terça-feira, 23 de setembro de 2014

E João Mário será, obviamente, uma das soluções !...



"... Já o ano passado, muito por mérito de José Couceiro, o jovem João Mário mostrou em Setúbal grandes qualidades. Sem surpresa, pelo menos para mim, integrou a lista de 30 jogadores pré-convocados da Seleção, acabando por ficar em casa tal como Adrien Silva porque Paulo Bento foi fiel aos seus escudeiros. Regressado a Alvalade não esteve, logo no início, nos eleitos de Marco Silva, mas era apenas uma questão de tempo. João Mário é um jogador raro – o protótipo do jogador “moderno” porque alia uma boa capacidade de cobertura e marcação com uma intensidade no jogo atacante que lhe permite criar situações de desequilíbrio. Nesta equação tem valências diferentes de William ou Adrien. Este produto da Academia pode ser, a par de Nani, o grande reforço do Sporting 2014/15.".

Quando se olha para João Mário, seja nos relvados, seja nas poucas aparições que permite aos "media", fica-se com a quase certeza de que no futuro da "estrelinha" que Alvalade e o mundo do futebol estão a ver nascer, poderá vir a estar tudo, excepto... deslumbramento!

É que só esse lugar comum, ou terrível desígnio se quiserem, a que a grande maioria das promessas não consegue fugir, poderá impedir, travar ou retardar, o futuro que parece estar á espera deste menino simples, mas que respira um futebol de primeira água por todos os poros!

Quando o mercado de transferências encerrou, com tantas contratações, quiçá demasiadas, levadas a cabo em Alvalade, raros terão sido os adeptos sportinguistas que não tiveram a desagradável sensação de que faltava alguém, sendo que o alvo terá estado, desde muito cedo, perfeitamente identificado em Alvalade e só o lodo putrefacto dos bastidores deste futebolzinho de merda que temos em Portugal, onde refulgem outras pseudo-estrelas, com o perverso rótulo, tanto da FIFA, quanto das esconsas e obscuras tocas dos paraísos fiscais da alta finança internacional, terá impedido que se concretizasse e, tal como em tantos outros casos no passado, acabasse por por ganhar Norte para além do Douro.

Mas os homens fazem e os deuses desfazem, ou se quiserem, o que não tem remédio, remediado está! E o melhor bocado estava guardado para quem o haveria de comer: quantas vezes se galga mundo à procura da solução, que se encontra em casa, mesmo à frente dos nossos olhos?!

E o mais curioso e surpreendente, é que não será apenas o Sporting a erguer as mãos para os céus, em prece de agradecimento aos deuses! Tão necessitada ou até mais do que o Sporting, parece estar a selecção de todos nós: ao Benfica e ao Porto continuam a chegar "excursões de estrangeiros", alguns com o mítico número 10 nas costas e... "no pasa nada"!...

Enterradas bem fundo as "bentas" arbitrariedades, a Fernando Santos parecem abrir-se as perspectivas que o seu antecessor, estúpida e teimosamente colocou na borda do prato! Poucas dúvidas restarão na grande maioria dos adeptos do futebol em Portugal, sobre  onde o "engenheiro da nossa esperança" buscará as soluções para resolver a "quadratura do círculo" que acaba de lhe ser colocada! 

E João Mário será, obviamente, uma delas!...

Leoninamente,
Até à próxima 

4 comentários:

  1. Álamo, parece que Fernando Santos assinou pela FPF. A minha fonte falhou e peço-lhe desculpa pela indução em erro. No entanto, duvido que a suspensão de 8 jogos baixe para valores mínimos, o que nos deixa Jorge Mendes a selecionar os jogadores e nos jogos será tudo ao molho e fé em Ronaldo ( ou em Mendes, Jorge Mendes).

    Bruno Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Bruno Duarte, pois parece que teremos mesmo FS como seleccionador. Parto difícil, mas... a horinha má parece já ter passado!

      Agora e com toda a franqueza, não estou a ver FS embarcar no cenário apocalíptico que descreve! Certo que o castigo de FS condicionará a sua acção, no banco. Mas mais nada! Ao que consta, terá Ilídio vale no banco enquanto durar o castigo! Mas a sua limitação acabará aí. No resto, não terá impedimentos de qualquer ordem e muito menos nas convocatórias. E também, claramente, FS não me parece ser sequer parecido com PB! Em nada! Absolutamente em nada: carácter, temperamento, competência técnico-táctica, equilíbrio, maleabilidade, capacidade de diálogo, enfim, em todos os campos...

      SL

      Eliminar
    2. Pois é, mas o problema poderá estar (ou nascer) precisamente no adjunto/consultor -o que lhe quiserem chamar- Ilídio Vale...
      A ver vamos se a ovelha não vai parir uns quantos...plumitivos!

      Eliminar
    3. Amigo Liondamaia, não possuo dados suficientes que me permitam a avaliação que gostaria de fazer a Ilídio Vale. Apenas a decorrente do seu desempenho na formação do seu clube de sempre e nas selecções nacionais jovens, que me parecem pouco abonatórias, se tivermos em conta os resultados que... não alcançou!

      Fernando Santos desde sempre me pareceu pessoa séria e de carácter e ser-me-à difícil de compreender que tenha escolhido um adjunto que conheceu bem enquanto esteve nas Antas, se não lhe merecesse a confiança suficiente.

      Quanto a todas as outras questões que decorrerão da sua nomeação, aguardarei para ver...

      SL

      Eliminar