quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Obviamente demita-se Augusto Baganha!...



VIRAM POR AÍ O GOVERNO?

«A notícia da possível interdição do Estádio da Luz deixou, pelo menos, uma coisa bem clara: o que move as pessoas que nos governam. Foi manchete num jornal nacional, desmentida por fonte oficial do Benfica e alvo de total silêncio pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A entidade responsável pelo alegado castigo foi incapaz de vir a público esclarecer se havia interdição ou se era tudo mentira.

Entrámos numa era em que mais do que ser, importa parecer. Os nossos governantes, e aspirantes a governantes, gostam de aparecer nas fotografias de glória, ao lado de desportistas que conseguem os seus feitos graças ao esforço individual e dos clubes que representam. Mas quando a coisa aquece, mesmo que seja um tema obviamente importante como seria a possível interdição do estádio do clube mais popular em Portugal, todos fogem. Da fotografia e das explicações.

O futebol é o assunto mais transversal na sociedade portuguesa, possivelmente o único que consegue juntar à mesma mesa de discussão pobres e ricos, velhos e novos. Para os governos, e o problema não é um exclusivo deste, só lhes interessa quando é para dar palmadinhas nas costas.

Quando o tema é mais delicado e é preciso tomar decisões impopulares, todos assobiam para o ar e torcem muito para que a poeira assente. Ao aprovar o novo regulamento de segurança sem dar qualquer explicação, no dia seguinte à divulgação da interdição, o IPDJ apenas lançou mais suspeita para o ar: foi medo do Benfica ou apenas coincidência? Cheira-me que ninguém o vai explicar.»
(Sérgio Krithinas, Bloco Baixo, in Record)

Ainda no postal que há pouco publiquei, deixei por aqui a boa impressão que os últimos trabalhos jornalísticos de Ségio Krithinas me vinham causando. Meu dito, meu feito: em mais uma incursão sobre as últimas novidades "online", entrou-me de rompante pela janela de onde aprecio este mundo podre e asqueroso que nos envolve, a confirmação das palavras que antes havia publicado.

Quantos jornalistas em Portugal, incluindo directores de jornais, seriam capazes  de escrever esta "bomba atómica" que Sérgio Krithinas publicou hoje no jornal Record, ainda o dia era uma criança:

"Ao aprovar o novo regulamento de segurança sem dar qualquer explicação, no dia seguinte à divulgação da interdição, o IPDJ apenas lançou mais suspeita para o ar: foi medo do Benfica ou apenas coincidência?..."

Na certeza de que nem todos seremos aquilo por que nos querem tomar, nem com asinhas de anjo e lugar garantido na "procissão" alguém acreditará, aqui e agora, em "concidências", logo...

Obviamente demita-se Augusto Baganha!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Medo... Muito MEDO... E com certeza, tão certa como eu ser... ZE... com intervenção 'parcimoniosa' ( que até rima com... CRIMINOSA) das mais altas instâncias, vulgo pessoas, do Estado... Este Estado que para ser governado tem de se deixar de... governos...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar