segunda-feira, 6 de abril de 2020

Não será tempo de chamar os bois pelos nomes?!...


Futebol por baixo da mesa

«O futebol português já não sabe viver sem jogadas subterrâneas. Está no sangue da maior parte dos dirigentes e nem a pandemia consegue unir os clubes em torno do mesmo objectivo. A palavra que me vem à cabeça é... selva. São muitos os discursos bonitos, muitas as reuniões em que parece tudo bem, mas as jogadas por baixo da mesa são quase sempre uma realidade.

Enquanto Federação e Liga tudo fazem para criar condições – e sabe-se como isso é difícil – para que os campeonatos profissionais regressem e com isso os emblemas nacionais não percam os milhões pagos pelos operadores televisivos, há clubes que trabalham com um olho no burro e outro no cigano. Se o facto de não haver mais jogos ajudar as suas pretensões (as suas, apenas as suas e as de mais ninguém) estão prontos para na sombra dinamitarem o regresso. Ou a tentativa. O regresso depende mesmo do vírus.

As declarações públicas são feitas um pouco aqui e ali. Ninguém assume que gostava que não se jogasse mais para que a sorte lhe sorria de forma egoísta. É a saúde e apenas a saúde que está em causa, dizem. É pena que nem a pandemia consiga aproximar as pessoas. Que o ódio continue latente. É a vida, dizem. A deles, pelo menos. Porque é possível ser melhor. É mesmo.»

Vago. Demasiado vago. Quase hermético, para poder mexer as águas! Assim ficamos todos na mesma, Bernardo Ribeiro. Na ignorância...

Não será tempo de chamar os bois pelos nomes?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário