quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Uma belíssima campanha!...


Corrida a 2+1 no Sporting

«Não é de hoje que não acredito em sondagens. Erram muito e qualquer leitor sabe que só as que ocorrem no dia de ida às urnas batem certo. O estudo de opinião publicado pelo jornal 'A Bola' tem ainda mais alguns pecados. É que é feito antes do primeiro debate a sete e realizado num universo eleitoral que até para os sportinguistas mais bem informados é muito difícil de vislumbrar. Talvez o item em que acerta mais é no número de indecisos: são 18 por cento, segundo o trabalho da Intercampus, e que me parecem bastante plausíveis, pois existem ainda inúmeras indefinições. No entanto, números são números e para o desenrolar desta campanha eleitoral é natural que esta sondagem possa influenciar alguns sócios.

Respeitando todos os que se disponibilizaram para servir o Sporting, tenho para mim que esta será uma corrida a 2+1, e explicarei porquê com a experiência que tenho de comunicação política, campanhas eleitorais e com o conhecimento que tenho do meu clube. Logo, temos de abordar três variáveis que são indispensáveis de analisar numa corrida eleitoral.

1 - Primeira regra de uma campanha de sucesso: não cometer erros. E até agora o que menos erros cometeu chama-se João Benedito. Ao apresentar um discurso pela positiva, racional, que acentuou numa primeira fase, com eficácia, o seu projecto desportivo inovador, tendo por exemplo o do Bayern Munique, baseado nos ex-atletas com capacidade de gestão.

2 - Para compreender o estado de uma eleição é indispensável estar atento às dinâmicas de campanha. E se é certo que o primeiro a arrancar foi Varandas, albergando numa extensa comissão de honra uma série de nomes conhecidos no Sporting, o que lhe trouxe uma vantagem que não podemos escamotear, é também visível que as suas dificuldades comunicacionais não robusteceram a sua 'persona' enquanto candidato, apesar do excelente trabalho que a sua agência de comunicação está a realizar na ocupação do espaço mediático. A entrada em cena de José Maria Ricciardi veio beliscar o seu eleitorado, nomeadamente o mais sénior e, como sabemos, no Sporting não é um homem-um voto. Assim, sinto que há dois candidatos a crescer, Benedito e Ricciardi, com Varandas a cair um pouco, fruto da sua desastrosa prestação no debate a sete na Sporting TV.

3 - Por último, algo que é fundamental para quem é profissional destas coisas. Nunca ganha em eleição nenhuma o candidato com maior índice de rejeição. E aqui é que o banqueiro, que já não tinha muitas simpatias populares, cometeu um enorme erro ao somar José Eduardo à sua equipa. Se, em vez dele, aparece com nomes mais novos, competentes e de ruptura, com a sua capacidade de dizer o que lhe apetece sem olhar a quem, completamente fora do politicamente correcto, poderia somar pontos juntamente com o discurso de gestão e finança que domina na plenitude.

Por isso, digo que esta é uma corrida a 2+1. Porque Varandas e Benedito são os favoritos com uma 'nuance'. É que com Ricciardi em estilo martelo pneumático contra o médico e a entrar como faca em manteiga quente, mordendo o seu eleitorado potencial, essa dispersão e divisão trazem mais chances a Benedito de vestir de novo a camisola número 1 de Alvalade.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record)


Embora com natural constrangimento por não estar a assistir ao reconhecimento que sempre entendi como justo, por parte de muitos sportinguistas, do importante papel desempenhado no Clube e no Desporto deste país ao longo de toda uma vida, por José Eugénio Dias Ferreira, comungo da visão de Rui Calafate sobre os prognósticos que antecipa para o desfecho das eleições de 8 de Setembro. Mas como contra factos não costumam haver argumentos, o "2+1" que Calafate advoga, parece-me do mais puro e incontornável realismo.

Nesta condição e remando um pouco em sentido contrário ao cepticismo que RC revela em relação à sondagem que hoje veio a público, entendo que ela terá vindo provar que sete candidaturas não representarão afinal um "desastre" para o Sporting, exactamente na linha do que sempre foi o meu pensamento, certo desde sempre que depois da necessária "garimpagem", restariam apenas duas ou três candidaturas capazes de sonhar com o "Cadeirão do Leão". E aí estarão elas perante o todo o fantástico universo leonino, depois da previsível selecção, que parece ter afastado em definitivo  os quatro cultores de um elogiável mas pouco alicerçado romantismo leonino... 

Apesar de tudo, subsistem ainda, na minha modesta opinião, duas dúvidas enormes sobre dois factores, também eles bem racionais, que não estarão a ser devidamente tomados em conta por RC. O primeiro decorre da sondagem hoje vinda a público e que poderá revelar-se contraproducente para João Benedito: o apoio subreptício que, em desespero de causa, lhe poderá vir a ser concedido por Ricciardi. O segundo decorrerá da estratégia de campanha de Frederico Varandas que, do meu ponto de vista, não poderia, nem se terá esgotado com a apresentação da candidatura de Rogério Alves para PMAG, adivinhando-se algo que estará reservado e poderá vir a ter impacto ainda mais decisivo, para os últimos dias da campanha.

Mas no Sporting estaremos a ter, afinal, contra a generalidade das expectativas, ainda hoje completamente desmistificadas, com o sublime debate a que todos assistimos na Sporting TV, entre João Benedito e Pedro Madeira Rodrigues - até se cumprimentaram no fim, já esquecidos do que tinham dito um ao outro... 

Uma belíssima campanha!...

Leoninamente,
Até à próxima 

5 comentários:

  1. Na minha opinião mais facilmente Ricci se junta a Varandas que a Benedito. Vejam quem é o candidato á MAG...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulo não terá interpretado bem aquilo que eu disse no texto. Em nenhum momento abordei a possibilidade de "junção de listas". Falei em "apoio subreptício" que, a meu ver, os debates têm evidenciado, nada mais...

      Eliminar
  2. Nos mentideros diz-se que
    ricciardi e Varandas são a mesma candidatura com duas caras diferentes, só para disfarçar!
    Benedito tem o melhor programa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta para o Helder Mestre e só para ele!

      Como votar de forma a diminuir as probabilidades de que Ricci e Varandas possam saír vencedores? Porque são esses dois os que mais desconfiança me provocam! Sei que já citou Benedito como alternativa mas nem nesse eu acredito! Responda se quiser! Sei que não sou obrigado a votar mas gostaria de poder ser de alguma utilidade!

      Eliminar
  3. Viva, caro Aboim Serôdio! Não será fácil escolher! No entanto, Ricciardi é intragável... Quanto a Varandas, diz-se que também é, e desde o início, apoiado pelo "tio" Ricciardi e que os confrontos entre eles mais azedos não passam de uma cínica estratégia. Pelo programa, e pensando que se for eleito continuará a fortalecer as modalidades, acho Benedito a melhor escolha. Além disso, não focaliza o seu discurso no caos financeiro, ao invés defende a primazia do sucesso desportivo como motor para uma robusta saúde financeira do clube. Como óbice, há quem recei a sua eleição por estar latente um eventual mau relacionamento entre ele e Miguel Albuquerque, diretor da vitoriosa secção de futsal. Estas supostas desinteligências terão nascido quando Benedito acabou a sua carreira de guarda-redes no futsal elonino.
    Mas, olhe, estimado Aboim Serôdio, cuidado que eu não serei o melhor oráculo/Pitoniza!... O atual comportamento de BdC bem o comprova...

    ResponderEliminar