terça-feira, 9 de outubro de 2012

Papagaios ou... Abutres ?!...

À espera da desgraça...
 
Ao ouvir hoje na Antena 1 as declarações de Vicente Moura, não consegui conter dentro de mim uma exclamação de espanto: só faltava mais este "papagaio"!... Custa-me muito admiti-lo, mas há sportinguistas que não têm emenda e, de tempos a tempos, colocam-se mesmo a jeito de receberem a condenação quase unânime da grande família leonina. 
Mais tarde, em várias edições online dos jornais desportivos e em vários sites da internet, de que aqui poderemos apreciar o resumo, deparei com a exploração humilhante das suas palavras, consoante os diversos interesses editoriais, através de sublinhados e subtis referências a algumas das suas mais polémicas declarações.
Sempre me esforcei por compreender a verborreia de alguns sportinguistas menos dotados cultural e intelectualmente, quando as câmaras de televisão e microfones da CS lhes surgiam pela frente. É uma atracção fatal a que dificilmente resistem todos os que por defeitos de formação, deixam que a vaidade e os impulsos de evidência e protagonismo lhes retirem o discernimento e a capacidade para perceberem o ridículo com que se cobrem. São sobejamente conhecidas as tiradas de ex-presidentes e ex-candidatos que cairam no anedotário nacional.
No caso em apreço, custa-me a compreender as razões que suportaram as declarações de um homem de elevada craveira intelectual e social e com responsabilidades de inestimável ordem e importância no movimento olímpico. Alguém me explica o que pretenderá, quando reconhecendo a si próprio incapacidades, sejam elas de que ordem forem, para alguma vez poder aspirar a ser presidente do Sporting Clube de Portugal, desferir os ataques a Godinho Lopes que as suas palavras consubstanciaram?!... O que será que de bom as suas declarações trouxeram ao Sporting?!... O que será que faz correr Vicente Moura?!... Que objectivos persegue e em razão de quem e porquê?!...
Lamento sinceramente que um sportinguista com a sua longa folha de serviços, já não possua a lucidez suficiente para não engrossar a degradante fila de "papagaios" que se vão acotevelando em torno de Alvalade, em inclassificável metamorfose! Sim, metamorfose, porque eu já não sei como classificar toda esta gente que se afirma sportinguista. Já subsiste em mim uma tremenda dúvida sobre se serão apenas inofensivos e palradores "papagaios", ou se se transformaram em pacientes e nojentos "abutres" !!!... 
 
Leoninamente,
Até à próxima  

Sem comentários:

Enviar um comentário