sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Bem-vindo a este modesto e despretensioso cantinho!!!...


A falta de nível do futebol português

«A Associação Nacional de Treinadores (ANTF), liderada por José Pereira, esgotaria o seu crédito se, depois da posição tomada sobre a contratação de Jorge Silas pelo Sporting, não fizesse o mesmo em relação a Rúben Amorim, ex-jogador do Benfica e recentemente ‘promovido’ pelo SC Braga para ocupar a vaga resultante do despedimento de Ricardo Sá Pinto.

1 - Já uma vez abordei este tema e o ponto está exactamente na questão relacionada com aquilo que é a actividade da um treinador de I Liga. Faz algum sentido que os treinadores sem o nível IV possam fazer TUDO o que está relacionado com a actividade de uma equipa do escalão maior do futebol em Portugal MENOS colocar o seu nome como treinador principal dessa equipa nas respectivas fichas de jogo?! É absurdo e, convenhamos, até um bocadinho estúpido. Se treinadores SEM o nível IV podem liderar, em equipas técnicas, treinadores COM o nível IV, estamos afinal a falar de quê?!

2 - Quer dizer: Jorge Silas e Rúben Amorim dão os treinos aos jogadores que com eles trabalham (quase) todos os dias, gerem os recursos e as convocatórias como bem lhes aprouver, acabam por decidir tudo o que se passa na hora-e-meia de cada competição, incluindo as substituições, mas o seu nome não pode constar nas respectivas fichas de jogo nem estão autorizados a falar em ambiente de ‘flash interview’. Isto faz sentido?

3 - Todas as profissões têm as suas especificidades e a do futebol talvez encerre uma ainda maior, porque o futebol tem as suas regras próprias e não é por acaso que ele é genericamente reconhecido como um ‘estado dentro do próprio Estado’. Os regimes jurídicos legitimam esta actividade mas já se percebeu há muito que o futebol — não estando sozinho — tem um grave problema de autorregulação e os governos fecham os olhos e fazem de conta que os incêndios, quando existem, devem ser apagados pelos próprios pirómanos, quando é caso disso. E é muitas vezes ‘caso disso’.

4 - Vem isto a propósito da parte mais relevante — e quiçá mais desinteressante para a opinião pública — do comunicado emitido pela Associação de Treinadores: "A ANTF irá propor ao Governo a alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas, no sentido de ser retirada aos clubes (Liga) a autonomia que, presentemente, lhes assiste para decidirem em causa própria em matérias tão sensíveis como a elaboração do regulamento de competições, assim como as consequências do seu incumprimento".

5 - Este é um ponto essencial, que defendo há muitos anos nas minhas intervenções públicas: os clubes, com escassa ou nenhuma capacidade para separar o trigo do joio e orientar a sua acção no sentido da implementação e protecção das boas práticas, não podem continuar a decidir em causa própria. Os quadros sancionatórios, por exemplo, são ridículos e irrelevantes. Os clubes, em Portugal, nem conseguem debater a ideia de que a protecção do futebol só se faz se os órgãos decisórios e as instituições tutelares tiverem a capacidade de punir comportamentos que não se coadunam com o espírito do jogo, cujo expoente máximo se encontra na Premier League, em Inglaterra.

6 - Ora se os clubes em geral, dominados pelo poder dos mais fortes, não são capazes de pôr termo a esta desconformidade, alguém tem de dizer que o rei vai nu. O organismo liderado por José Pereira colocou o dedo na ferida. Mas temo que fique a falar sozinho, porque o poder político é estruturalmente fraco (e ainda mais fraco quando estão em causa grandes poderes) e os clubes dominantes querem continuar a fazer o que lhes apetece em relação aos clubes que controlam. É claro que a Liga tinha de… estranhar!

7 - E é aqui que entra António Salvador, presidente do SC Braga. Que fez aquilo que os regulamentos (NÃO) permitem. Salvador fez aquilo que lhe apeteceu como Varandas já havia feito, com a contratação de Silas. Não se passa nada. Há sempre um Vital ou um Ferro capazes de dar a cara pelos (in)cumprimentos. E a banda segue, enquanto não houver vontade política para pôr cobro a mais esta fantochada. Sim, estamos a falar de fantoches e bonecos articulados, que fazem parte de um sistema que, este sim, coloca em causa, permanentemente, a Verdade Desportiva. A incapacidade de mudar é chocante.

8 - O despedimento de Ricardo Sá Pinto - mesmo com um desempenho fantástico na Liga Europa — estava anunciado. A ‘chicotada’ imposta por Abel Ferreira impunha uma decisão rápida. Uma decisão não amadurecida. E percebe-se agora que Rúben Amorim, para além das suas capacidades, teve sempre altíssimo patrocínio.

9 - Não é fácil, convenhamos, mas António Salvador não conseguiu levar o G-15 para o patamar que o futebol português necessitaria e está a meio da ponte entre os apoios ao Benfica e ao FC Porto.

10 - Os danos da ‘falta de nível’ de Jorge Silas e Rúben Amorim serão sempre inferiores aos danos da falta de nível do dirigismo desportivo. As dependências e as teias não deixam, internamente, o futebol português respirar. Voltarei ao tema. Feliz 2020!

JARDIM DAS ESTRELAS ** (2 estrelas)

Os tempos de Carvalhal

Notas (e protagonistas) de fim de ano:

ANTÓNIO SALVADOR - Demasiado a meio da ponte. Demasiado ‘jogador’. Quer ficar na história? Então seja mais incisivo sobre aquilo que pretende para o futebol português!

BRUNO FERNANDES - Muito boa a entrevista ao Record. E comece a pensar em tirar o título para ser treinador, porque há duas ‘skills’ que não enganam: liderança e poder de comunicação.

BRUNO RIBEIRO - A honra e a dignidade não valem nada, no futebol em que… ‘vale tudo’?!

CARLOS CARVALHAL - Genuíno, com espírito de futebol positivo, decidiu regressar a Portugal, depois de achar que o oxigénio que armazenou em Inglaterra seria suficiente para respirar, livremente, no futebol português. Não é. Este ambiente na bola indígena é pútrido, venenoso e sufocante. É uma questão de tempo. Ninguém com capacidades fica aqui muito tempo.

JORGE JESUS - Percebeu tarde que Portugal é um grande país mas que há outras realidades para além do Benfica, Sporting ou FC Porto. Foi preciso sair de Portugal para adquirir uma nova dimensão. E ainda estará a tempo de conquistar a… Champions? Dependerá do próximo passo e da capacidade — no mercado - daqueles que o rodeiam.

RÚBEN AMORIM - O ‘nível 4’ ou outro qualquer não oferece aos treinadores competências essenciais ao nível da liderança e da comunicação, e por isso vamos ver até que ponto esta escolha de Salvador não é essencialmente… política.

O CACTO - Erros graves

Erros gigantescos de arbitragem na Taça da Liga: golo anulado a Piazon (por André Narciso), a prejudicar gravemente o Rio Ave no jogo com o Gil Vicente (VAR precisa-se!), o que desencadeou a reacção atípica de Carlos Carvalhal; expulsão de Bolasie em Portimão, com a agravante da expulsão ter sido resultante de uma descarada e grosseira simulação do jogador Willyan; e, na Taça de Portugal, no FC Porto-Santa Clara, dirigido por Fábio Veríssimo/Luís Ferreira (VAR) falta de Corona no único golo da partida. No caso do jogador do Portimonense, por se tratar de uma questão disciplinar, espera-se que o depoimento de João Pinheiro ajude a repor a verdade: Bolasie despenalizado e… Willyan castigado, por ferir a ética desportiva.»
(Rui Santos, Pressão Alta, in Record, hoje às 20:40)


Contra raios e coriscos e enquanto for capaz de hastear aquela que entendo ser a 'bandeira de verdade', Rui Santos continuará a ser...

Bem-vindo a este modesto e despretensioso cantinho!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Mas também é o meu cantinho. Com falhas, com emoção, com reacções a quente mas sempre cheio de genuíno sportinguismo. Forte abraço a todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo, por compreender as minhas "falhas", a minha incontrolável "emoção" e as minhas recorrentes "reacções a quente", quiçá de certa maneira compensadas por um sportinguismo a que me faz a justiça de considerar "genuíno"! Nunca saberá porventura o estímulo que acaba de me 'oferecer', para continuar esta luta e este sacrifício diários, por mor de um dos grandes amores da minha vida, já longa e, felizmente, preenchida...
      Bem haja Leão da Marisol!

      Eliminar
    2. Peço desculpa ao Leão de Marisol por utilizar as suas palavras:
      "Mas também é o meu cantinho. Com falhas, com emoção, com reacções a quente mas sempre cheio de genuíno sportinguismo. Forte abraço a todos os sportinguistas".

      Eliminar
  2. O caro Álamo convidará quem bem entender para sua casa, como é lógico!! Na minha nunca este "artista" entraria, ou, em caso de conseguir entrar. sairia de lá corrido ao pontapé!! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o 'prisma' através do qual cada um de nós, Rinaudo e eu próprio, aprecia a figura do homem e do jornalista Rui Santos, será substancial e profundamente diferente! Atribuo essa diferença a razões que prefiro reservar para mim, consolidadas ao longo dos últimos pares de anos e que começarão pelos legítimos e genuínos afectos de Rui Santos que nunca o terão impedido de ser um dos melhores, mais isentos e corajosos jornalistas da nova geração, mas que, de modo flagrante, parecem não ser do conhecimento do jovem e/ou inexperiente, ou pouco conhecedor, ou menos informado, Rinaudo, como por exemplo uma entrevista que Rui Santos concedeu em 1992 à revista K, fundada por Miguel Esteves Cardoso e referida mais tarde no blog do jornalista Pedro Rolo Duarte, em que Rui Santos afirmava, taxativamente e sem substerfúgios ou tergiversações, ser adepto do Sporting, por influência do seu tio Vitor Santos, antigo jornalista de A Bola e não ver em absoluto nenhum antagonismo ou incompatibilidade, entre o seu profundo e sentido sportinguismo e o enorme respeito pela grande instituição que sempre foi e será o SLBenfica.
      É mais do que provável que Rinaudo desconheça por completo as razões pelas quais Rui Santos foi afastado do jornal A Bola, após 26 anos de profícuo e credenciado trabalho - chegou a Chefe de Redacção! -, depois de ali iniciar aos 16 anos, com a publicação em 12 de Janeiro de 1976 do seu primeiro artigo, a sua carreira de jornalista. Como desconhecerá muitas outras coisas importantes e de considerar por extremamente relevantes, acerca do carácter e da competência deste jornalista quando, de ânimo leve e desconcertante para quem conhece o suficiente da carreira, da personalidade, do carácter e dos excepcionais graus culturais e de conhecimento específico do futebol e do desporto em geral, de Rui Santos, afirma que "na sua casa este 'artista' nunca entraria ou, em caso de conseguir entrar, sairia de lá corrido ao pontapé"!...
      Não tenho Rinaudo por mentiroso, mas custa-me a crer que algum dia fosse capaz de fazer o que afirma neste seu comentário, a um sportinguista qualquer, quanto mais a Rui Santos, se efectivamente não desconhecesse por completo TUDO o que com ele se relaciona. SL

      Eliminar
  3. Caro Álamo, antes de mais , os meus agradecimentos por me considerar "jovem e/ou inexperiente, o que, para quem está a 3 anos de fazer 60 não deixa de ser refrescante!! Tem é o inconveniente de eu me lembrar muito bem de todos os episódios por si referidos e referentes ao personagem em questão!!! Se há umas décadas sofreu na pele por ter afrontado o Sistema vermelho e o seu 1º Ministro no jornal oficioso do clube da Luz, incorrendo na ira do inenarrável Serpa, isso terá contribuído para o seu processo de reeducação e recondução ao redil da querida família vermelha!!! Hoje em dia são loas atrás de loas, branqueamento atrás de branqueamento, uma "Liga da verdade (?) " mentirosa e absolutamente desonesta!!!!
    Quanto a este personagem ser do nosso Clube; deixo aqui este excerto de uma entrevista dada à revista Visão em 2017:
    "Nos anos 90, admitiu ser simpatizante do Sporting e gostar muito do Benfica.

    Essa entrevista foi duplamente tirada de contexto. Primeiro, eu disse e reafirmo que sou oriundo de uma família sportinguista. Foi interpretado como a minha opção clubística. Segundo, quem a veiculou no espaço público, na época passada, fê-lo a mando da direção de comunicação do Benfica da altura [chefiada por João Gabriel], para desacreditar a minha opinião no âmbito do “caso Jorge Jesus” e fazer prevalecer a ideia de que as críticas resultavam do facto de eu ser do Sporting. Falso e desonesto. Essa gente está habituada a manipular, a condicionar e a coagir as pessoas. E a capturá-las. Tentaram fazê-lo comigo. Não funcionou. E, como não me deixei amestrar, a solução foi colarem-me ao Sporting. São fracos. Utilizam a força social dos clubes que lhes pagam para exibirem as suas fragilidades e misérias."
    Fica aqui o link para que não lhe restem dúvidas:
    https://visao.sapo.pt/desporto/2017-05-01-Rui-Santos-Como-nao-me-deixei-amestrar-a-solucao-foi-colarem-me-ao-Sporting-1/
    Sim caro Álamo, ainda que fosse do Sporting, de bom grado o correria de minha casa ao pontapé!!! A ele como a muitos sportinguistas de meia tigela!!
    Aliás, e em conclusão; A criatura diz que não tem Clube, o que sinceramente, me faz lembrar os árbitros "amigos" do FCP e que também nunca tinham Clube, ou eram do clube da terrinha, com excepção daqueles que se diziam Sportinguistas e só nos prejudicavam!!
    Vê, meu caro, vantagens de ser quase sexagenário, a desvantagem é ser quase sexagenário!!
    SL

    ResponderEliminar