quarta-feira, 16 de maio de 2018

Nunca perdoarei a quem nos roubou isso!...

Do pecado da vaidade

 Zélia Parreira  16.05.18


«Vejo amigos relembrarem outras agressões de adeptos de outros clubes em várias épocas. Lamento, mas isso não me serve de consolação.
Antes de explicar porquê, devo um pedido de desculpas a muitos adeptos de outros clubes pela minha insolência e arrogância, mas a verdade é que muitas vezes me considerei, como adepta e apenas como adepta, dona de uma certa superioridade moral.
Ser do Sporting sempre foi um motivo de imenso orgulho para mim. Ver os meus filhos crescerem como Sportinguistas ferrenhos, era também motivo de orgulho e até vaidade. Diziam-nos muitas vezes "mas não ganhas nada!" e eu ria-me por dentro e repetia "Vocês sabem lá! ". Sabem porquê? Porque tudo o que havíamos ganho era honesto, limpo e muitas vezes, era ganho apesar dos esquemas de outros, das negociatas, dos roubos descarados. Eternos derrotados mas de cara limpa, erguida, com brio.
Por isso, desde ontem, sinto uma vergonha imensa e uma tristeza devastadora. Só eu sei o que significa uma jornada em Alvalade com a minha família, com o orgulho de uma história limpa e honesta. Não perdoo a quem nos roubou isto. Jamais perdoarei.»


Irmã Leoa, se esta minha confissão te servir de consolo, aqui declaro o mesmo e exacto pecado: o pecado da vaidade de ser do Sporting, honesto e limpo!... Uma vaidade só nossa. Nunca contra ninguém. Mas que nos trazia orgulho e felicidade...


Nunca perdoarei a quem, alegadamente, nos roubou isso!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Exª Senhora.
    Revejo-me completamente neste texto.
    Era isso mesmo, ganhar menos vezes que os outros, perder mais vezes que os outros, mas andávamos de cara limpa.
    Filhos e netos sportinguistas e que orgulho.
    Éramos diferentes.
    Perdemos uma vantagem que os outros nunca conseguiriam recuperar.

    ResponderEliminar
  2. Caros Sportinguistas,

    Tal como vós, ao longo dos meus (quase) 50 anos de existência, sempre senti esta vaidade de ser do Sporting, ser diferente. Sinto o mesmo hoje, apesar da vergonhosa cobardia perpetrada ontem e das suspeitas com que temos sido bombardeados.
    Hoje, perante o circo montado por aquilo que é a comunicação social deste país, perante o desfilar de ministros, secretários de estado, presidente da ar e o próprio presidente da república, sinto vergonha é de ser português.
    Toda esta gente, comprometida com algo, assobiou para o lado com as atrocidades que custaram vidas, com o facto do presidente do clube querido ser top 10 dos devedores do BES (fora BCP e CGD), mais as agressões quase semanais cometidas pelos adeptos do clube querido, polícias feridos, crianças encurraladas e aterrorizadas…
    Sim, o que aconteceu em Alcochete é terrível mas é, principalmente, para nós Sportinguistas. Para os outros é uma arma de arremesso para calar uma voz que os incomoda.
    Quanto às suspeitas, para quem se deu ao trabalho de espremer o sumo, parece-me que o tempo se encarregará e mostrar que são mais ocas que o mais inócuo e-mail do clube querido e, no entanto, toda a gente se pôs em bicos de pés a condenar não apenas as pessoas mas também o Grande Sporting Clube de Portugal. Estou certo que em pouco tempo tudo isso será deslindado e eu nunca vou deixar de estar vaidoso por ser do Sporting e cada vez mais envergonhado por ser português.
    Por isso caros Sportinguistas, continuo a andar de cara limpa e com orgulho. Sugiro, pela vossa dignidade, que não sejam acometidos pela cobardia dos julgamentos à priori e aguardem com serenidade, mantendo o que nos diferencia da horda: o espírito crítico e a honestidade do nosso Amor.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Unknown, é tudo quanto sou capaz de lhe dizer neste momento.

      Muito obrigado, forte abraço e Saudações Leoninas

      Eliminar