Gladiador vestido de embaixador
«Todos os sportinguistas se devem orgulhar do que se passou dia 8. Um acto eleitoral que é recorde de participação, eivado de democracia, dia zero de um ciclo que se deseja vitorioso, sem quezílias nem belicismos imbecis. Honra aos vencidos, mérito a quem ganhou a compita. Quero deixar uma palavra de simpatia aos outros 5 candidatos que souberam dignificar o Sporting, especialmente João Benedito, que num momento duro em que teve mais votantes do que o vencedor, soube diluir as suas forças para robustecer de legitimidade o novo presidente eleito, num acto de humildade e serviço ao clube que só o prestigia e deixa de cara lavada para o futuro. E deixo a sugestão a Frederico Varandas: era um enorme gesto de agregação, se no próximo jogo para o campeonato em Alvalade todos os seus adversários, que já não o são, estivessem ao seu lado na tribuna de honra.
Frederico Varandas tem um enorme problema de comunicação, não é um orador, tem muita dificuldade em passar a mensagem, isso é algo evidente, e vai ter de saber lidar com isso. O lado positivo deste facto é que tenho a certeza que não terá deslumbramentos com microfones e se irá remeter ao silêncio, algo que o clube merece, tal como a paz, e que tão arredado andou nestes últimos anos, privilegiando o trabalho que não tem de ser anunciado e a solidão que acompanha quem exerce o poder nas decisões mais difíceis. Apresentou uma equipa mais completa para todos os órgãos e que se mostrou decisiva. Sim, a mudança de estatutos proporcionou que os sócios deixassem de poder votar em listas diversas para o CD, MAG e CFD (algo que tem de ser revisto), votando num só bloco, e Varandas apresentou o nome mais forte e com maior notoriedade, que nos últimos dias circulou por televisões e jornais e que levou muito voto para ele: Rogério Alves. Além disto, e como já disse, foi o único candidato que desde o primeiro momento contou, opção que se saúda, com uma estrutura profissional de comunicação, a cargo da LPM, que desenvolveu um excelente trabalho ao nível da ocupação do espaço mediático, e que terá importante contributo para o futuro.
Frederico Varandas tem boa imagem pública, parece tranquilo, apaixonado pela enorme tarefa que tem em mãos, tem gente capaz a trabalhar com ele e há algo pelo qual já manifesto a minha simpatia, pois é algo que me é caro e aqui propus no Record: o desígnio da transparência, com apresentação regular de declarações de rendimentos de todos os administradores remunerados, auditorias pontuais e apresentação do curso do dinheiro, para onde vai e quem o recebe. E a imagem que tenho para a acção do presidente é a de que ele terá de ser um gladiador vestido de embaixador. Duro e intransigente na defesa do Clube, paladino na arena da verdade desportiva, sagaz e estratega na altura de escolher o momento da guerra, mas sempre diplomata, um lobo com pele de cordeiro, embaixador dos valores e código genético do Sporting, hábil negociador de bastidores e reservado no espaço público. E não pode esquecer uma verdade do Bushido, o código dos samurais: "é difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo". Frederico Varandas não pode ser o maior inimigo de si próprio. Muitas felicidades é o que desejo.»
Estou confiante e anima-me a quase certeza de que Frederico Varandas, ultrapassará e superará até com o tempo, o seu hoje reconhecido défice comunicacional! Primeiro porque desde que se assumiu como candidato se soube rodear por quem domina os segredos de tão importante vertente. Depois porque desde o primeiro momento após a sua eleição e no seguimento das suas propostas eleitorais, parece disposto a excomungar de vez terríficos hábitos instalados de presumido, estúpido e absoluto domínio de matéria tão importante e vem lançando as sementes de um novo e verdadeiro departamento de comunicação, separando o trigo do jóio e prescindindo de quem, ao longo do consulado que o antecedeu, simbolizou a sua completa negação.
Construídos que estejam estes verdadeiro alicerces de toda a sua acção futura, então sim, será hora de ser, com muito bem sublinha Rui Calafate, "duro e intransigente na defesa do Clube, paladino na arena da verdade desportiva, sagaz e estratega na altura de escolher o momento da guerra, mas sempre diplomata, um lobo com pele de cordeiro, embaixador dos valores e código genético do Sporting, hábil negociador de bastidores e reservado no espaço público"!...
Só eu sei o quanto o desejo!...
Leoninamente,
Até à próxima
E rodeou-se de 4 juízes. Dos bons!!!
ResponderEliminarSe a inveja fosse música a Nau era um trombone!...
EliminarSó lá em tua casa, reina o azar dos coronéis! Juízes também vocês procuram, mas têm azar: só encontram dos maus e cadastrados ou envolvidos em processos de corrupção!...
Óptimas notícias, sem dúvida. Com profissionais competentes e muitas provas dadas, estaremos sempre mais próximos do êxito.
ResponderEliminarSeguir-se-á o Marketing e Merchandising Relembro a entrevista que Salgado Zenha deu, ainda antes das eleições, na qual acentuou o interesse e a necessidade de impulsionar muito estas áreas. Mais um serviço profissional, em out-sourcing?
A propósito, relembro que a empresa de Tomás Froes tem (ou tinha?) um trabalho para estas áreas, para implementação transversal no Clube e SAD e abrangendo todas as modalidades...
Precisamos de um Sporting renovado e revigorado, temos pouco tempo para percorrer um longo e árduo caminho - que a Deusa Fortuna nos acompanhe.
Tenho a certeza de que o amigo Liondamaia o pensará, mas certamente por lapso de momento não o disse. Mas eu complemento, se me permitir: SILENCIOSAMENTE!!!...
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