segunda-feira, 26 de abril de 2021

Pela boca de quem sabe!...


Leão até ser Campeão

«Zero derrotas, média próxima de 0,5 golos sofridos por jogo. O Sporting versão 2021 de Rúben Amorim não ficará conhecido pela espectacularidade do seu futebol, mas garantidamente que o grupo leonino entrará directo no coração de todos quanto os que são apaixonados pela essência dos Desportos Colectivos.

Um grupo de bons rapazes, jovens e completamente “underdogs” nestas andanças colocaram Portugal a discutir sobre o “estofo” ou falta deste para guiar o Sporting ao título de Campeão. Enquanto “analistas” discutem méritos de Amorim e do alto das suas varinhas mágicas sugerem jogar o Daniel ou o Nuno para corrigir problemas ofensivos, o Sporting contra todas as previsões corre para o título de Campeão. Sem derrotas, senhores.

Organização, Superação, Disponibilidade Física e Táctica, e algum talento individual. Algum. Estes são os condimentos do possível campeão nacional, e enquanto com desdém por fora se refere incessantemente a ausência de mais talento da equipa, ignora-se que estes são os condimentos das verdadeiras equipas. Aquelas que na recta final de cada partida, contra todas as “odds” vão mais longe e triunfam.

O Sporting de Rúben Amorim é uma das mais brilhantes obras do Desporto em Portugal dos últimos muitos anos. Quem não prefere o talento das equipas de Gaitán ou James Rodriguez? Quem não se apaixonou pelos contra ataques que Hulk guiava em direcção a Falcao, ou como Aimar e Saviola descobriam Oscar Cardozo? O Futebol e o Desporto premeiam o talento quando este tem disponibilidade e organização. As grandes equipas – colectivos – não se fazem somente de jogadas bonitas e jogadores talentosos, mas de uma Organização e Inteligência Táctica que quando é sempre rigorosa colhe os louros de tal rigor. Mesmo que para o comum dos mortais esses “louros” surjam em forma de “sorte”.

O ano de Coates, verdadeiro capitão, a disponibilidade física de Nuno Mendes e Pedro Porro, a inteligência táctica e vigor de João Palhinha, o “ranhoso” Nuno Santos, o talento à solta de Pote e até o regresso a casa de João Mário prometem ficar para sempre na história do Sporting, mas também na do futebol em Portugal. O ano em que os leõezinhos se uniram, foram rigorosos, organizados, partiram de abordagens ao jogo mais condizentes com as suas capacidades do que com a história do clube – Juntos, sem qualquer sobranceria, Organizados a Defender com pouca iniciativa ofensiva, enquanto esperavam pelo momento para matar qualquer adversário.

E para que a história seja ainda mais aprazível, o encurtar da vantagem que fez sonhar o adversário directo, e um jogo absolutamente épico em Braga.

Este Sporting merece muito ser feliz, e Rúben Amorim é o treinador mais barato da história do futebol.»

Pela boca de quem sabe!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário