quinta-feira, 24 de maio de 2018

Um grande e sentido abraço de condolências, Rui...


BRUNO, VARANDAS E O MEU PAI

«Se não fosse a entrevista de Sérgio Conceição à SIC, já poucos se lembravam que o Porto era o novo campeão nacional. Também envolto no esquecimento está a pior época do Benfica, um candidato já no terreno contra Vieira, toupeiras, mails, arguidos e mais umas quantas coisas que poderiam colocar na Luz um pesadelo. O Sporting para lá de ser o clube mais autofágico do mundo tem esse lado generoso de servir como almofada dos problemas do seu principal rival. Tudo isso se deve à perda do equilíbrio emocional de Bruno de Carvalho, que, por diversas vezes, se tornou o principal ‘spin doctor’ dos encarnados, transferindo o centro do olho do furacão para Alvalade.

Há um enorme desconforto com Bruno de Carvalho, porém, existe também uma enorme alergia a repastos e aparições de notáveis e estes, pela sua enorme e vistosa plumagem de pavões, ainda não perceberam isso. Não os meto a todos no mesmo saco, por exemplo vi uma carta de personalidades escrita para os jogadores, bem intencionada e contra ninguém, pedindo para que eles renunciassem às intenções de rescisões contratuais. Agora, encontros desses ditos notáveis, considero ridículos. Rogério Alves e João Benedito deviam conhecer a História de Portugal para saber que D. Sebastião ficou em Alcácer-Quibir e Ricciardi e um indivíduo do Banif deviam era estar preocupados com o escândalo de sermos todos nós, portugueses, a pagar o despautério e a má gestão da banca, nomeadamente, dos bancos onde trabalharam.

Saúdo Frederico Varandas pela sua disponibilidade, sobretudo por ser um acto individual, que nasce de vontade própria, sem ser resultado de capelinhas e grupinhos. Não o conheço e nunca conversei com ele, sei apenas da sua competência técnica e do seu sportinguismo. É uma espécie de Sá Pinto licenciado em medicina. Com alma verde e branca e mais inteligência emocional.

Vai dar um excelente candidato quando houver eleições, mas não sei se será um bom presidente pois não conheço as suas ideias. Mas há algo que ninguém pode esquecer: Bruno de Carvalho é o presidente do Sporting. Um homem que realizou muitas coisas positivas, mas que se perdeu como o general no seu labirinto de García Márquez. Mas não o subestimem, BdC tem um instinto de sobrevivência à flor da pele como provou nos últimos dias e tem ainda apoio entre sportinguistas e isso tem de ser respeitado. Uma AG nestes dias de tempestade tem tudo para correr mal. A barca do Sporting navega com um barril de pólvora à vista, só desejo que fuja dele e que a sapiência dos sócios, e não de um bando de ilustres, nos coloque em águas calmas.

PS: Escrevo em jornais desde 1995 e este será o primeiro artigo que o meu pai não vai ler. Dei os dois bilhetes que tinha para o Jamor e no sábado fui convidado para ir para a tribuna. Recusei porque achava que o clima não era bom. Durante a primeira parte, tinha a minha mãe horrorizada ao telefone. O meu pai estava mal e poucos minutos depois partia, felizmente sem sofrer e de maneira santa, para outra vida que espero seja tão feliz e descansada como esta. A minha família ensinou-me a ser grato e se há pessoa a quem devo tudo é a ele. Obrigado eterno, pai.»


Um grande e sentido abraço de condolências, Rui...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Extraordinária serenidade num momento tão difícil...

    Um abraço sentido ao Rui Calafate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei muito sensibilizado, amigo ZE. Só quem já passou pelo mesmo poderá avaliar. Um grande homem e um grande sportinguista...

      Eliminar
  2. Os meus sentidos pêsames a Rui Calafate e sua família...
    De resto..."estou farto de notáveis...!"

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar