sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Uma legenda eterna do judo português e do Sporting!...





Jorge Fonseca é campeão do mundo de judo

Novo campeão do Mundo de judo na categoria - 100 Kg não teve uma vida fácil. Quer ser polícia, superou um tumor e sonha com os Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca é campeão do mundo de judo. Tinha o campeonato do Mundo "entalado na garganta" depois de um sétimo lugar conquistado nos anteriores mundiais. No Japão vingou-se e conquistou o título mundial na categoria de -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov na final da competição, disputada em Tóquio. O judoca acaba o combate a dançar, como poderá ser visto no vídeo.


O judoca do Sporting, que nasceu em São Tomé e Príncipe, chegou ao combate decisivo ao derrotar azeri Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico no Rio2016 e europeu em 2014, nas meias-finais, por waza-ari, depois de ter superado, nos quartos de final, o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon, em 3.15 minutos.

Antes, Jorge Fonseca já tinha derrotado o chileno Thomas Briceno, o indiano Avtar Singh e o irlandês Benjamin Fletcher, assegurando a segunda medalha de Portugal nos Mundiais de 2019, que estão a ser disputados em Tóquio, depois da prata conquistada por Bárbara Timo em -70 kg, na quinta-feira.

Uma legenda eterna do judo português e do Sporting!...

Leoninamente,
Até á próxima

2 comentários:

  1. Legenda???Ou lenda?Tás todo queimado.

    ResponderEliminar
  2. À atenção da desgraçada e infeliz iliteracia deste "balakov" de meia tijela que, afastado compulsivamente, por mor da ralé onde chafurdou durante anos, dos direitos e regalias de que se presumia detentor, terá descurado o alimento imprescindível do bem com que a Natureza o premiou à nascença e hoje apenas saberá zurrar:

    le·gen·da
    (latim legenda, o que deve ser lido, plural neutro de legenda, -us, -um, gerundivo de lego, -ere, ler)
    substantivo feminino
    1. Informação escrita que comenta ou ajuda a compreender, identificar ou interpretar uma imagem, um mapa, etc. = DÍSTICO, LETREIRO, RÓTULO

    2. Dístico ou inscrição, em medalha, moeda, monumento.

    3. Texto que acompanha imagens de filme, programa, espectáculo, etc., para fazer a tradução do que é dito em língua estrangeira ou para facilitar a identificação ou compreensão de algo.

    4. Narrativa escrita ou oral de factos ou coisas fantásticos, muito duvidosas ou inverosímeis. = LENDA

    5. [Religião] Relato da vida de um santo. = LENDA

    6. [Religião] Obra que contém relatos de vidas de santos. = LEGENDÁRIO


    "legenda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/legenda

    ResponderEliminar