segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Às vezes de uma "pretensa fraca toca", sai um bom coelho!...




Estava apreensivo sobre o "sumo" que pudesse ser retirado do primeiro debate promovido em boa hora pela Sporting TV. Digam o que disserem, a favor ou contra, o facto de sete candidatos se apresentarem às eleições do Sporting, causará necessariamente a todo o universo leonino a noção de um excesso que o bom senso deveria e bem que poderia ter sido reduzido para patamares bem mais razoáveis. Mas o que tem de ser tem muita força e lá estiveram ontem à noite os nem por isso "magníficos sete"!...

Apesar da absoluta incompatibilidade entre o modelo a sete e o melhor caminho para a apresentação das ideias de cada um, o debate superou as minhas expectativas, com Rui Miguel Mendonça, entre pecados e virtudes por todos exibidos, a situar-se num plano decisivamente superior em relação ao difícil painel que lhe foi proposto moderar. Com a excepção de uma boa dúzia de momentos desnecessários e evitáveis de picardias de que os candidatos - todos! - se deveriam envergonhar, o encontro acabou por não ser um desperdício de tempo e a maior parte dos candidatos terá conseguido passar aos sportinguistas, de uma forma genérica, aquilo que pretenderão oferecer ao Sporting.

A minha sensibilidade ditou-me que neste primeiro debate a sete, a "vitória" não terá sorrido de forma evidente a qualquer deles. Todos terão aproveitado a oportunidade para salientar o que de positivo cada candidatura  poderá oferecer, mas nenhum deles terá sido capaz da suficiente clarividência e da linear recusa dos sete cartões amarelos que todos fizeram por merecer, através de posturas mais ou menos  pronunciadas do pecado da provocação.

O meu aplauso para a rigorosa cronometragem do tempo de intervenção de cada um, com os responsáveis pela cronometragem a evidenciarem excelente e isento desempenho, não se coibindo de contabilizar o tempo daqueles que menos respeito evidenciaram pelo momentos de intervenção alheia, embora me parecesse justo que em vez do claro "benefício do infractor", consubstanciado pela acumulação de tempo tanto a quem tinha o uso legítimo da palavra quanto a quem o interrompera,  devesse ser exclusivamente acumulado por este último, com a paragem do cronómetro do primeiro.

De qualquer maneira, um excelente trabalho da Sporting TV, a bater por goleada toda a concorrência que até hoje tem apresentado programas similares...

Às vezes de uma "pretensa fraca toca", sai um bom coelho!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Caro, chego á conclusão que quantidade não implica qualidade. Tanto candidato e tão pouco sumo...a maneira arrogante do Ricci como se fosse tudo dele é um nojo. Varandas, coitado, ideias zero! PMR, vendedor de banha da cobra. Até DF parecia irreconhecivel. Que pobreza....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto prévio:
      Não conheço Bruno de Carvalho, nem pretendo ser um “tipo‟ de advogado de defesa, no entanto há que ser realista e não ter memória curta, pois se hoje existe SCP, é graças à sua teimosia e do seu CD.
      Ao longo da nossa vida, quem não comete erros?
      V.G., se uma empresa tiver um CEO “chato‟, teimoso e, persistente (tipo Goldman Sachs, que, contata os seus colaboradores 24 sobre 24 horas, sempre que entenda ser necessário, mesmo que em pleno gozo de férias), mas que faz uma restruturação com sucesso, aumenta o número de clientes (sócios), o volume de negócios (valor do merchandising, bilhética, gamebox e transações de passes de jogadores) e o valor patrimonial imobiliário (pavilhão João Rocha), mas por ter um método e comportamento de comunicação errático, mudamos de empresa e/ou patrão?
      Fazendo uma retrospetiva há algo mal que está por esclarecer, até porque nunca entendi quais os motivos para a existência de grupinhos a jantar com os seus amigos do outro lado da 2ª circular, assim como encontros no RITZ de Ricciardi e Paulo Abreu com o Jorge Jesus. Nada disto foi perguntado e do interesse da CMTV.
      BdC foi, desde o início, alvo de uma “cartilha‟, de ódio, horas a fio na CMTV, porquê?!... Basta recordar o que era dito antes das eleições do 2º mandato.
      Com o triste e criminoso acontecimento de Alcochete, inicialmente a minha opinião era que deveria ter-se demitido. No entanto, posteriormente, o que teria acontecido se a CMTV viesse a especular que tal demissão era sinónimo de “peso na consciência”, e poderia ser considerado, factualmente e juridicamente como o autor e/ou o mandante (ou não). Não seria suficiente para uma alegação probatória da “justa causa” a favor dos jogadores? Não se tornaria mais fácil e factual, justificar como autor moral, levando a um “maior” prejuízo do SCP, quer financeiro, quer de imagem e marca?
      Os titulados de “notáveis” e os atuais candidatos nunca vieram em sua defesa, o que seria em defesa dos superiores interesses do SPORTING… Alguns, no passado, preferiam encontros, almoços, com LFVieira,… escrito na imprensa de “encontros” mensais entre amigos.
      Qual a tomada de posição pública do Conselho Leonino, Grupo Stromp, Cinquentenários, Leões de Portugal e Fundação Sporting? Dizer/ fazer mal, atingia a MARCA e NOTORIEDADE… atingia TODOS.
      No NORTE isto não aconteceria, por solidariedade e defesa do seu Presidente, até porque os media (CS) noutros tempos foram apertados de tal maneira, que bastou.
      Porque não me sinto devidamente esclarecido pela trapalhada que existe, concluo com aquilo que, por vezes, no passado, em programas de debate televisivo e não só, vinha à tona a pergunta:
      ─ Quem gostariam de ver como presidente no seu clube e, a resposta era, Pinto da Costa
      Para reflexão… PORQUÊ?!

      Eliminar
    2. Pois, compreendi perfeitamente! Mas escusava de ser tão longo, repetitivo e enfadonho! Qualquer sportinguista lúcido identificará o BERNARDO se escrever apenas três ou quatro linhas, indo directo ao assunto e sem o recurso a "lugares comuns" de que todos estamos fartos!...

      Eliminar
    3. O texto do Bernardo pode parecer longo mas, do meu ponto de vista, acho-o incompleto e até merecedor de maior aprofundamento! Lamento que a resposta do Álamo tenha sido tão evasiva e tão pouco justificativa só porque o enfadou! Dias melhores virão penso e espero eu!

      Eliminar
    4. É a sua opinião Aboim Serodio. A minha é bem diferente e pouco abonatória até das intenções do autor, porque para além dos "clichés", ou dos jargões se preferir, vejo claramente e sem qualquer margem de dúvida, a utilização de um "estilo de cartilha" que abomino. Nem sei mesmo se o "pseudónimo" utlizado não será falso. Apostaria que sim, mas fico-me por aqui. Há muito que ultrapassei a idade da inocência!...

      Eliminar
  2. Já tive nos anos 77 a 81 do século passado uma casa com jardim donde dos buracos da relva só saíam toupeiras! Já lá vão 40 anos é certo mas a Natureza por vezes gosta de se repetir! Com esta afirmação mais não pretendo dizer que (se receber a tal carta registada para votar nas próximas eleições) me vai ser muito difícil separar o trigo do jóio! Porque deformado cientificamente e, arredondando, penso que o Sporting tem 170000 pessoas que são sócios e desconheço até que ratio pode ir o valor individual de cada um desconhecendo até quanto valho com as os meus 47 meses de quotas pagas antecipadamente! Creio que na AG do 23 de junho haveriam 15 dessas 170 mil pessoas (8,8 %) das quais 71% (6,26 % no total depois da tal correcção por valor) votaram na destituição. Essas contas complicam-me o raciocínio e talvez que o Álamo, esquecendo quesílias e atropelos, me possa ajudar a responder às minhas dúvidas! Arredondando uma vez mais esses quase 7 % quando divididos pelo número de candidatos de forma equitativa, pouco mais ou pouco menos, mais não representrá que 1 % para o presidente do Novo Sporting! Eu acho pouco! Preferiria muitos mais. E, nunca se sabe, talvez nem seja o único!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Winston Churchill terá dito pouco tempo depois de eu ser colocado neste mundo, que "A democracia é a pior forma de governo, à excepção de todos os outros já experimentados ao longo da história." Quem serei eu para poder ajudar o Aboim Serodio a dar resposta às suas dúvidas?!...

      Eliminar
  3. Não vou citar Churchill até porque foi a sabedoria popular a ter dito que "água mole em pedra dura...". Por isso que o Álamo nunca tenha conseguido calar a minha voz! Obrigado por ter publicado já que, eventualmente, haverá quem saiba dar resposta às minhas dúvidas que eu adivinho não serem só minhas!
    Continue de boa saúde que esse bem é superior aos atropelos e desacatos! Quanto a democracia deixe-me ter a minha visão e mantenha a sua! Discordaremos mas isso faz parte do Mundo em que pensamos viver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamais pretendi calar a voz de Aboim Serodio ou de outro alguém que fosse. Acontece porém que há muito a sabedoria popular me transmitiu e eu retive com escrupuloso respeito, o "mandamento" de que "quem não se sente não é boa gente"! E eu procuro sê-lo em cada episódio infeliz que a vida me oferece. E nessa condição, todos os comentários que Aboim Serodio fez neste blog, que de algumas e diversas maneiras considerei ofensivos e atentatórios da minha dignidade, foram enviados para o "spam", onde continuam à espera da devida retratação...
      Obrigado pelos desejos de boa saúde, que retribuo.
      "I rest my case"!...

      Eliminar