segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como a mais reles das prostitutas !...


"A Doyen, fundo de investimento de futebolistas com o qual o Sporting está em litígio, advertiu esta segunda-feira que a proibição de investir nos direitos económicos dos jogadores vai penalizar os clubes dos campeonatos de menor dimensão.

"Queremos um mundo em que apenas Barcelona, Real Madrid, Bayern [Munique] e outros gigantes possam ganhar troféus devido a um mercado distorcido ou queremos que clubes mais pequenos, como Atlético Madrid, Sevilha, FC Porto, Benfica e PSV possam dar-lhes réplica", observou o diretor executivo da Doyen à Bloomberg.

Nelio Lucas, líder do fundo com o qual o Sporting resolveu os contratos relativos aos futebolistas Labyad e Rojo, diz-se preparado para a enfrentar a decisão recente da FIFA, mas advertiu que ela só prejudicará os clubes de mercados de menor dimensão. O director executivo da Doyen assinalou que os clubes pequenos só poderão contrariar os "colossos" do futebol mundial com recurso a fundos de investimento, ainda que aqueles nunca devam poder deter a totalidade do "passe" de um jogador ou dizer ao clube quando e para onde o transferir.

Na sexta-feira, a FIFA anunciou que vai proibir que os "passes" dos futebolistas sejam partilhados com fundos de investimento, como acontece em Portugal com alguns clubes, após a reunião do Comité Executivo, em Zurique (Suíça). A decisão, que não será imposta de imediato, a fim de proporcionar um período de três a quatro anos de adaptação aos clubes e aos fundos de investimento afectados, resulta da proposta de um estudo de um grupo de trabalho criado especificamente para analisar o assunto.

Ao contrário do que acontece em Portugal, em ligas como a inglesa e a francesa os direitos económicos dos futebolistas tem que pertencer integral e obrigatoriamente ao clube pelo qual foram contratados.".
(edição online de Record, hoje, às 17.08)

Como a Júlia Roberts na ópera, quase que me "mijava" todo ao ler as diatribes do Nélinho! Em verdade vos digo, que é de fazer chorar as pedras da calçada e todos os crocodilos do mundo!...

De facto, nem Santiago Bernabéu, lá no assento etéreo onde subiu, se a memória desta vida o consentisse, saberia como o seu Real Madrid conseguiu ser campeão europeu nos cinco primeiros anos em que a Taça dos Campeões foi instituída, sem que por perto estivesse a Doyen!

Muito menos compreenderão os historiadores do futebol, como foi possível a certos clubes, então ilustres desconhecidos da Europa, como o Benfica, Celtic de Glasgow, Feyenoord, Nottingham Forest, Aston Villa, Steaua de Bucareste, Porto, PSV Eindhoven, Estrela Vermelha e Olympique Marselha, baterem o pé aos colossos que o tuga Nelinho Lucas hoje invoca e terem arrebatado, senão a maioria, uma parte significativa da totalidade do mais celebrado dos troféus europeus, sem que a benção ou o beneplácito da Doyen os iluminasse.

E lá pelo assento etéreo aonde também subiram , o Eng. Maurício Vieira de Brito e o Gen. Horácio de Sá Viana Rebelo, devem remexer-se nervosos nas cadeiras, com a certeza de que seria muito difícil de explicar a bondade da gestão que permitiu a ambos o sucesso na Europa, quando a Doyen ainda nem tinha nascido, nem porventura os testiculos que a viriam a fazer nascer.

Esta verruga dos meandros mais escabrosos da arena da alta finança, finalmente confrontado com o toque da corneta do "inteligente" Blatter, que ordenou que saltassem para o redondel os "nunos salvação barreto" do futebol global, jamais compreenderá a importância e o significado do som do silêncio. E persiste em defender a sua dama, insinuando-se indecorosamente, como a mais reles das prostitutas!...

Leoninamente,
Até á próxima

9 comentários:

  1. Excelente comentário crítico o seu, Amigo Álamo.
    Até certo ponto, consigo compreender o comentário do Nelinho. Afinal, ele ainda nem devia ter nascido quando os lã-piursos foram campeões europeus, pelo que deverá conhecer apenas os "tempos modernos".
    E há uma coisa que me faz espécie: vamos supor que o recém-promovido Penafiel (ou o Boavista) arranjava um financiador para pagar salários -eles poderiam ser ajudados pela Doyen ou por Kenyon a formar equipas para lutar pelo título português?
    Que grande campeonato teríamos, já viu?
    Entretanto, o Nelinho deixa-nos uma pista: 4 anos para completar a transição. Quatro anos, o tempo de que precisarão para montar um novo esquema que lhes dê os milhões que agora perdem -isto de montar "máquinas de lavar papel" não é fácil...
    Bom seria que a Fifa se ficasse por 3 anos, afinal ser (clube) rico deve ser outra louça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Liondamaia, o que mais me espantou nas diatribes "vomitadas" pelo Nelinho, foi a expressa referência aos clubes, Atlético Madrid, Sevilha, FC Porto, Benfica e PSV ! Os dirigentes desses clubes, obviamente, não terão gostado muito de ver os nomes dos clubes que dirigem, nomeados para os "óscares" da corrupção?! Mas, e os adeptos?!...

      Ainda hão-de aparecer por aqui os benfas do costume, a cantar o "hino da alegria", com a diarreia mental do costume! Enfim, por essas e por outras, é que nós estamos na cauda da Europa! É que serão a maioria e por causa dessa maioria, temos Belém ocupado por uma "múmia" e S. Bento por um "mentiroso", sendo que à volta apenas vão mudando as moscas! Se calhar não mereceremos mais...

      SL

      Eliminar
    2. Não, não, amigo Álamo, nós merecemos mais. Só que, nos intervalos daqueles momentos em que podemos (ajudar a) decidir alguma coisa, temos que "gramar a pastilha".
      E sem querer armar-me em bom, só lhe digo que muitos de nós merecem o pouco ou nada que têm e alguns nem isso.
      Mas, adiante...
      Voltando então aos fundos, não duvido que os lã-piursos têm neles uns defensores da teoria de que "os clubes pequenos só poderão contrariar os "colossos" do futebol mundial com recurso a fundos de investimento" mas, valha a verdade, ainda não ouvi de nenhuma das suas figuras mediáticas a defesa desses fundos.
      O mesmo não digo dos fruteiros. Numa crónica n'abolha um tal Pedro Marques Lopes (ou será Lopes Marques?) ironizou sobre as teorias de BdC e profetizou, em consequência, um papel subalterno ao Sporting por lhe faltarem os tais artistas a que só se chega com a ajuda de fundos.
      Mas, confesso, gosto das profecias deste "doputedo", perdão, deputado (ou ex, vai dar ao mesmo). É que ele vaticinou, com toda a segurança, que o seu focuporto venceria em Alvalade e nem lhe passava pela cabeça outro resultado, tal era a diferença entre jogadores e equipas. Viu-se...
      Já o escrevi num outro post: nada me surpreende que o don buffoni não passe já de uma figura decorativa, a "vaca sagrada" lá do burgo, e que haverá um empresário/fundo, o que for, a comandar de fora e a impor a entrada de lopategos e famiglia e, pasme-se, até de jogadores (bons) de futebol.
      Com muita esperança no futuro, vamos ver o que isto dá, o que vai sair dali.

      Eliminar
  2. Que comovente a preocupação deste "nelinho" com os clubes pequenos, qd na verdade a grande preocupação reside nos milhões que vai perder, mas em 4 anos ainda vai arranjar forma de continuar com o esquema, por isso o melhor que a fifa fazia era passar já ao ataque..

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria, a FIFA apenas será mais um dos muitos "bácoros" que não dispensará uma das 12 tetas que lhe coube!...

      Passar ao ataque?! Oh minha amiga, mas FIFA já atingiu um tal estado de "evolução táctica", que apenas pensa na defesa de tudo aquilo que já conquistou...

      SL

      Eliminar
  3. Amigo Alamo,
    Que maldoso o meu amigo! Que ingratidao para quem so tem as intensoes de ajudar os clubes comprando o passe dos jogadores e de graca coloca-los a jogar. E mais lhe digo tudo investimentos de sociedades sediadas em paises com total credibilidade financeira como sao gibraltar e as ilhas caimao. Todo o tostao investido que foi ganho com suor e sacrifio!!
    E so nao dizem quem sao os investidores por timidez,pois tem gente que faz o bem mas que gosta de ficar no anonimato so por isso.
    O Nelinho tens razao ja nao ha quem saiba dar valor aos amigos!!
    Nalguns caso ate dinheiro perdeste e nem abriste o bico pois jamais te envolverias em processos de pressao de venda.Nem sonhar fazer isso ne Nelito?
    Agora desculpa la o Nelito que tenho de ir defecar e nao quero que fiques a dizer que cheira mal pois tu so te metes em caldinhos limpinhos limpinhos...
    Grande abraco amigo Alamo

    SL

    ResponderEliminar
  4. Eu quero é ver como é que a norte e a sul (da segunda circular) vão descalçar a bota... É que agora duvido que os fundos comprem para depois revender a eles próprios para ficarem com o menino nas mãos que não sendo deles......., deles se alimenta....!!! Que P*** de confusão.....!!!!

    Brahimi's..., Roberto's..., Garay's e negociatas afins.... sempre quero ver onde vai parar a tão propalada riqueza dos recursos humanos... que andrades e passarinhos dizem possuir....!!!

    p.s. Será a "Nova Banca" (pós 2013/2014) capaz de financiar os neo-negócios de sempre.......!!! 400 e quantos milhões de défice....!!!??? Hum...!!! Hum....!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando um burro nem sabe dar urros por que tenta zurrar, mesmo chamando-se ZE

      Eliminar
  5. Sabendo-se FIFA "se movimenta" como peixe na água, onde "giram" os negócios nem sempre tão claros como se desejaria...
    O que "se terá passado" com esses fundos...para que Blatter e apendices se voltassem contra os mesmos...?

    O "nelinho" deve andar um tanto ou quanto desesperado é que não será fácil para ele e para os mendes da praça...arranjar lugar onde se ganhe tanto e em tão pouco tempo e com tão pouco trabalho...

    Aguardemos e esperemos...que desta vez a FIFA ...não "se vergue" perante o "peso" da corrupção...!!

    SL

    ResponderEliminar