quarta-feira, 12 de abril de 2023

É fartar vilanagem!!!...


O outro Narciso

«Não me estou a referir ao simpático árbitro setubalense André Narciso, mas ao outro, o que, não sendo Narciso de apelido, é-o de comportamento.

Esse árbitro, após apitar o Benfica-FC Porto, na passada semana, publicou o seguinte texto nas redes sociais (transcrevo apenas a parte que interessa): "Não há melhor sentimento quando se termina o 25.º clássico/dérbi e se sente que o FUTEBOL saiu a ganhar. Que o mais relevante foi o espectáculo e os jogadores, independentemente de algum lapso que alguns possam querer encontrar".

Descodificando esta mensagem na subtileza das entrelinhas, claramente se intui uma pública vangloriação do seu trabalho e uma velada crítica, aqueles "alguns" que porfiam em "querer encontrar" lapsos. Poucos lapsos, ‘cela va de soi’, atenta a categoria da performance, apreciada pelo próprio.

Desde 2010, não há título nacional que não tenha a mão de Artur Soares Dias, que apitou 25 dérbis, e isto diz tudo sobre o estado e perspectivas da arbitragem. Isto já nós sabíamos. Agora desconhecíamos que, do alto do seu Olimpo, Soares Dias se sentisse legitimado para elogiar o seu próprio desempenho.

Ficamos na expectativa de, quando errar, venha também a terreiro assumir que falhou mas, digo eu, provavelmente isso nunca acontecerá. No fim de contas, esta sobranceria até se compreende.

Também é o Presidente da Assembleia Geral da APAF que fala. APAF essa cujo ex-presidente é agora o responsável pelo Conselho de Arbitragem, cujos três vice-presidentes são também ex-árbitros e os membros da secção de classificações são todos ex-árbitros.

Dificilmente se encontrará, mesmo na Jugoslávia de Tito, modelo mais acabado da autogestão. Com costas tão quentes, estes assomos de contemplação fascinada são afinal um pecado venial de quem, há tantos anos, manda nisto.

Embora a APAF tenha um Conselho Deontológico, fico curioso de ver se alguém se chega à frente para explicar que este tipo de atitudes, além do mau gosto subjacente, são desaconselháveis para árbitros em exercício. Imagine-se o que seria se o, por enquanto, juiz Carlos Alexandre se pusesse a comentar publicamente as suas sentenças…»

É fartar vilanagem!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário