu relato!...

      Um grande e Leonino Abraço.
      Abril, Sempre
      Sporting Até Morrer

      Eliminar
  3. Abril, Sempre
    Madrugada libertadora que jamais esquecerei, por a ter acompanhado intensamente via rádio ao longo de mais uma noitada directa de estudo, com um incontido e desmesurado sentimento de ansiedade e Alegria.
    Era um jovem (com 18 anos) que frequentava o Secundário, e alimentava a esperança de não ir para a guerra colonial.
    Por medo, e porque não compreendia a lógica, o sentido e os fundamentos da mesma.
    Desde que lera um livro clandestino, ilustrado com fotos a preto e branco da guerra colonial, com algumas das atrocidades cometidas pelo exército português contra populações indefesas em aldeamentos de palhotas, a minha alma, corpo e espírito, adquiriram uma pequena conscientização do que era injusto, desumano e errado.
    Tal, implicou e contribuiu, para de forma clara e inequívoca, me posicionar contra o regime e a guerra.
    Por acréscimo, minha mãe falava de um primo que falecera em combate e não regressara da guerra.
    Acontecimentos que marcaram de forma indelével a minha sensibilidade, moldando a personalidade e o caracter.
    Para além de participante activo na rua nesse dia Histórico, alguns dias depois, o nosso Grande Amor e incomparável Sporting CP, sagrava-se Campeão Nacional de futebol, em Liberdade.
    Obrigado aos corajosos, destemidos e honrados Capitães de ontem e de hoje, que no âmbito das duas actividades continuam a promover actos de humanismo, solidariedade e ajuda, que a História regista e há-de perpetuar.
    Bem-Haja Capitães.
    25 de Abril, Sempre.
    Forte e Fraterno Abraço Leonino.


    ResponderEliminar