sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como se eu fosse uma criança de 4 anos !...


"... Pelo segundo encontro seguido (depois do Belenenses), o Sporting fez 27 remates em Maribor (chegando aos 100 em cinco jogos oficiais) e, tão significativo como isso, tornou-se na equipa mais rematadora no arranque da prova, superando os 24 disparos do Dortmund e os 22 de Bayern, Juventus e Liverpool. Mas há mais rubricas de ataque que colocam o Sporting no topo: mais cantos a favor, 8 (tantos como o Barça e só superado pelos 9 do FC Porto), e mais cruzamentos, 35 (atrás dos 42 do Galatasaray, 40 do Atlético Madrid e 39 da Juventus). A crise na finalização terá muitas explicações, mas quantidade não é uma delas...".

"Acho que o Marco tem uma qualidade fantástica. Agora, vive nesta altura um momento de transição na sua vida, de adaptação, com o Sporting também em mudança. [...]

"Acho que ele tem tudo para fazer mais um bom trabalho na sua carreira. Não vejo nenhum problema com o Marco, cuja qualidade não pode ser colocada em questão.".


Sim, contra números e factos não poderá haver argumentos! Seria tremendamente injusto colocar apenas nos ombros de Marco Silva, a responsabilidade dos grandes problemas que o Sporting vem apresentando!

A equipa tem conseguido uma produção atacante interessante e o que poderá fazer o treinador leonino, perante a atroz e quase infantil ineficácia revelada pelos homens que lidera?! Pouco mais do que dar-lhes tempo e confiança!

Já no capitulo defensivo, os números e os factos serão aterradores! Começaram em Coimbra, contra a Académica, continuaram em Alvalade contra o Belenenses e desaguaram em Malibor, sem honra e sem competência e traduziram-se em terríveis prejuízos materiais e motivacionais! E Marco Silva não poderá enjeitar as tremendas responsabilidades de tão clamorosa ineficiência defensiva!

Poderá contra-argumentar-se com a eventual falta de qualidade com que o técnico leonino se baterá no centro da defesa. Mas já terá passado tempo demasiado desde Coimbra, sem que uma de duas coisas fosse feita por Marco Silva: ou a alteração dos protagonistas, ou a correcção dos processos e posicionamento, daqueles a quem tem dado, em exclusivo, a sua confiança!

Nem uma coisa nem outra Marco Silva entendeu promover. Não se discute a sua autoridade na matéria. Discute-se, isso sim, a confrangedora manutenção em cada jogo, dos mesmos intérpretes, dos mesmos erros, das mesmas deficiências, como se não houvesse outras soluções para as manifestas debilidades que o próprio treinador certamente reconhecerá. 

Certo que Ramy Rabia, estará fora de combate por algum tempo. Mas Paulo Oliveira estará, em termos de qualidade, tão distante das opções de Marco Silva?! E Tobias Figueiredo, terá, como William de Carvalho, que passar pela "aprendizagem" no exterior, até poder explodir em Alvalade, para além daquela que a que já foi submetido?!

Marco Silva foi capaz de fazer no Estoril, de centrais banais e limitadíssimos, como Steven Vitória e Yohan Tavares, modelos de eficiência e alto rendimento! Que raio de atributos tão inferiores verá em Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo, para que nem um só minuto de jogo lhes tenha dado até agora?! 

O treinador leonino tem promovido uma saudável rotatividade na linha média e no ataque, sendo por todos constatada a agradável realidade de a equipa não se ressentir dessas alterações! Qual a razão da sua inexplicável irredutibilidade em proceder do mesmo modo no centro da defesa?! Ou será que aguarda pelos "benditos cartões arbitrais" para o fazer?! Ou será que PO e TF, estarão a anos-luz do "talento, classe, categoria e performances" dos "donos dos lugares"?!

Haverá qualquer coisa que terá de me ser explicada, como se eu fosse uma criança de 4 anos !...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Amigo Álamo, eu teria o maior prazer em lhe dar essa explicação, que se diz sentir necessitado, mas acontece que eu tb me debato, com essa mesma incompreensão, por isso amigo, temos que esperar, que uma alma caridosa, nos elucide sobre o assunto....

    SL

    ResponderEliminar
  2. A ideia que tenho do trabalho dos centrais é a de que tem que haver um conhecimento mútuo muito bom, por forma a que se complementem e, em muitas situações, trabalhem sincronizados. Cada um precisa saber, do outro, os movimentos habituais, as circunstâncias em que "nunca falha", as que obrigam à dobra, etc.
    Esse conhecimento leva muito tempo a ser conseguido, exige muito trabalho conjunto.
    Talvez por isso o centro da defesa seja o sector que os treinadores menos mexem, quando trata de rodar jogadores.
    Como não sou técnico, penso eu de que...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, amigo Liondamaia, o seu comentário vai de encontro às situações normais do jogo! Porém, será normal a situação que o Sporting vive neste momento?! Será que teremos de continuar a assistir à regular e sistemática hipoteca dos nossos legítimos sonhos e aspirações, remetidos para uma pouco promissora espera, de que os dois titulares centrai exclusivos, encontrem entre si o entendimento e a complementaridade necessárias?! E a confrangedora construção de jogo protagonizada por ambos, que começa a fazer parte da estratégia dos adversários, conscientes de que enquanto a bola estiver na sua posse, nenhum perigo resultará para eles, porquanto dali apenas resultarão "charutos" sem nexo para as laterais ou para a linha de fundo, que corresponderão à sua recuperação da posse de bola?! Cinco jogos oficiais, com mais do mesmo, sem evolução, sem melhorias?! Vamos continuar a esperar, em nome de quê?!...

      Tenho poucas dúvidas de que no domingo assistiremos à repetição dos sumários anteriores, ao mesmo filme que já apreciámos por cinco vezes desde o início da época! Oxalá esteja redondamente enganado!...

      Eu também penso de que...

      SL

      Eliminar
  3. Enquanto por aqui, lugar de culto leonino, se vai discutindo o PONTO ÚNICO da Ordem de Trabalhos, que debate "problemas internos", apareceu sem pedir licença, uma "galinha anónima" qualquer a fazer publicidade ao "aviário" e, mais grave do que isso, sem pagar os custos dessa publicidade e interrompendo o normal decurso dos trabalhos!

    Já corre a caminho do galinheiro, com a cabeça debaixo da asa!...

    ResponderEliminar
  4. Amigo Álamo, neste preciso momento o que o Sporting precisa é que os adeptos estejam com a equipa em mais uma demonstração de amor ao clube! Este é o momento da superação, para que psicológicamente esta equipa deixe de ter medo de ganhar os jogos. Em tudo o resto, eu acredito que a lua tem luares e o mar marés!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao amigo Ernesto Marques, quero manifestar o meu aplauso ao seu comentário, que acabo de ler, momentos após ter publicado novo texto, que me parece apontar no sentido que preconiza.

      Mexeu connosco aquele empate em Maribor! Mas como o amigo diz e bem, " a lua tem luares e o mar marés"!...

      SL

      Eliminar
  5. Não conheço o Sarr. O Maurício o ano passado foi uma agradável surpresa, não é nenhum prodígio técnico mas é esforçado, profissional e não me parece que seja assim tão mau a defender. Até o Nesta, o Maldini, o Baresi... erraram. O Phill Babb não era nenhum artista e fomos campeões, tá bem que não tem ao lado um André Cruz (para mim um dos melhores centrais que o Sporting teve) mas não é caso para "demolir" o homem por aquele erro que também me deu uma azia descomunal durante cinco dias...

    ResponderEliminar