quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Alguém me ajuda e permite que volte para uma adenda?!...


O ESSENCIAL E O ACESSÓRIO

«Muito se discutiu, esta semana, a falha nas comunicações entre a Cidade do Futebol e a Vila das Aves, a qual retirou de ‘acção’ o VAR a partir do minuto 66 do Aves-Benfica. E como o lance de toda a polémica ocorreu 13 minutos após este ‘crash’, não faltou quem tenha tentado desenhar, a partir daí, uma espécie de ‘teoria da conspiração’.

Isto é o futebol português no seu melhor. Discute-se o acessório horas a fio, dias a fio, por forma a ‘enterrar’ o essencial e assim o que verdadeiramente interessa não é abordado. A isto chama-se ‘spinning’. E há por aí muitos doutores desta prática comunicacional...

O VAR não julga, apenas ajuda na tomada de decisão final. Logo, o sistema não pode ser culpado, não pode servir de desculpa seja para o que for. Isso, repito, é discutir o acessório. Essencial, neste caso, é perceber como pode um árbitro assistente no futebol profissional, pago para estar a desempenhar aquela função, entender que o ostensivo empurrão de Jonas a Nildo Petrolina não feria qualquer lei do jogo. Colocado de frente para os protagonistas, a não mais que cinco metros de distância, entendeu que a acção era legal. Isto ou é muita incompetência ou qualquer outra coisa mais grave. Seja o que for, a decisão deste senhor, sim, devia ser analisada e punida, na nota e na ausência de jogos num futuro próximo.

Não fosse esta incrível má decisão do árbitro assistente e ninguém estaria a discutir se havia ou não VAR a funcionar naquele momento. Simplesmente porque ‘aquele momento’ deixaria de ter existido.»
(José Ribeiro, Opinião, in Record hoje às 18:38)

Concordando em absoluto com o tema e a crítica de José Ribeiro, compreendo que por questões jornalísticas - técnicas e deontológicas - a fotografia do objecto da "incompetência ou qualquer outra coisa mais grave" não tenha acompanhado a crónica.

Cansei-me em longa busca perseguindo o objectivo de chegar ao nome e imagem da criatura! Debalde o procurei, para por aqui o expôr, porque técnicamente e deontológicamente nada me impede, antes pelo contrário, de aqui deixar para memória futura o rosto da "incompetência ou outra coisa mais grave"!...

Alguém me ajuda e permite que volte para uma adenda?!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Se a notícia jornalística (passe o pleonasmo) tivesse sido "Erro inadmissível dá o 3 a 1 ao Benfica e acaba com o jogo" em vez de "Benfica vence bem na Vila das Aves" talvez..., só talvez, a discussão não se centrasse no acessório... mas a corja continua a, tentar, manipular a notícia jornalística (...)... Enfim... seres acessórios não os há só na arbitragem... 'penso eu de que...'

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, caro Álamo:
    Os assistentes habituais de Rui Costa são Nuno Manso e Miguel Aguilar.
    Os assistentes habituais de Nuno Almeida são Pais António e Paulo Ramos.
    Não o posso ajudar mais. Não vejo jogos do benfiquinha, porque lá em casa não se assinam canais pornográficos, nem se veem programas que tenham cenas de violência.

    Um Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo

    Os auxiliares nomeados para o Aves-slb foram o Venâncio Tomé e o Paulo Ramos e para 4º arbitro Fábio Piló.
    Pelo menos do Venâncio a fama já vem de longe...


    Abraço

    ResponderEliminar