terça-feira, 29 de setembro de 2020

Mais vale cair em graça do que ser engraçado!...



Rafael Camacho 'rouba' a Ristovski o lugar no plantel do Sporting
Macedónio está a ser negociado e já se treina à parte; o português, por seu turno, será reintegrado no plantel principal

«O plantel leonino vai ser alvo de reajustes internos, devido às últimas movimentações de mercado, que, recorde-se, encerra na próxima terça-feira. Ristovski tem propostas oriundas de Espanha, Itália e Alemanha, está a ser negociado e, ao que tudo indica, o seu lugar vai ser preenchido por Rafael Camacho, que até agora treinou no lote dos jogadores dispensáveis.

É justamente neste pequeno grupo de jogadores que Ristovski foi integrado, no final da semana passada, quando se intensificaram as negociações visando a sua saída. Aliás, com a afirmação de Pedro Porro no onze de Rúben Amorim, o defesa, de 28 anos, já nem entrou nas contas para os encontros com Aberdeen e Paços de Ferreira.

A SAD, recorde-se accionou a cláusula de opção do lateral, que está assim vinculado aos leões até Junho de 2024 e blindado por uma cláusula de 50 milhões de euros. O objectivo dos dirigentes leoninos é vender o passe do futebolista por 5 milhões de euros, mas não está afastada a possibilidade de uma cedência temporária, com opção de compra obrigatória.

Solução interna

A saída de Ristovski, ao que tudo indica, será colmatada com o regresso de Rafael Camacho ao plantel principal. Numa primeira fase, os dirigentes leoninos acreditaram que a melhor solução para o jovem, de 20 anos, seria o empréstimo a um clube em que pudesse jogar com regularidade e evoluir, situação que dificilmente vai ocorrer em Alvalade fruto da concorrência no plantel, reforçada ainda pela contratação de Pedro Porro.

O problema é que o vencimento de Camacho inviabilizou algumas possibilidades de empréstimo que foram surgindo e, como é óbvio, o Sporting não está interessado em assumir o pagamento integral do seu salário. Convém assinalar que os responsáveis do clube de Alvalade também equacionaram a possibilidade de negociar o passe por um valor superior aos cinco milhões de euros pagos ao Liverpool há pouco mais de um ano, mas esta oferta nunca chegou.

A reintegração de Camacho também está ligada ao profissionalismo revelado pelo jogador nas últimas semanas. Mesmo a treinar à parte, o ala sempre revelou vontade de se manter na melhor forma física e esta informação chegou a Rúben Amorim. Resta assinalar que o técnico conta com o antigo jogador dos reds para a ala, posição para a qual já foi trabalhado no final da época passada.»
(João Lopes e João Soares Ribeiro, in Record, hoje às 05:31)

A simpatia com que o adepto sportinguista que sou, acolheu o regresso de Rafael Camacho a Alvalade, terá sofrido um rude golpe no dia em este jovem talento entendeu, com um desadequado - a meu ver! - tique de vedetismo, manifestar o seu desagrado, no caso de, eventualmente, poder ser utilizado pelo seu treinador como lateral-direito. Sempre me agradou a disponibilidade de um jogador para desempenhar o lugar que o seu treinador, circunstancialmente ou não, pudesse determinar, independentemente desse lugar lhe agradar mais ou menos. Lembro-me bem do profissionalismo do grande Paulo Sousa, quando um dia lhe foi determinado pelo seu técnico, que assumisse o lugar de guarda-redes numa especial circunstância.

No modelo de jogo que Rúben Amorim estará a pretender implementar no Sporting, não haverá lugar a meu ver, para o lateral-direito clássico, à antiga, cuja preocupação maior e quase exclusiva, era a vertente defensiva. No papel que o técnico leonino deseja ver desempenhado naquele lugar, emerge como primordial a faceta ofensiva, se bem que sem nunca descurar a entreajuda que o 'dono do lugar' terá de prestar aos seus companheiros da defesa, em situação de ataque adversário. Ora, atendendo às superiores características técnicas de Rafael Camacho, julgo que nem o treinador de bancada que serei, teria dúvidas, tal como parece ser o caso de Rúben Amorim, em preferir este jovem talento formado em Alvalade, ao bastante limitado, ainda que voluntarioso e empenhado, Stefan Ristovski.  

Com a integração de Rafael Camacho, Rúben Amorim matará dois coelhos com uma só cajadada: não necessitará de mais nenhum lateral-direito além de Pedro Porro e não deixa partir, sabe-se lá para onde e por quanto tempo, o talento que, todos o sabemos, fomos resgatar e bem, a Liverpool. 

E fica-lhe bem, a ele Rafael Camacho, "o profissionalismo revelado nas últimas semanas" e que poderá até, ironia das ironias, não se ficar apenas por impressionar o seu técnico! É que até para os adeptos sportinguistas...

Mais vale cair em graça do que ser engraçado!...   

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário