sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MARCO, APENAS UM GOLPE DE GARRA !!!...



Quasi


Um pouco mais de sol - eu era brasa, 

Um pouco mais de azul - eu era além 
Para atingir, faltou-me um golpe de asa ... 
Se ao menos eu permanecesse aquém ... 

Assombro ou paz ? Em vão ... Tudo esvaído 
Num grande mar enganador d´espuma; 
E o grande sonho despertado em bruma, 
O grande sonho - ó dor ! - quasi vivido ... 

Quasi o amor, quase o triunfo e a chama, 
Quasi o princípio e o fim - quasi a expansão ... 
Mas na minh´alma tudo se derrama ... 
Entanto nada foi só ilusão ! 

De tudo houve um começo ... e tudo errou ... 
- Ai a dor de ser-quasi, dor sem fim ... 
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim, 
Asa que se elançou mas não voou ... 

Momentos de alma que desbaratei ... 
Templos aonde nunca pus um altar ... 
Rios que perdi sem os levar ao mar ... 
Ânsias que foram mas que não fixei ... 

Se me vagueio, encontro só indícios ... 
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas; 
E mãos d' heroi, sem fé, acobardadas, 
Puseram grades sobre os precipícios ... 

Num ímpeto difuso de quebranto, 
Tudo encetei e nada possuí ... 
Hoje, de mim, só resta o desencanto 
Das coisas que beijei mas não vivi ... 

Um pouco mais de sol - e fora brasa, 
Um pouco mais de azul - e fora além. 
Para atingir faltou-me um golpe d´asa ... 
Se ao menos eu permanecesse aquém ... 

Paris 1913 - maio 13 
Mário de Sá-Carneiro



Marco, este poema é para ti, ofereço-to! Apenas com a condição, simples mas obviamente legítima, de que aquilo que eventualmente te tenha faltado e que a partir de hoje deixará de faltar, seja apenas e tão só... 

UM GOLPE DE GARRA!...
É que asas, Marco, asas têm as galinhas!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário