sábado, 19 de setembro de 2020

Então, continuemos!!!...



O que custa é a primeira vez! Depois, bem depois, a gente habitua-se. Segundo o líder técnico, "o importante, o foco principal, será formar atletas e estes têm sido inexcedíveis"!...

Dois jogos, duas derrotas, zero pontos, 2 golos marcados, 5 sofridos... 

Então, continuemos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Temos uma boa equipa B, recheada de bons jogadores. Esta equipa de sub-23 é nova. Tem um punhado de jogadores interessantes mas a qualidade média parece muito fraquinha. O campeonato de sub-23 não tem exigência competitiva nem consequência desportiva. A equipa B tem muito mais interesse desportivo e fornece aos jogadores outras armas para a competição a sério. Nos B estão vários e bons candidatos no futuro imediato à equipa principal do Sporting. Os clubes têm centenas de jogadores e depois criam-se competições que não levam a grande futuro para os ocupar. É preferível ter menos e melhores em vez de inventar competições para todas as idades e Sub idades apenas para justificar as “academias” e desenvolver miúdos que depois não têm hipótese de vir a ganhar lugar nas equipas e ter carreiras de relevo. É um logro. Não sei se os clubes fazem estas contas de maneira bem segregada, mas se não fazem deviam fazer. Nem tudo o que parece investimento ou se diz que é investimento e tem retorno o é ou tem retorno, de facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo e em certa medida aceito, a tese que o caro João Gil defende. Contudo, paralelamente, alguma razão terão encontrado os diversos clubes para aceitarem participar nesta competição. E, com benefícios ou prejuízos, lá vão competindo o melhor que serão capazes. Perdoar-me-á certamente o caro, o facto de eu não conseguir deixar de lamentar que o Sporting, uma vez que entendeu assumir o projecto, não mostre a dignidade que lhe exigem os seus pergaminhos. Para fazer a 'triste figura' a que todos assistimos, mais teria valido não ter mostrado disponibilidade para fazer parte da competição. O que será que faz correr todas as restantes equipas e não tenha o condão de fazer correr o Sporting?!...
      Sinto-me triste, como sportinguista, com toda esta situação...
      SL

      Eliminar
  2. Os sub 23 tem muitos jogadores ainda em idade júnior. A equipa, lá mais para a frente, vai melhorar. A aposta é na equipa B que nunca deveria ter sido extinta.
    Ainda agora, com a calmidade Covid, 8 jovens foram e inscritos na Liga Europa o que quer dizer : vai haver jogo(11 em campo, 7 no Banco).
    SL

    ResponderEliminar
  3. Estamos de acordo. Mas esta equipa é toda muito nova e a que vinha da época anterior foi em bloco inscrita na equipa B. Mas o que é facto é que se trata do Sporting e.....não parece. As derrotas deixam muita mossa. Confesso que nunca achei piada a ouvir um treinador do Sporting justificar derrotas com a velha conversa de que andamos a formas pessoas e não futebolistas. A academia do Sporting é uma academia de futebol e não uma escola pública. Ali em primeiro lugar deviam formar-se jogadores, ao mesmo tempo que se ensina a rapaziada a ter maneiras à mesa. Mas pronto, aguardemos pela continuação. O homem deve perceber que à terceira derrota o presidente não se ensaia muito para o pôr a andar e meter outro no lugar. Se calhar os treinadores têm de arrepiar algum caminho nos sub-23 e pôr a equipa a jogar qualquer coisa.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo também inteiramente o desagrado do caro João Gil ao ouvir o treinador dos Sub23, Filipe Pedro, justificar as derrotas com o arcaico, gasto e desajustado chavão de "andarmos a formar pessoas e não futebolistas", exactamente porque "a Academia Sporting" é uma academia de futebol e não uma escola pública"! Todos os jovens talentos da nossa academia, frequentam a escola pública e deverá ser lá que deverão aprender os grandes princípios de cidadania. Em Alcochete, o senhor Filipe Pedro, bem como todos os técnicos da formação, deverão ter a noção e a sublime preocupação de ensinar futebol em todas as vertentes que ao futebol dizem respeito, sendo que a principal e mais importante deverá ser aquela que o Barão de Coubertin nos terá deixado como lema do olimpismo: "Citius, Altius, Fortius"! Desvalorizar as sucessivas e descoroçoantes derrotas com as falácias que estamos habituados a ouvir, nunca passará de esfarrapada camuflagem de tão óbvias quanto incontornáveis incompetências. Filipe Pedro deverá perceber que com nova derrota Frederico Varandas apenas terá uma caminho a seguir, se o técnico não tiver a verticalidade e a coragem de se antecipar, colocando o seu lugar à disposição do Presidente do Sporting!...
      SL

      Eliminar
  4. Meu caro Alamo
    A minha opinião é que não existe no SPORTING como nos demais clubes (à excepção do Benfica, com contratações de jogadores estrangeiros de fora da formação e sabe se lá com que custos), espaço formativo para ter simultaneamente equipas, B, Sub-23 e Sub-19.
    O Porto apenas tem equipa B (não tem Sub-23) e o Braga e o Guimarães (que mantêm equipas em todos estes escalões) já viram as equipas B serem despromovidas ao escalão inferior.
    Nos dois anos anteriores, o SPORTING apenas com a equipa de Sub-23 conseguiu ser competitiva e disputar mesmo o título até à última jornada na época 2018-2019 (no ano passado, até tivemos a oportunidade de promover a esta equipa, uma geração muito especial que transitaram directamente dos Sub-17, sem passar pelos Sub-19, como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Joelson Fernandes, Bruno Tavares, Gonçalo Inácio. Mas estas fornadas não surgem todos os anos e não me parece que tenhamos capacidade para formar jogadores com qualidade para preencher simultaneamente as equipas B e de Sub-23.
    Nesta época, com duas equipas, uma B no Campeonato de Portugal e outra de Sub-23 na Liga Revelação (esta constituída primordialmente com jogadores Sub-19 e Sub-18, com idades 4 anos abaixo do normal das equipas Sub-23, como ainda ontem sucedeu com o Estoril que até utilizou jogadores da equipa sénior) dificilmente não seremos despromovidos neste escalão, como o indiciam as duas derrotas nas duas primeiras jornadas.
    Para mim, parece-me claro que no domínio da formação apenas existe espaço para duas equipas, uma B e a outra de Sub-19, a exemplo do que o Porto tem feito com sucesso, vencedor da Youth League, isto sem deixar de formar jogadores para equipa principal (Fábio Silva, Vierinha, Tomás Esteves, etc.).
    Isto é apenas a minha opinião, e quem sou eu para questionar as opções tomadas pelos Departamentos de Futebol Sénior e da Formação do nosso SPORTING.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em comentário anterior, o leitor Jão Gil já deixara entreaberta a porta que o caro Carlos Antunes agora deixa escancarada: o sentido da existência de uma equipa Sub23, face aos resultados que estará a alcançar e, mais importante ainda, a determinar, estará a ser cada vez mais colocado em causa!...
      Contudo, aquilo que esteve na origem do meu postal e me parece ser o tema principal da questão que quase todos os comentários, implícita ou explicitamente, tentam abordar, será a competência com que a nossa equipa Sub23 terá sido formada e, mais ainda e fundamentalmente, estará a ser dirigida neste preciso momento! Para formar homens existe a escola pública, sendo que aquilo para que foi pensada, implantada e estará em permanência a ser agilizada em cada dia a Academia Sporting, terá de ser, necessária e incontornavelmente, para formar futebolistas, exponenciando todo o talento descoberto pelo "scouting" em busca de um único desígnio, vencer, vencer, vencer!...
      Tudo o resto que vamos ouvindo de técnicos que, ao invés, parecem idolatrar o "culto das derrotas", não passarão de capas que tentam camuflar incompetências de muita e vária ordem!...
      SL

      Eliminar
  5. Penso que a existência de uma equipa Sub-23 faz sentido nos moldes em que está a ser utilizada - dar a possibilidade a juvenis e juniores com mais potencial, de evoluírem num patamar superior ao que estavam inseridos. Os nossos verdadeiros sub-23 estão na equipa B e na equipa principal. Esta equipa é constituída por miúdos entre os 16 e os 20 anos. A média não será superior a 18 anos. Naturalmente que não é uma aposta deliberada no título, mas sim na formação. Todos gostamos de ganhar mas não podemos pendurar um treinador que aceitou o risco de uma época menos conseguida em termos de resultados, para por uma equipa de miúdos a jogar num patamar de intensidade e competição muito superior. A tendência é melhorarem ao longo da época, mas há que apoia-los agora mais do que nunca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de confessar que o comentário do Leão do Quiosque, chegou até mim no tempo e no modo certos!...

      Saravah Leão de Quiosque e fraternas SL

      Eliminar