domingo, 21 de setembro de 2014

Gostei, mas... Nada de tirar o pé da tábua !...



A melhor exibição da época e muito provavelmente o fim de uma série de tabus, que se vinham metendo pelos olhos dentro dos sportinguistas em particular e dos adeptos do futebol na sua generalidade.

Seria demasiado redutor  afirmar que qualquer equipa que tenha na zona nevrálgica do terreno, o talento e o compromisso de Nani, Adrien Silva e João Mário, estará condenada a jogar um futebol espectacular e a reduzir a pó todas as teorias de falta de eficácia. Mas que a presença deste trio de luxo, produzido pela melhor Academia do mundo, ajuda e muito, só os tolos o negarão!

Hoje foi o Sporting a demonstrá-lo e não demorará muito tempo para que outros tabus, nomeadamente na selecção de todos nós, venham também a curto ou a médio prazo a ser reduzidos a nada.

Os leões começaram com William Carvalho, atrás deste trio maravilha e o resultado foi o que se viu. Mas quando Marco Silva, inteligentemente, disse a Carlos Xistra que tirasse os cavalinhos da chuva, mas que não lhe daria o gozo de começar já a preparar o próximo jogo em Alvalade para a I Liga, com o segundo amarelo a William, fazendo avançar para esse lugar Uri Rosell, o relógio suiço continuou imperturbável o seu trabalho.

E mesmo depois, trocados Capel por Carrillo e Slimani por Montero, nem a mais leve areia emperrou a engrenagem, porque o "cristal de quartzo leonino", continuou a pulsar com a fiabildade anterior. 

Avesso a futurologias que o tempo se encarregará de confirmar ou não, vejo-me obrigado a reconhecer uma enorme dose de assertividade na análise de Luís Freitas Lobo, tão arredado da realidade nos últimos tempos e em caminhada acelerada para lugares comuns, quando comentou, maravilhado e convicto, que João Mário terá aproveitado o jogo de hoje em Barcelos, para "comprar", definitivamente, a sua "gamebox" na equipa do Sporting!

Esteve tudo bem hoje na equipa do Sporting?! Evidentemente que não! Ainda assistimos a meia dúzia de "charutos", dos pés dos nossos centrais e até, oh amarga ironia, de William, que foram desaguar na linha de cabeceira adversária. E também notei o inadmissível desaforo de alguns dos nossos leões, a pedirem amarelos a Xistra, por faltas adversárias. Estrategicamente, o homem foi fazendo de cego, até que chegou a vez de Slimani e zás, se calhar conforme o encomendado, lá ficou o argelino com a icterícia. Além da "cabeça levantada e os pés bem assentes no chão", seria bom que os leões deixassem de ser ingénuos! Ou será que acreditam na honestidade e isenção dos homens do apito?! "Bora lhes beio", como se diz cá pela minha terra!...

Bom, acabei por diluir hoje, a terrível "danação" que me apoquentava, desde os jogos com o Belém e os eslovenos. Continuarei de pé atrás, é claro, mas o grau de confiança aumentou ligeiramente. Deixei de sentir aquela acidez que quase me dilacerava. 

Agora desiludam-me, leões! Nada de tirar o pé da tábua!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Amigo Alamo,
    Quando uma equipa da a resposta que hoje demos anima-nos e faz-nos acreditar que podemos lutar por titulos.
    Mas nao nos iludamos,nao e so as diferencas de orcamentos,nao e so a CM bastarda que temos, os anti-verdes que semanalmente andam de apito na boca sao um enorme adversario. Mostra amarelo a slimani por pedir amarelo mas na 1parte quando cesar peixoto pede amarelo para william nao mostrou!!! Cambada de desonestos!!
    Pedir a BC que seja um presidente contido e o mesmo que olhar para a Cristina Ferreira e nao sentir vontade de tocar....impossivel...
    E mais forte que ele.
    Espero ve-lo mais animado esta semana, batalhas duras nos esperam e o meu amigo tem de estar no seu melhor!
    Carrega Sporting!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentarei amigo João Antunes, tentarei! Agora que os andrades empataram com o Boavista nas Antas, será fundamental fazer um bom jogo contra eles. E para que isso seja possível, será condição essencial manter a cabeça fria! Muito fria e jamais embarcar em... "mind games" e outras jogadas que tão bem conhecemos. ALERTA !...

      SL

      Eliminar
    2. Álamo,

      Viu a arbitragem da 2ª parte no dragão? Habilidoso mor...tentou inclinar e de que maneira. Outra coisa que já percebi é que este Lopetegui tem o pedigri da escolinha do bairro do cerco...
      Incrivelmente fraco este boavista, do piorzinho que já vi, só possível estar na 1ª liga devido a esta circense corja que domina o futebol luso.

      SL

      Eliminar
    3. Amigo João Antunes, apenas vi o jogo das Antas nos últimos minutos! Tinha coisas mais importantes para fazer, por exemplo, o MF a defender-se na SIC Notícias e o Rodolfo e o Simões a ajudar à missa! Fiquei com o coração apertado, porque é-me muito difícil de digerir ver leões a serem manipulados contra outros leões! Mas as culpas maiores, estarão em quem semeou ventos, sem necessidade nenhuma! Já o disse por aqui. Espero que a "novela" tenha terminado hoje. Que cada um lamba as suas feridas e espere pela cicatrização...

      Nas Antas, creio que quem perdeu o jogo foi Lopetegui. Para preparar o jogo em Alvalade, entendo que terá arriscado demasiado com tanta rotatividade Quanto ao Boavista, em Maio estará na II Liga. Não há milagres!...

      SL

      Eliminar
    4. Álamo,
      Eu para esse peditório não quero dar mais, sei que o MF já percebeu que as tropas verdes e brancas não gostaram muito do que ele disse.
      Só foi pena o BC não ter conseguido encaixar aquilo no prive , mas quem é quer trava aquele bicho??
      Ainda mais eu sabendo que o problema do MF não é o BC ,penso que vc saiba com quem é que o MF não fala à anos...

      SL

      Eliminar
  2. Amigo Álamo, ao fim de tanto tentarmos, finalmente a vitória, realmente o João Mário, fez um excelente jogo, agora vamos aos porcos, sem dó nem piedade....espero que passe esta semana mais alegre, pois precisamos que ande bem, para nos continuar a presentear, com este excelente blog.....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentarei amiga Maria, claro que tentarei e agora com mais razões!...

      Mas a nossa missão não será fácil, embora, ao contrário de nós, os andrades tenham ontem ficado em frangalhos! Fez-lhes bem este banho de humildade...

      SL

      Eliminar
  3. Isto de jogar com 11 de início faz toda a diferença!
    Em parte era a isto que me referia no outro post, quando falava em luares e marés! Compreendo que Marco Silva não queria/podia alterar um onze que o ano passado resultara.
    Mas tenho para mim que era por demais evidente que a solução estava no banco. João Mário joga e faz jogar! Ao contrário de AM que ao mínimo contacto cai e fica a reclamar falta enquanto os adversários nos apanham em contra-pé, João Mário tem outra capacidade de choque ou simplesmente sabe evitá-lo, saindo a jogar com elegância.
    Quer-me parecer que com a continuação teremos um meio campo belíssimo, para o Sporting e ... para a selecção: William, Adrien e João Mário.
    Quem vier, que venha por bem e saiba aproveitar.
    Para também nosso bem.

    ResponderEliminar
  4. E ninguém fala na excelente estreia do raçudo e esclarecido Jonathan Silva? Para mim, neste momento, está em melhor forma que Jefferson.

    ResponderEliminar
  5. É verdade que o adversário estava desfalcado, que no momento dos dois primeiros golos estava em inferioridade numérica, mas a equipa soube desta vez ser eficaz, só Slimani falhou um golo quase certo, frente ao guarda-redes.

    João Mário deu outro andamento, Cedric ainda está a ganhar ritmo, mas o eixo defensivo vai ter de por a cabeça no sítio. William Carvalho vai ter de atinar também, todavia está a dar gosto Nani a apurar cada vez mais a sua forma. Parece que está encontrado o pivot que Marco Silva tanto gosta.

    Carrillo teve o devido descanso, assim como Jefferson, contudo vamos precisar de ter toda a gente concentrada para o jogo contra os andrades, pois apesar de terem as suas debilidades, é na frente de ataque e pelo corredor central que são mais fortes. Será fundamental jamais deixar nenhum leão sozinho no 1x1.

    Depois só temos de ser concentrados e de mostrar que em casa mandamos nós, na esperança que os homens de preto não façam das suas...

    ResponderEliminar
  6. Caro Álamo,

    Estamos a melhorar e é assim que eu quero ver a equipa… sempre!

    Este é o SCP que eu quero, ambicioso, forte em cada disputa de bola, jogadores solidários uns com os outros, e a não se encolher depois de marcar um golo. Este é o SCP que eu gosto! Que eu aprendi a amar!

    E mais, no Sábado, na Academia fomos, mais uma vez, espoliados com uma expulsão que permitiu aos de carnide vencerem os NOSSOS miúdos...

    O problema é que a "peça fulcral da engrenagem" que faz funcionar o Sistema, a arbitragem, está a mudar de 'nádega'... E dessa forma assistimos semana sim semana sim ao desvirtuar da verdade desportiva, com beneficios claros para com um clube onde a 'soberba' e a 'bazófia' fazem parte do dia a dia dos seus acólitos, os lampiursos...

    Quanto a NÓS, somos o Sporting Clube de Portugal e vamos continuar o NOSSO caminho, doa a quem doer!

    Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

    SL

    ResponderEliminar