domingo, 4 de agosto de 2019

Cumpra com decência a sua obrigação!...


Favoritismo

«Um dérbi entre Benfica e Sporting para começar a época é sempre um excelente cartão de visita. Os dois rivais lisboetas chegam ao Algarve com estados de espírito diferentes, culpa dos resultados de pré-temporada e também das dúvidas geradas pelos mais recentes dias de mercado em Alvalade. Mas o que aconteceu até agora está longe de ser um factor decisivo do encontro desta noite.

Frente ao Liverpool, o adversário mais forte que qualquer equipa portuguesa defrontou esta pré-época, viu-se um leão com qualidade, capaz de criar várias oportunidades de golo frente ao campeão europeu. Subestimar o valor de uma equipa assim é um erro, até porque o Sporting de Marcel Keizer revelou-se especialista na época passada a jogar como ‘underdog’ em partidas a eliminar – derrotou duas vezes o FC Porto nos penáltis (um cenário que não deve ser excluído esta noite...) e virou a eliminatória da Taça de Portugal diante do Benfica. Quem tem Bruno Fernandes e Mathieu tem sempre boas hipóteses de ganhar.

O Benfica mantém a matriz trazida na época passada por Lage e tem essa estabilidade a seu favor. Mas, pesem as vitórias e alguns excelentes períodos na International Champions Cup, houve momentos de algum desnorte defensivo e há dúvidas sobre a parceria de ataque entre De Tomas e Seferovic. As águias são favoritas, claro, mas não tanto como se tem feito crer.

Uma nota apenas para o clima pacífico que tem antecedido este dérbi. Seria um grande sinal para o que resta da temporada se continuasse assim durante e após o jogo. Que vencedores e vencidos saibam estar à altura do momento.
(Sérgio Krithinas, Saída de Campo, in Record)


Era assim que a minha saudosa avó fazia o cafézinho pela manhã! Lembro-me bem da cafeteira 'prantada' sobre a 'trempe' e a velhota remexendo com uma colher até que a fervura atingia o ponto, a espuma acastanhada começava a subir e toca de despejar água fria até a mistura acalmar! Depois de colocada a tampa, uns bons minutos para que as borras do café descessem até ao fundo e, enquanto o típico cheirinho inundava a velha cozinha com o chão térreo forrado a junco, já cada um dos netos tomava o seu lugar na mesa, sem reboliço, sem agitação, com a devida educação, que a colher-de-pau todos sabíamos onde estava ...

Sérgio Krithinas também entendeu necessário colocar água fria nas 'fervuras' de um exacerbado favoritismo que tem andado por aí! Talvez faça bem a muita gente, sabemos nós todos quem, que parece não ter aprendido a lição da ainda recente segunda mão da eliminatória da Taça de Portugal! Cabelos longos e ideias e memórias curtas, como dizia o Donovan!...

Só desejo que o senhor advogado, mais logo investido no papel de juiz, honre as duas classes a que pertence, esqueça a maldade do apelido italiano que há muito lhe colocaram e...

Cumpra com decência a sua obrigação!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Muitos parabéns. Excelente escrito. Veio-me à memória o cheiro. E também me veio à memória pelo que parece que para a semana Bruno Fernandes nem cheiro. O rapaz merece, o Sporting também, nós é que não sei.

    ResponderEliminar