quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Nada ainda estará perdido, mas quase!...


Uma vez mais derrotado quase ao cair do pano e quando tudo apontava para que pudesse alcançar um saboroso e quiçá decisivo empate, o Sporting volta a claudicar perante um "grande" da Europa por força de erros próprios que nunca deveriam ser cometidos em tão crucial fase do jogo.

A equipa leonina acabou por realizar uma exibição muito positiva ao longo de quase todo o encontro, discutindo a posse de bola com um "tubarão europeu" em percentagens bem aproximadas, mas não conseguiu ultrapassar o anátema que sobre ela parece ter sido derramado em todos os grandes jogos europeus e a precipitação de JJ haveria de chamar a jogo, precisamente, o jogador que a situação menos recomendaria e que acabaria por estar no centro da jogada que permitiria aos italianos cantarem vitória. Fábio Coentrão, apesar de sua baixa estatura, tinha "ensinado" por duas ou três vezes ao longo do jogo, como se desfazem jogadas do mesmo tipo, mas Jonathan Silva, terá estado distraído e... de nada lhe serviram os ensinamentos do titular!...

É provável que a entrada de Doumbia tenha sido demasiado tardia. Ainda que não se esperasse qualquer milagre da sua parte, face à qualidade dos defensores italianos, a sua profundidade talvez os pudesse amarrar e fazer recuar um pouco mais nos últimos minutos e impedir o seu, senão decisivo, pelo menos muito importante adiantamento no pressing final.

Em termos de apuramento para a fase seguinte da Champions...

Nada ainda estará perdido, mas quase!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Boa noite Alamo,
    Como ando meio desiludido com isto tudo, nao me identificando muito com algumas coisas que se tem passado ultimamente no clube, tenho estado dentro da toca a espera de melhores dias, entenda-se presidente e treinador.
    Como ja pouco ou nada espero deste Sporting,vai ser mais um ano perdido, la arranjei paciencia para ver a 2 parte, mais valia nao ter visto,enfim.
    Basicamente quero-te enviar um abraco e a todos os que visitam este
    teu cantinho.
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não será hora de atirar a toalha ao chão. Vamos esperar para entrar em Novembro. Aí falarei...

      Grande abraço e SL

      Eliminar
  2. Continuamos na mesma. Jogamos bem (?) mas não ganhamos. O treinador mais uma vez fez opções que correram muito mal. Há jogadores que andam completamente perdidos e que parece terem perdido todas as qualidades que tinham. A equipa parece cada vez mais a ANPC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Jogámos bem mas não ganhámos! Por um erro individual, do suspeito do costume. JJ já tem idade para saber que não se podem levar crianças para os grandes palcos! Quem se mete com crianças acorda encharcado em xixi!...

      Eliminar
  3. Sem dúvida: nada ainda está perdido, mas quase. O que me custa é ver responsáveis com um discurso orgulhoso na convicção de ser muito honroso perder pela margem mínima pela sexta vez nos dois últimos anos com 4 grandes clubes da Europa. Não compreendo como é tão honroso perder. O jogo de hoje para um Sporting que estivesse bem, e não está, era de vencer sem dúvida. Esta Juventus, apesar dos valores individuais, está nitidamente em baixa, colectivamente em défice, fisicamente sem frescura. O menos que se poderia exigir seria um empate. Este Sporting está bem pior que o Sporting que no passado ano defrontou o Real e o Dortmund. A equipa tem uma estrutura, um tronco central forte, com Patrício, os centrais, Bataglia e William. Mas depois tudo é falta de solidez e muito pouca agressividade ofensiva. Dos laterais Piccini ainda vai dando conta do recado mas o ataque é muito pobre. Gelson estagnou e tem muitos movimentos sem sucesso, muito mau a finalizar (nem no golo do Sporting foi capaz de finalizar com qualidade). Acuña não me convence. Tal como Dost não desequilibra nada (que saudades de Slimani...)e Dumbia é hoje um jogador sem frescura fisica (nem para finalizar lances acessíveis) nem estaleca para grandes voos. Finalmente a qualidade de Bruno anda um bocado perdida na falta de qualidade que o rodeia. Perdoem-me mas sinto que o Sporting da época passada era pior que o Sporting da anterior e o desta época é ainda pior que o da época passada. Um grande treinador é aquele que constrói equipas sólidas equilibradas e agressivas sem estrelas nem vedetas. Gostaria de estar enganado. Ao menos estou esperançado que esteja enganado. Sinto-me frustrado...mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu velho e grande amigo Vitor Cruz já seremos dois a sentirem-se frustrados! Subscrevo inteiramente o teu comentário.

      Abraço e SL

      Eliminar
  4. Compreendo a desilusão mas penso que devemos olhar de forma positiva este novo tempo de Sporting, perante um futebol europeu feito de magnatas russos, príncipes árabes, grupos empresáriais poderosos e milhões, muitos milhões. E porque há várias décadas deixamos de ser "visíveis" a nível europeu. É normal estarmos triste mas há razões para sorrir e estar confiantes no futuro.
    Dificilmente conseguiríamos trazer um resultado positivo de um jogo contra o Campeão Italiano e Vice-campeão Europeu, em Itália. A base da nossa equipa é constituída por vários jogadores ingressados esta época no Sporting. A Juventus manteve praticamente a mesma base, composta por jogadores experientes e com grande qualidade. Mas sei que fica a sensação de que poderíamos ter conseguido algo mais.
    Quando do sorteio, a sorte não foi simpática para com o Sporting. Muito provavelmente ficamos no grupo do próximo campeão espanhol, do próximo campeão italiano e do próximo campeão grego.
    Aquilo que espero não é fazer brilharetes na LC, mas sim ser também o próximo Campeão Português que é o nosso grande objectivo.
    Desta LC é retirar o melhor, seja em experiência, seja em respeito e visibilidade internacional, seja em alguns milhões de euros. Não é para passear, mas não devemos olhar para esta competição como um pesadelo e sim como uma oportunidade.
    Apesar de tudo teremos a recepção à Juventus em Alvalade, e perante os melhores adeptos do mundo, o 12º jogador!
    Num ambiente fantástico e num dia perfeito, poderemos vencer uma Juve em dia não.
    Antes temos uma nova final contra o Chaves e os três pontos são obrigatórios.
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do comentário do caro CJ retiro fundamentalmente a realista exortação à esperança no futuro, sem enjeitar todavia a "sensação de que poderíamos ter conseguido mais" e sem negar que esse será anátema que já transportamos desde a época passada! Ora a maior desilusão será precisamente essa: será que mais uma época veremos desenrolar perante os nossos olhos os mesmos comportamentos, as mesmas reacções e os mesmo erros sem que nos atrevamos a fazer a devida aprendizagem e a catalizar a experiência adquirida?!...
      Saudações Leoninas

      Eliminar