terça-feira, 7 de novembro de 2017

Antes que sucumbam todas as galinhas dos ovos de ouro!...


Cristiano Piccini - Aposta clara de Jorge Jesus no onze titular do Sporting, está a contas com uma contractura na coxa esquerda. Após algum tempo afastado, poderá regressar no próximo compromisso do Sporting para a Taça de Portugal.
Jeremy Mathieu - Uma das figuras do Sporting neste início de temporada, Mathieu foi substituído no final do jogo em Vila do Conde. O defesa francês recupera de uma lesão nos gémeos da perna direita mas, à semelhança de Piccini, pode regressar já no próximo jogo.
William Carvalho - O internacional português também acusou o desgaste. A contas com mialgias de esforço, o trinco ficou de fora na recepção à Juventus e ao Braga. A lesão não é grave, mas tem de ser gerida da melhor forma para que William regresse no pleno de forma.
Fábio Coentrão - Um dos casos mais complicados do Sporting. Não por se tratar de uma lesão grave, mas pelo facto do jogador ter estado sem jogar com regularidade. Jorge Jesus já admitiu que a condição física de Coentrão inspira cuidados e por isso mesmo o esforço tem sido cuidadosamente gerido. Ficou de fora frente à Juventus e Braga, mas deverá estar apto para o próximo compromisso dos leões.
Sebastian Coates - O patrão da defesa leonina sofreu uma lesão no adutor da perna direita e foi por isso dispensado da selecção, havendo dúvidas sobre o tempo de recuperação.
Marcos Acuña - Um dos reforços mais sonantes do Sporting para esta temporada contraiu uma lesão muscular na recepção Braga, tendo mesmo de ser substituído e dispensado também da selecção albiceleste. É a situação mais preocupante quanto à recuperação.
Bas Dost - O goleador holandês é o último desta lista. Tal com Acuña, o jogo diante do Braga deixou marcas. A lesão muscular também originou a dispensa por parte da selecção holandesa mas há alguma esperança de que a sua recuperação seja breve.

Tomando como padrão de comparação o guarda-redes Rui Patrício, titular em todos os jogos das duas competições mais importantes e que, compreensível e naturalmente, dadas a exigência da posição que ocupa no terreno e a sua específica e singular intervenção no jogo, será o último a acusar os efeitos das cargas de treino e competição dispendidas pelo "núcleo duro e restrito" que Jorge Jesus, recorrente, sistematica e inevitavelmente se habituou a utilizar ao longo dos últimos três meses, não será muito difícil de entender como natural a onda de lesões musculares que repentinamente irrompeu pela "enfermaria" chefiada pelo doutor Frederico Varandas.

E se a este primordial factor somarmos a não menos importante e desgastante solicitação a que esse mesmo "núcleo duro e restrito" de jogadores é sujeito por força das cíclicas e cada vez mais repetidas e quase abusivas chamadas às respectivas selecções nacionais, ver-nos-emos confrontados com uma absurda e porventura inexequível quadratura do círculo a que nenhuma metodologia de treino e rotatividade que possam ser perseguidas pelo responsáveis técnicos dos clubes serão capazes de dar resposta.

Perante esta realidade que cada vez mais assume contornos absolutamente surreais, ou os clubes de maiores projecção e ambição em cada país, recorrem ao dobro do investimento de forma a duplicar também, em quantidade e qualidade, esses mesmos "núcleos duros e restritos" de atletas, ou os campeonatos passarão a decidir-se por exaustão, de que o Brasil 2014 terá sido um bom exemplo!...

Ai UEFA, ai FIFA, valham-vos os deuses...

Antes que sucumbam todas as galinhas dos ovos de ouro!... 

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário