domingo, 23 de agosto de 2020

Tolos serão todos os que julgam tolos os sportinguistas!...



Não tenho memória de algum jogador que, depois de ter envergado a gloriosa verde e branca, vindo quer do Benfica quer do Porto, por uma só vez tenha cometido o mais ténue acto de desrespeito para com o Sporting, ou seja, como sábia e assertivamente diz o nosso povo, alguma vez tenha cuspido no prato onde as circunstâncias lhe impuseram que comesse!...

Porventura mais importante ainda, não tenho também memória ou réstia de dúvida de que qualquer deles tenha alguma vez revelado ou sido acusado pela crítica de qualquer quadrante, do mais pequeno indício de falta de empenho ou profissionalismo durante todos os jogos que disputaram com o símbolo do leão ao peito.

Rui Jordão revolver-se-ia, esteja onde estiver, se disso alguma vez fosse acusado. E Jaime Pacheco, António Sousa, Eurico Gomes, Fernando Gomes, Paulo Sousa, António Pacheco e João Vieira Pinto, entre muitos outros, vomitariam o seu desprezo sobre quem ousasse colocar em causa a sua honra, dignidade e profissionalismo.

Permitam-me por isso todos os meus leitores sportinguistas repudiar, veemente mas envergonhadamente, todas as monstruosidades que me tem sido dado apreciar nas mais diversas redes sociais, por parte de alguns "autoproclamados sportinguistas" sobre os alegados mas sempre legítimos afectos do nosso mais recente reforço, Nuno Santos, sejam eles quais forem. Sob o peso da vergonha que sinto, permitam-me que daqui envie a Nuno Santos, o meu humilde pedido de desculpas por tão vis e obscenas provocações, nas certezas de que nenhum verdadeiro adepto do Sporting Clube de Portugal algum dia seria capaz de tal baixeza e de que todos os sportinguistas saberão recebê-lo de braços abertos em Alvalade!...

Permitam-me finalmente repudiar com veemência, os ataques que, camuflando interesses obscuros e de todo estranhos à grandeza e mística do Sporting Clube de Portugal, têm vindo, infelizmente,  a ser desenhados em editoriais na própria blogosfera leonina, contra a contratação de Nuno Santos, pretendendo denegrir todos os atributos que a generalidade dos críticos e adeptos há muito lhe atribuem e reconhecem, em confronto com a até hoje nunca confirmada mas agora pretensa e milagrosamente descoberta "suprema classe", daqueles que o Sporting entendeu apresentar na mesa das negociações como moeda de troca para a exequibilidade da contratação do valoroso extremo do Rio Ave.

A linguagem dos números apresentada pelo Transfermarkt, o site mais credível e reconhecido em todo o mundo do futebol, é suficientemente elucidativa para ditar leis no mercado e transformar em cinzas os torpes argumentos de quem não tem pejo de descer a tão vil e condenável baixeza.

A todos os que, mesmo proclamando-se sportinguistas, entenderem que nas lutas intestinas que fomentam e sustentam tudo deverá ser permitido, quero deixar por aqui o meu singelo aviso...

Tolos serão todos os que julgam tolos os sportinguistas!...

Leoninamente,
Até à próxima

15 comentários:

  1. Disse tudo. Ultimamente tenho sentido muita vergonha pelo comportamento dos nossos adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Alamo,
    Permita-me a mais singela homenagem e sentida concordância, com o conteúdo do post.
    Alguns pseudo e minoritários adeptos (energúmenos e desocupados) sobejamente conhecidos da blogosfera, apenas desejam destruir, dificultar, obstruir e perturbar o quotidiano do Sporting CP.
    Mas jamais voltarão a usufruir das indecentes e injustificadas mordomias do passado.
    A inexorável contabilidade dos prejuízos e desmandos provocados ao clube, jamais terão qualquer perdão, complacência ou atenuante.
    Enquanto sócio, quero essa gentalha desordeira, com comportamento anti social e irresponsável, identificada e alvo de eventuais processo crimes, por ofensas, desrespeito e violação do bom nome e imagem de pessoas individuais, titulares e no exercício de cargos, e da própria instituição colectiva de direito público Sporting Clube de Portugal.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguardem apenas para ver.
      As câmaras filmam, gravam prova e matéria factual para identificar os desordeiros.
      Depois segue-se os trâmites necessário para os respetivos processos.
      Tenham calma, estamos num Estado de Direito, onde a Justiça (por vezes tardia) se aplica e setencia.
      Vai doer e sevir de exemplo.
      SL

      Eliminar
  3. Eu tenho sentido mais vergonha pelos dirigentes

    ResponderEliminar
  4. Independentemente do fogo de artifício de quem vem de onde e para onde, aconselho o Álamo a consultar o blog do Pedro Azevedo, castigo máximo. Refere-se justamente a esses 3 jogadores mas numa perspectiva, digamos, um pouco diferente. E quem fala no Pedro Azevedo pode falar noutros, mas este Pedro Azevedo garantidamente não está inserido em nenhum grupo que se possa considerar gentalha desordeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelo conselho que apenas terá pecado por extemporâneo. Castigo Máximo é um dos blogs por onde começo diariamente a minha ronda pela blogosfera leonina. Contudo, em relação ao texto de Pedro Azevedo que refere, a minha discordância é total e terá até, de certo modo, constituído o mote para este postal que publiquei. Não devendo o sportinguismo ser sinónimo de unanimismo, no meu entender, a análise comparativa feita por Pedro Azevedo pecará por serem incomparáveis os predicados evidenciados por Nuno Santos e qualquer dos dois jogadores cedidos pelo Sporting. Daí eu ter incluído as avaliações aos jogadores em causa, constante das fichas respectivas dos três jogadores no Transfermarkt, o mais conceituado dos sites de avaliação de jogadores, onde Nuno Santos vale o dobro de FG e GD juntos.
      Parece-me constituir apenas mais um ataque a Varandas, do que uma opinião séria e isenta sobre o valor do novo reforço, reduzindo a pó aquilo que para mim qualquer sportinguista deverá sempre colocar em primeiro lugar: os interesses do Sporting, independentemente do acerto ou desacerto de quem dirige o Clube!...

      Eliminar
    2. Há que ver a perspectiva de cada um, nisso de colocar os interesses do Sporting em primeiro lugar. Admitirá o Álamo que a sua também é muito discutível.
      Mas já que aqui estamos, em que medida não é séria nem isenta a avaliação que o Pedro Azevedo faz (com comparação de números e não esmiuçando fofocas) dos 3 jogadores em causa?

      Eliminar
    3. Para além de, no meu entendimento, o tratamento dado ao rendimento destes três jogadores, como de resto a quaisquer outros, jamais poder ser feito sobre um folha 'excel', a leitura que retirei leva-me a concluir que os atletas terão sido apenas usados com armas de arremesso. Motivos mais do que suficientes para as considerações que fiz. Apenas isto e nada mais do que isto.

      Eliminar
    4. O Álamo devia-se decidir. De um lado critica as folhas de excel do Pedro e do outro tece loas às do transfer market...

      Eliminar
    5. Este comentário é revelador do profundo desconhecimento em que assenta o trabalho do Transfermarkt, com centenas e centenas, para não falar em milhares, de colaboradores, olheiros, experts em scouting e na avaliação do valor de mercado de milhares e milhares de jogadores, espalhados por todos os países do mundo, cuja informação nele desagua para depois sofrer o necessário tratamento que, finalmente, conduz à fixação do valor de mercado de cada jogador. Comparar acredibilizada informação disponibilizada pelo Transfermarkt, com a opinião do senhor Pedro Azevedo, um ilustre "treinador de bancada" que deverá ser colocado ao mesmo nível de um qualquer adepto, culto e bem informado sobre o tema futebol, que regularmente se senta nas bancadas do estádio José Alvalade, sempre me parecerá ridiculamente forçado. É isto apenas que me apraz dizer sobre o seu comentário, caro conana.

      Eliminar
  5. Pessoalmente, um profissional como o Nuno Santos ser benfiquista é-me igual a se ele for fã dos Beatles. É com ele, desde que faça o seu trabalho, não tenho nada a ver com o assunto.
    Mas há que ver que é normal que após o desempenho lastimável desta direcção, aliado à sua soberba e insulto pronto aos sócios e adeptos (em que já se viu de tudo, desde chamarem de "burros", a mandar beijinhos), e prontidão em esconder-se nas trincheiras assim que as coisas corram mal (é inadmissível que o presidente não se dirija aos sócios para o rescaldo da época), a impaciência dos adeptos cresca.
    Do outro lado da segunda circular, também contestam os negócios obscuros de Vieira, não quando estes ocorreram, mas apenas quando o FCP se sagra campeão.
    Também no Norte, se começou a questionar a sanidade de Pinto da Costa, quando parecia que o Benfica ia encaminhar-se para uma limpeza fácil do campeonato.

    É assim em todo o lado, não iria ser diferente connosco só por nos vestirmos de verde.

    Já agora...
    De acordo com a linguagem dos números apresentada pelo Transfermarkt, o site mais credível e reconhecido em todo o mundo do futebol, Gelson Dala marcou e assistiu 9 vezes em 583 minutos, para o campeonato, pelo Rio Ave. Nuno Santos fê-lo 8 vezes, em 2521 minutos.
    Ao ritmo de Dala, 2521 minutos dariam para 39 golos e assistências (em contrapartida, ao ritmo de Nuno Santos, 583 minutos dariam para 8 golos e assistências).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi "aliado à sua soberba e insulto pronto aos sócios e adeptos" falas do Bruno certo?

      Eliminar
    2. Meu amigo, lamento informá-lo, mas esse aí já não é presidente há mais de 2 anos. Se não consegue ultrapassar essa perda, aconselho-o a formar o seu próprio clube e deixar-nos a debater o Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar