quinta-feira, 23 de novembro de 2017

"Senhores árbitros, não se façam de sonsos"!...


OS ÁRBITROS, A CHAMPIONS E JESUS

«Os árbitros têm todo o direito de se defender, bem como de decidir formas de luta que entenderem como justas. Anunciaram uma greve que poria ao nível do amadorismo a próxima jornada da Liga, mas recuaram, apresentando pedido de dispensa no espaço de 20 dias. Tenho escrito sobre o clima de insanidade que ensombra o futebol português e é natural que haja um ambiente intimidatório e persecutório sobre os homens do apito. Ora, isto não é novo, vem de décadas, sempre houve suspeições e desconfianças. O que é inovador, para mal, são as armas da comunicação dos clubes diariamente a meterem lenha na fogueira.

Porém, existe um lado da equação que não podemos escamotear. Só é árbitro quem quer, ninguém se mete entre 22 homens porque lhe apontaram uma arma à cabeça ou porque foi violentado. Quem entra nesta profissão, e a arbitragem é uma profissão não é carolice, fá-lo por gosto e porque quer melhorar a sua vida. Um árbitro em Portugal já não é um coitadinho, aufere 2.500 euros por mês de salário base e recebe um subsídio por jogo do primeiro escalão de 1.342 euros. Podem dizer que noutros campeonatos a realidade é diferente, mas também a valorização dessas ligas é maior, os direitos televisivos que se pagam aos clubes são muito superiores.

Vejamos: em Espanha os árbitros recebem 15 mil de salário base e 3.700 euros por partida; em Inglaterra 11.300 e 1.300; na Alemanha 6.583 e 5.000 por jogo; e em Itália 6.666 mais subsídio de 3.800, se calhar muitos leitores não conheciam esta realidade. Quem vai para árbitro conhece todos os campos em que se vai meter, os relvados e o que se passa nos media, e o que é certo e um facto clarinho é que nem 90 por cento das pessoas que vão aos estádios recebem por mês o que eles ganham. Claro que eu também desejo paz no desporto-rei, mas não se façam de sonsos, não tratem as pessoas como imbecis e ganhem uma maior dose de sangue-frio.

Na Champions, o Porto está competente e depende se si próprio para passar aos oitavos-de-final, o que não é coisa pouca. O Sporting em 5 jogos ganhou 2 e deixou excelente impressão nos outros 3, num grupo com Barcelona e Juventus. O Benfica tem zero pontos, uma tragédia, e, como bem disse ontem aqui o Rui Malheiro, "o problema não está no esquema táctico, mas sim na crise de rendimento que já era visível há muito tempo".

Jorge Jesus brilhou numa grande entrevista ao Daniel Oliveira. O lado humano de um excepcional treinador. E ele referiu um artigo que leu no Record a seguir ao jogo com a Juventus. Eu intitulei esse artigo "Jesus é muito grande" e para lá de mestre da táctica escrevi que mesmo os seus erros de português não lhe tiram a aura de excelente comunicador, porque sabe do que fala. Se alguém tinha dúvidas das suas virtudes de comunicação, revejam a entrevista à SIC. Está lá tudo.»

Ora ai está aquilo que eu me tenho desunhado a pedir aos deuses que alguém tivesse a coragem de dizer ou escrever: Quantos portugueses têm a possibilidade de auferir quase 7.000 euros por mês?!...

"Senhores árbitros, não se façam de sonsos"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Aconselho vivamente a leitura do 'Leão de Plástico' acerca da corja que manda neste futebolzinho da treta... (o texto que eu gostaria de ter escrito)

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de comentar por comentar e só o faço quando tenho a impressão de acrescentar algo que até pode estar errado. Não conhecia os salários dos árbitros mas (sobretudo na Espanha) acho um exagero. Por acaso assisto a suficientes jogos da La Liga para poder afirmar que os árbitros espanhóis são de qualidade equivalente à dos portugueses e dos demais árbitros (exceptuando os ingleses) de forma geral.
    Notei no jogo de ontem do Sporting com o Olympiacos que o árbitro tentou "eliminar" o Sporting mas não conseguiu. Os cartões amarelos foram um indicador mas a validação do golo do Olympiacos foi o cúmulo pois foi notória a colocação de Pardo (?) em fora de jogo impedindo a visão a Patrício.
    Quanto ao futuro espero sem verdadeiramente acreditar que o Sporting siga na LC. Mesmo com o Barça a jogar com os tradicionalmente suplentes.
    Mas valeu a pena e estou orgulhoso de ser sportinguista!

    ResponderEliminar