quarta-feira, 3 de setembro de 2014

António Magalhães, novo director do jornal RECORD !...



Disperso por outras matérias porventura mais edificantes e gratificantes que o futebol ou a comunicação social que vamos tendo, já o relógio se havia curvado ao novo dia, quando chegou ao meu conhecimento, esta muito agradável notícia.

Correndo o risco de muitos dos meus leitores me virem a apelidar de enigmático, quero expressar aqui a minha grande satisfação pela nomeação de António Magalhães para director daquele que durante décadas foi o meu jornal. Estranho?! Nada disso, se nos lembrarmos das honrosas tradições de Record e da fama e proveito da concorrência.

Do que conheço de António Magalhães, mesmo antes de chegar ao Record, sei o suficiente para acreditar que o jornal vai deixar de ser aquilo que infelizmente foi na última década e muito particularmente, no último ano. E sei que a partir de amanhã, vou voltar a comprá-lo diariamente.

Quero dizer também que entendo perfeitamente as escolhas que António Magalhães fez para os dois jornalistas que mais próximos de si passará a ter. Bernardo Ribeiro conheço melhor e creio ser também garantia suficiente para ajudar o jornal a salvar a face. Nuno Farinha não conhecerei tão bem, mas concedo-lhe sem dramatismo o benefício da dúvida sobre a sua isenção, embora esteja perfeitamente identificado com o seu posicionamento. Creio que António Magalhães, inteligentemente, terá procurado o equilíbrio, sempre necessário numa redacção. Compreendo-o e acho que começou bem.

Leoninamente, saúda António Magalhães, Bernardo Ribeiro e Nuno Farinha e deseja-lhes os maiores êxitos! Record será a partir de hoje e espero que por muitos anos, o meu jornal desportivo e, estou profundamente convicto, voltará a ser uma referência no jornalismo desportivo português.

Leoninamente,
Até à próxima

15 comentários:

  1. Amigo Álamo...

    "compro" a aceitação de pessoal capaz à frente do Record, tendo por base o seu "carimbo de qualidade"...

    Para já e sem outras referencias que não sejam aquelas que o amigo aqui colocou...
    Acredito que o jornal só pode mesmo melhorar...é que descer mais baixo que já desceu...deve ser impossível...!!

    Aguardemos então...

    Eu por mim, apenas quero isenção e qualidade...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo amigo Max: ISENÇÃO E QUALIDADE!...

      SL

      Eliminar
  2. Caríssimo Álamo:
    Também era o jornal do meu falecido pai, e habituei-me a lê-lo desde sempre.
    Espero que, com António Magalhães, seja finalmente introduzido algo que o Record nunca teve, e que A Bola tem, mas em moldes diferentes: a coluna de opinião.
    N'A Bola assistimos, de há uns anos a esta parte, a colunas quase que de propaganda dos clubes, quase panfletária e viciosamente vesga nalguns casos ( Leonor Pinhão, Fernando Guerra), por vezes equilibrada, mas geralmente provocadora (Sousa Tavares), e de pura opinião sobre o clube (José Eduardo ou Eduardo Barroso); Só Fernando Seara escapa geralmente, e tenta abordar assuntos mais gerais.
    à semelhança de outra imprensa, onde um jornal infelizmente pouco conhecido (o «i») o faz de modo diário (recomendo comprarem e lerem as colunas deliciosas sobre desporto de Rui Miguel Tovar, creio que filho do Grande Rui Tovar), faz falta quem, diariamente, veja para lá do clubismo, e analise a fundo os problemas e situações do futebol. Tinhamos todos a ganhar, creio eu, e o Record seria, decerto, uma pedrada no pântano do jornalismo desportivo português, onde tenho hoje por hoje, como referência o já citado Rui Miguel Tovar.
    Fica a esperança, pode ser que António Magalhães seja um dos 1.000.000 de visitas que o Leoninamente recebe, ou que alguém lhe passe esta humilde opinião.

    Desculpe o tempo que tomei.

    Um grande Abraço, também para o Amigo Maximino,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo José Lopes, não me custa nada concordar consigo na matéria que o seu comentário reflecte. Estará nas mãos de António Magalhães, alterar a situação! Haverá por aí tanta gente vertical e com atributos suficientes!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Caro amigo Álamo,
    Enquanto os ventos de Italia nos trazem noticias de uma vaga compulsiva de suícidios por parte dos adeptos do A C Milan, por cá também nos chega este lavar de cara do jornal Record.
    Confessadamente, penso que era o fim esperado pela forma e o conteúdo como ele foi comandado por João Querido Manhã neste ultimo ano.
    Numa estratégia cega de roubar leitores ao Jornal do Benfica disfarçado, vulgo Jornal a Bola, o Manha vermelho deu-lhes “Colinho”, fez capas de jogadores divinais, tendo ao leme um presidente sério e grandioso, varrendo as vergonhas para meras notas de rodapé ou omitindo e quanto a nós, o habitué, provocações, tentativas de destabilização (quantas x vendeu ele o William este ano?) e foco na tentativa de manchar a imagem do presidente que ia acabar com o Sporting em 3 meses. Nunca me esquecerei do que este senhor, num momento de pura diarreia viceral vermelha, escreveu sobre Ricardo Sá Pinto então treinador principal do SCP, tendo o despudor de o quase o chamar atrasado mental, um aborto.
    O que ganhou com isso? Bem, parece que os leitores do Avante Benfica 1 não passaram a ser infiéis e que o Avante Benfica 2 caiu em vendas 7%. E como se explica essa quebra?
    A cegueira do homem com Manhã não lhe deixou “ver” que muitos dos leitores do seu jornal eram e são adeptos e sócios do Sporting . O homem , como muitos deste país , na seu complexo de superioridade não assumido, negligenciou-nos. Com dizia o outro tramou-se...
    Por muito que lhes custe, fomos nós ao deixar de comprar jornaleco e utilizando outras formas de comunicar , como este leoninamente faz fé, lutando pela verdade, mostrando indignação pelas mentiras e omissões continuadas , não deixando de levantar a nossa voz, estando atentos e vigilantes de forma a DEFENDER E APLAUDIR O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
    O meu amigo contribuiu para isto e como Sportinguista lhe digo , o meu obrigado.
    Carrega Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu amigo João Antunes, carreei alguns pedregulhos para cima do monte de esterco do Manha, é verdade. Mas o que acabou com ele, terá sido o espectacular decréscimo das vendas do jornal. Terá sido ele a cavar a sua própria sepultura. Oxalá o grande MAGA, como é conhecido na redacção, possa fazer de Record, pelo menos, um sítio limpo e que não cheire mal!...

      SL

      Eliminar
  4. Há já alguns anos que deixei de comprar este jornal
    Não vou mudar de opinião sobre este jornal
    Muito menos agora com esta direção.

    Nota: apelidarem este jornal de jornal pró-benfica
    não lembraria ao careca.
    Record foi e sempre será um jornal pró- SPORTING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Zé, eu sei que a lei o permite! Eu sei que se te dirigires à repartição do Registo Civil competente na tua área de residência, assinas uns papéis e mudas de nome, sem problemas de maior! Mas agora diz-me: que raio de mania é essa, de agora pretenderes adoptar o nome de JOSÉ QUERIDO MANHA?!... Não lembraria ao diabo! Já pareces o QUIM CACA, que deves conhecer bem e que farto de ser gozado por causa do nome, um dia dia pretendeu mudar o nome para... TÓ CACA!...

      Eliminar
  5. Zezito... já te tenho dito... que não é bonito... andares para aí a ladrar.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Álamo, a demissão do Manha, foi uma morte há muito anunciada, pelo próprio, se o gajo passava a vida a pôr o benfica num pedestal, à custa de gozar com o nosso Sporting, teve o que merecia, aqui "Deus escreveu direito por linhas tortas"...Desejo um bom trabalho a António Magalhães e sua equipa....

    SL

    ResponderEliminar
  7. Oh Álamo entao agora tambem tratais os vossos queridos lagartos mal?..

    ResponderEliminar
  8. Vocês lagartos são uns hipócritas acusam a bola de ser benfiquista e o manhã de tentar destabilizar o vosso pequeno clube mas agora ficam todos contentes porque o rascord agora vai fazer o mesmo já começou hoje com a história do Enzo eu gostava de saber se os do Sporting estão contentes

    ResponderEliminar
  9. Só uma pergunta:
    A qualidade do Jornal vai melhorar apenas porque entra outro Sportinguista e porque os seus novod adjuntos um é verde e o outro é vermelho? Um dia depois da nova direção tomar posse, está tudo igual...só exitem dois clubes para este jornal....Porto, Braga, Guimarães e por aí fora nunca são capa....que raio de jornalismo é este?

    Luis - Braga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele é do Sporting então também é bom para o Braga que começa pelo mesmo nome.
      Basco "Far-west"

      Eliminar