segunda-feira, 21 de maio de 2018

Menos ainda o que está para vir!...


ACABOU UM PESADELO MAS VÊM AÍ OUTROS

«A semana de pesadelo sportinguista terminou ontem, com uma exibição digna no Jamor, insuficiente, no entanto, para a conquista da Taça de Portugal. A missão era impossível, após tantos dias de martírio psicológico, de falta de preparação técnica, de intranquilidade e até de abandono por parte de quem devia apoiar a equipa e se colocou em posição de não o poder fazer. E novo insucesso se somou à "perda" da Champions.

A semana negra findou, mas hoje começou outra, talvez aquela em que várias cargas de cavalaria - pesadas e veremos até que ponto ruinosas para os leões –, prometem responder à investida da infantaria acéfala. Novas noites sem sono aguardam os desiludidos adeptos do Sporting!

Mas foi bonita a festa, pá. Afinal, o Desportivo das Aves aproveitou as condições únicas que se lhe colocavam, e eu fico feliz pelo clube e por Quim, "assassinado" há uma década, na Selecção, com os seis golos do Brasil a Portugal, e que aos 42 anos (!) vê recompensada a sua inacreditável resistência. Não é para todos!

Voltando à vaca fria. Alguns comentadores ligados ao Sporting criticam o que consideram ser uma dualidade de critérios por parte dos tribunais: permitir que o arguido Paulo Gonçalves regressasse ao trabalho no Benfica e impedir o arguido André Geraldes de regressar ao seu posto em Alvalade. Percebo que cada um defenda a sua cartilha, mas o certo é que estamos perante casos de contornos diferentes que podem conduzir a diferentes medidas de coação. Mas não vou por aí, pois ainda que estivéssemos face a indícios semelhantes, a sorte dos arguidos depende, antes de tudo, da personalidade e do estado de espírito dos juízes. Estes são, ao contrário dos que por vezes se julga, cidadãos iguais aos outros, com idênticos defeitos e virtudes. São de direita ou de esquerda, do Benfica, do FC Porto ou do Sporting, católicos, muçulmanos ou ateus, realizados ou frustrados, optimistas ou pessimistas, tolerantes ou intolerantes. Os arguidos sujeitam-se, assim, a uma verdadeira lotaria. E os azares acontecem.

Quando fui director de um jornal tabloide e alvo de um novo processo a cada semana, pude verificar que se havia magistrados que encaravam com normalidade o jornalismo dito "popular" e procuravam apurar se teria existido realmente crime de abuso de liberdade de imprensa, outros havia que cedo mostravam a sua animosidade em relação aos tabloides e me tratavam, à partida, como criminoso. Mais tarde, verdade se diga, um "juiz de Berlim" surgia sempre para arquivar os processos ou para me absolver. Conto isto para que se entenda o que parece ser, nos casos de Paulo Gonçalves e de André Geraldes, uma ínvia aplicação da justiça.

O último parágrafo do dia vai para uma simples dúvida cá do escriba: aquele "empresário" que alegadamente tentava corromper jogadores adversários do Sporting – e que era de uma incompetência extrema, como já se percebeu – não será rapaz com perfil para ter ficado com o suposto dinheirinho todo para ele? Aguardo, inquieto, a primeira prova de um crime cometido por um desses jogadores… "comprados".»


"Novas noites sem sono aguardam os desiludidos adeptos do Sporting!", proclama Alexandre Pais, porque certamente terá fortes probabilidades de ter conhecimento de factos que ainda estarão guardados a sete chaves no cofre secreto dos deuses e que apenas aguardavam pela conclusão da última prova do calendário para inundarem ainda mais a impetuosa, furiosa e transbordante "ribeira" em que alguém tem vindo a transformar Alvalade. "Noblesse oblige"! A mesma "noblesse" que esteve por detrás da "proibição" de indesejáveis colocarem os cotos no Jamor! Cala-te boca!... 

Ai Sporting, não merecias passar o que já passaste e...

 Menos ainda o que está para vir!...

Leoninamente,
Até à próxima  

6 comentários:

  1. "... sorte dos arguidos depende, antes de tudo, da personalidade e do estado de espírito dos juízes."

    Ôi...!!!??? Extraordinário...

    ResponderEliminar
  2. Vem ai uma semana negra.. Ainda o jogo de... ontem...!!! Uma semana negra, bazucadas consecutivas nos pés... Estamos todos de acordo... Não concordarei, na totalidade, com a análise à equipa... Esquecendo, se isso for possivel, que não é, a semana traumática que passaram, ninguém lhes exigiria a vitória... Exigiria-se, e era nisso que estava confiante, uma REVOLTA daquelas... Daquelas que só a RAIVA pode trazer... Em abono da verdade estávamos, estavam eles, numa situação win-win... Ganhando seriam heróis, perdendo serão as vitimas... Nada contra... mas este foi 'só' mais um jogo, igual a tantos outros... desta época... E tanto se tem falado de responsaveis morais, para além de outro tipo de responsabilidade que vou deixar para as autoridades aquilatarem... (E QUE AS AQUILATEM BEM E QUE PUNAM EXEMPLARMENTE OS CULPADOS), mas quanto a responsabilidades morais teriam tido tudo do seu lado, se tudo têm feito para trazer a taça para o museu... Em minha opinião não o fizeram... O Aves fê-lo... e Parabéns a eles por isso...!!!

    Passando à eventual negra segunda-feira que se aproxima... a partir deste momento sediarei as minhas agruras, apenas, nas questões jurídicas... (Não percebo 'puto' de questões jurídicas...) mas espero que elas estejam do lado do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... Não deste ou daquele... mas do lado do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...

    p.s. As lágrimas que me hoje doiem cá dentro... que me martirizam a mente, e que não me vão deixar dormir, (as minhas eu já as chorei longe de olhares alheios...) são as do meu filho..., de mais ninguém e isso... EU NÃO PERDOU A NINGUÉM... A NINGUÉM...!!!!

    O SPORTING SOMOS NÓS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca perdoarei as lágrimas do seu filho e de outros meninos e meninas que vi em comoventes prantos. Eles não mereciam que alguém lhes tenha causado tal desgosto. São os leões e leoas de amanhã e isso é criminoso, para além de todas as dialécticas que por aí poluem os ares que desejaríamos limpos e puros...

      Eliminar
  3. Eu continuo na minha e não embargo em histerias.

    Se BDC ficasse calado hoje em dia era o Àlamo e restantes a distratar treinador e jogadores.
    Como BDC se antecipou passou ele a alvo principal e os responsáveis por tudo passam por vitimas.
    Já li de tudo,só falta darem medalhas aos jogadores que ofenderam os adeptos..
    Continuo a achar que a justa causa para rescisão não existe mas se calhar explica a atitude dos jogadores de ontem.Para a causa deles não dava jeito nenhum ganhar.
    Já viram como seria em tribunal?Então os senhores querem rescindir por justa causa,por estarem tanto aterrorizados,tanto traumatizados mas depois ganham o jogo seguinte?..
    Cada cabeça sua sentença.
    BDC tem culpas mas não é o principal.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Semana negra igual a tantas que se passaram ao longo desta época.
    Treinador incompetente e auto bajulador, com discursos inenarráveis, ontem a desculpa foi das emoções, na Madeira do clima... , mercenários pagos a peso de ouro, e sem a mínima dignidade para com o INSTITUIÇÂO ENORME que representam, armados em primas donas e, ainda há, adeptos que lhes agradecem o terem estado presentes no Jamor....só pode ser gozo! merece
    Pior do que isto é impossível.
    Rescisões? Não sejamos profetas da desgraça, nem emprenhem pelos ouvidos!

    ResponderEliminar
  5. Os muitos anos que já levo de vida...
    "Aconselham-me" a que quando não souber o que hei-de dizer...

    "Saiba pelo menos ficar calado"...

    É oque farei...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar