quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Keep calm and, "Canta y no llores" !...


Amigas e amigos sportinguistas, ainda estou a caldos de arroz! E não fosse este impulso, que nem eu sei de onde veio, o dia acabaria com a minha entrega nos braços do "amigo" Morfeu, sem que batesse uma única tecla. Mas, aqui me têm, pouco romântico e trôpego, para que Leoninamente!!!... não passe um dia sem post...

Dia mau este dia 18 de Setembro. Não fora a esperança de ouvir os escoceses lançarem ao vento o seu "grito de Ipiranga", não haveria registo nem lembrança. Porque o desastre de Maribor, tirou-me a alegria e uma parte significativa da esperança que ainda acalentava.

Do que li e ouvi ao longo de todo o dia, pouco ou nada me surprendeu. De Bruno de Carvalho, Marco Silva e duns poucos protagonistas do descalabro, pouco mais do que a apregoada necessidade de "levantar a cabeça e manter os pés bem assentes no chão"! De outros que por aí vão andando em bicos de pés, vieram evidências críticas, umas de boa, outras de notória má fé. São os reis dos prognósticos no fim do jogo. Nada de novo, fiquei na mesma. Não aprendi nada e nem me dou a trabalho de dissecar as atoardas! 

Excepção para aquela de que o dinheiro das 12 contratações, ou lá as que foram, deveria ter sido gasto apenas em duas ou três! Nunca tinha ouvido. Palavra de honra! A não ser através da leitura daqueles blogs que nós sabemos! Sintonizados, hem?! Quem havia de dizer!...

Na Liga Europa, também nada de novo para as cores nacionais: derrotas com honra, como é nosso apanágio! Até parece que alguém esperava diferente! E do seleccionador, continua o "banho maria" à espera da decisão do porco do Blatter! Hão-de ter uma sorte que nem água bebem...

A rapaziada parece que ficou sem folga e eu folgo com a medida! Espero e desejo que os treinos até domingo sirvam para alguma coisa. Mas a minha fé começa a escassear. Talvez sejam reflexos da azia que ainda me inunda e nem sei bem quando me abandonará. 

Recebi uma mensagem de um amigo benfa, solidário com o meu padecimento: Keep calm and "Canta e no llores"! Agradeci e retribuí! "Noblesse oblige"!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Ah, esquecimento imperdoável: as galinhas com esta chuva não sairam do poleiro! Valha-nos ao menos isso!... 

11 comentários:

  1. Mas vejo que já está novamente em forma...pelo P.S., de que o seu amigo benfas não achará muita graça...
    Eu então fiquei tão "anestesiado" que quase nem tinha dado que jogara em Lisboa "uma" das minhas equipas...

    Vamos lá levantar a moral...e dar a resposta em Barcelos...!!

    Abr e Sl

    ResponderEliminar
  2. É para continuar a crescer ... de preferência a marcar +1 de golo :)

    SPORTING!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo
    Também eu ainda estou completamente aziado, peço desculpa.
    Por favor que ninguém diga que o empate no Maribor é um bom resultado, porque após um jogo onde o Sporting a jogar o seu normal apenas igual ao ano anterior deveria ganhar com folgada diferença.
    Apesar disso era bom refletirmos um pouco
    A equipa da Champions League com a qual o Sporting jogou, ao contrário do que tenho lido por aí em muitos comentários, não é a Cascalheira de Cima (com perdão da referida) ou qualquer equipa da segunda divisão. Haja respeito esta equipa eliminou o Celtic e lutou para chegar à fase de grupos. Não menosprezem quem joga connosco, porque quem joga com os outos é que é sempre de superior qualidade.
    Agora que temos um treinador novo, com métodos de trabalho diferentes, jogando de forma diferente (provavelmente para melhor), só porque a equipa ainda não se adaptou, já está tudo em causa desde o treinador, ao presidente, aos diretores desportivos e provavelmente até ao técnico de equipamentos. Se não lhes dermos tempo é que não vamos a lado nenhum, nem com este nem com ninguém.
    Os reforços, que na pré época vi aqui referir como interessantes, embora novos com grande margem de progressão, mas que iriam ocupar lugares para os quais não tínhamos substitutos no ano anterior, reforçando assim a equipa se não saísse nenhum dos jogadores fundamentais, agora já não prestam, nenhum entra na equipa, porque não tem qualidade, mesmo quando a uma equipa todos nós reconhecemos qualidade na passada época, embora com uma saída importante, ainda se conseguiu juntar, um jogador que é apenas um dos melhores extremos do futebol europeu, Nani.
    Querer passar do 8 (7º lugar e sabe Deus o que tememos mais) para o 80 (Campeão e os melhores do mundo) em 2 anos seria uma agradável surpresa e algo que o Sporting e os Sportinguistas mereceriam, mas sejamos realistas. Eu também jogo todas as semanas no euro milhões.
    Com isto apenas quero dizer que o trabalho é o correto, que mais tarde ou mais cedo os resultados vão aparecer e que iremos lutar pelo título almejado e provavelmente alcançar a tao desejada felicidade, mas é preciso ter calma, não entrarmos em depressão nem querer fazer tudo demasiado rápido.
    É que leoas apressadas parem galinhas pernetas.

    ResponderEliminar
  4. Concordo

    e entretanto:

    Receitas do Benfica três vezes superiores às do Sporting e

    Estádio de Alvalade parece um hospital
    Quem lá vai leva pontos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zenit como só podia levar um ponto do hospital, foi á lixeira onde queimamos os resíduos buscar mais...
      Isso é que é, os galináceos estão sempre a criticar os tripeiros mas já recorrem às intimidações mafiosas dos outros...
      O Carlos Martins ou não paga a renda ao senhorio, ou houve um trabalhinho de intimidação encomendado... se não sairam notícias no jornal, quem além da direção e do sindicato de jogadores sabiam que estavam a negociar a rescisão? Ainda por cima vê-se logo a influência que a gramática do jasus produz nessas cabeças ocas... nem para ofender sabem escrever como deve ser.
      Deus todo poderoso quando é que levas estes milafres além do céu a que eles estão habituados a voar?
      Basco "O Enfermeiro-Mor"

      Eliminar
    2. milafres ??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      eheheheheheheeheeh

      Eliminar
  5. Amigo Álamo,
    Jamais me permitiria a mim mesmo ler o meu amigo dizer que está a perder a esperança sem lhe mandar um abraço de animo e dizer-lhe calma!! Pelo que já lhe li e ouvi sei que isso é mais um desabafo da dor ainda não digerida. Em breve quero ver o meu amigo de novo em alta!. Eu mesmo, há muito tempo que não ficava assim, a meia hora após o jogo foi de silencio total para poder engolir aquilo, quando se joga na champions, “o creme de la creme” do futebol mundial de clubes tem de se ter total motivação e concentração máxima,quando assim não é..dá naquilo que vimos. Mas também não podemos pelo facto do resultado não ter sido o melhor por tudo em causa! O Sporting mais uma vez e de forma consistente foi dono do jogo, imprimiu o ritmo, mas está com dificuldades em finalizar, nestas provas falhar golos como os que Carrillo e Mané falharam paga-se caro. Pela 5ª vez só fazemos 1 golo e com a pouca consistencia defensiva que temos tido corremos os riscos de não ganhar. Mas não há volta a dar, sofrer 1 golo num jogo é completamente aceitável, pode acontecer a qualquer momento e da forma menos expectável.
    Assim sendo só temos 1 caminho, melhorar a capacidade ofensiva e fazer pelo menos 2 golos por jogo. Pede-se mais intensidade, mais rapidez de processos, mais cruzamentos para a cabeça do Slimani e para isso mais liberdade aos laterais e por ultimo aquilo que mais tem faltado, mais eficacia no momento da finalização!
    Quando vi a sua equipa para Barcelos quase cai para o lado quando vi que propunha a troca dos 2 centrais. A dupla de centrais é nuclear numa equipa, precisam de muito tempo de jogo juntos, de integração, conhecimento mutuo, saberem os pontos fortes e fracos um do outro,modificar a dupla com 1 jogador já implica “dores”, mudar os 2 é Hara Kiri!
    Com a eminente saida de Rojo o caminho estava preparado para Eric Dier, mas mais uma vez fomos confrontados com mais uma armadilha dos tempos passados...Perdemos Rojo e colocamos 1 jovem de 21 anos ao lado de Mauricio, este teve de assumir a responsabilidade de ser lider da dupla mas está a demonstrar alguma fragilidade emocional, quando as coisas não lhe estão a correr bem perde confiança e concentração, baixando a sua qualidade de jogo, isso foi muito evidente no jogo da luz.
    Achei extremamente interessante ver que a generalidade dos amigos sportinguistas que aqui escrevem proporem Tobias em deterimento de Paulo Oliveira.
    O menino está a jogar a central esquerdo na equipa B, que também tem sofrido os seus golitos..é um jogador com potencial, forte no jogo aéreo, rude com os avançados, joga sempre de semblante fechado, faz-me lembrar o Pedro Venancio, mas ainda tem limitações, quando pressionado ainda comete os seus erros...deixem o menino crescer.. ainda é cedo.
    Tendo em conta isto que escrevi, sem Jefersson e sabendo o calendário que por ai vem aposto que MS vai apresentar em Barcelos a mesma dupla. Vale 1 mini?
    Por ultimo a minha equipa para Barcelos (nota importante, parece que eles não tem os 2 centrais..).
    Patricio, Cedric, Mauricio, Saer, Jonathan, William, Adrian, Nani(a jogar a 10), Carrillo, Slimani , Mané/ Capel.

    SL Forte abraço e animo!

    ResponderEliminar
  6. Meus caros amigos sportinguistas, tal como vós, eu também fiquei sem palavras para o que sucedeu na quarta-feira, foi um autêntico murro no estômago, foi um sentimento de tristeza e angústia.

    Mas enfim, passadas quase 48h, estou mais recomposto, e começo outra vez a acreditar que no próximo jogo em Barcelos, finalmente venceremos com vários golos e sem qualquer tipo de "espinhas".

    Caro João Antunes, concordo com a sua análise, o seu 11 é interessante, a minha única dúvida é se o João Mário não deveria ser titular, colocando o Nani na ala. Mas uma coisa é certa, o André Martins, com todo o respeito, não está a atravessar uma boa fase, e não foi apenas 1 jogo, são vários, pelo que havendo outros jogadores disponíveis têm de ter a sua oportunidade.

    Vamos apoiar os "nossos" até à morte, vamos ser pacientes e inteligentes, pois quanto mais divisão interna, melhor será para os nossos 2 rivais.

    Eu não posso ir a Barcelos este fim-de-semana, mas algures no Alentejo torcerei pelas nossas cores como um leão! Peço a todos os amigos sportinguistas que forem a Barcelos que passem confiança a todos os jogadores desde o momento em que saiam do autocarro até ao minuto 94! Força amigos, vamos acreditar que é possível ganhar, jogo a jogo, como no ano passado, cada jogo como se fosse o último!

    Caso alguém da direccção do Sporting esteja a ler este texto, peço-lhe se faz favor que passem a mensagem aos jogadores, à equipa técnica, e a todo o staff, que nós acreditamos em vocês, que nós tudo faremos para ver o Sporting feliz e a vencer! Tenham calma e determinação.

    Atitude e Determinação Vencedora!

    Vamos em frente!

    um abraço a todos os amigos sportinguistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo Sergio,
      Vou tentar lhe dar a minha opinião porque penso que o JM não é a melhor opção. Eu conheço-o à muitos anos, desde os tempos em que ele era junior com o R. Sá Pinto a treinador. Nessa equipa campeã nacional o João era o 6 da equipa.. como em alcochete estamos perto dos bancos eu recordo-me ainda hoje do modo sempre interventivo do Ricardo a incentivar o JM e a elogia-lo, ele é um patrão, joga de cabeça levantada, elegante, distribui com muita qualidade, quer na lateral quer na projecção aerea do jogo, é daqueles que não enganam..é craque da bola e sempre vi um futuro promissor a este rapaz (bem melhor que o irmão). Alguns amigos ficariam de boca aberta se o vissem a 6, mas temos lá o william e infelizmente o MS optou pelo oriol quando o william foi castigado. Quando foi para Setubal Couceiro adiantou-o, jogou mais a 8 , onde tinha mais espaço pra queimar linhas e aproveitando a excelencia do seu controlo em progressão. Aqui o que estamos a discutir é a posição 10. Peço-lhe que atente na forma de jogar de hoje do Nani, ele já sabe tudo da posição de extremo e hoje é um avançado vagabundo, tanto entra pelas laterais, como muito frequentemente busca o jogo interior e se lhe pedirmos algum rigor tatico para dar equilibrio tá ali um 10 excelente...
      Quando o Nani joga por dentro o André não faz bem a troca na ala e ficam muito em cima um do outro. O problema ali não é do jogador A ou B mas sim de dinamica ofensiva. Convido-o a voltar a ver a 1 parte do jogo de Maribor.. O André que foi tão criticado não jogou mal o que aconteceu foi que estava a leste do jogo..raramente tocou na chincha...rs
      O JM quando entrou na 2ª parte teve uns lampejos iniciais mas acabou por se ir apagando aos poucos. Aquela não é a praia dele. Mas se a opção futura do MS for essa desejo a melhor sorte do mundo ao João porque ele merece.
      Peço desculpa a si e aos amigos que me lerem eu ter esta mania de ser treinador de bancada mas eu acho que os blogs servem também para isto mesmo, educadamente trocarmos as nossas ideias e opiniões.
      SL um abraço

      Eliminar
  7. Por falar em galinhas, vê lá se não vens com um ganda GALO ...

    ResponderEliminar