terça-feira, 14 de agosto de 2018

Este é o homem que eu desejaria ver como Presidente do meu grande amor!...


Com a devida e fraternal vénia ao blog És a Nossa Fé e com a especial e natural expressão do meu reconhecimento, num forte abraço e calorosas saudações leoninas para Eduardo Hilário, o autor do magnífico trabalho que acabo de ter o privilégio de poder ler, publico  aquilo que entendo ser um dever de todos os sportinguistas conhecerem: o ímpar e fabuloso percurso na área desportiva, de um dos nossos maiores leões, José Eugénio Dias Ferreira.

Faço-o por imperativo de consciência sportinguista mas, e perdoem-me o egoísmo, fundamentalmente para poder ter um outro privilégio, o de enriquecer o modesto espólio de Leoninamente, com este notável trabalho sobre toda a vida associativa de um dos sportinguistas vivos que mais admiro.





«José Eugénio Dias Ferreira nasceu a 17 de Abril de 1947 na freguesia de Santa Isabel, concelho de Lisboa.

Atendendo ao vasto e brilhante curriculum profissional e académico do candidato, seleccionei apenas parte que está directamente relacionado com a área desportiva.

É sócio do Sporting Clube de Portugal desde 27/2/1963 tendo actualmente o nº 2229, detentor de Emblema de Ouro e membro do Grupo dos Cinquentenários.

Em 1980 iniciou a sua actividade no Sporting Clube de Portugal como membro do Gabinete Jurídico.

Em 11/8/1980 tomou posse do cargo de Vice-Presidente da Direcção (presidida por João Rocha) para o Secretariado Geral do Sporting Clube de Portugal, iniciando assim o seu percurso de dirigente desportivo.

1984 – 1986: Foi eleito Vice-Presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal (presidida por João Rocha), com o pelouro das relações exteriores, adquirindo larga experiência da vida associativa, federativa e, sobretudo, um grande relacionamento com todos os Presidentes dos principais clubes que criaram o chamado “Movimento dos Presidentes” que mais tarde dariam origem à Associação Nacional de Clubes e à Confederação Portuguesa de Clubes de Futebol e que, mais tarde ainda, se viriam a fundir na actual Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Participou activamente em todas as iniciativas então tomadas: policiamento, totobola, bingo, televisão, fisco etc...

1986-1988: Foi mais uma vez eleito Vice-Presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal, agora sob a presidência do Dr. Amado de Freitas, tendo ficado de novo com o pelouro das relações exteriores, e assumindo na parte final do mandato a chefia do Departamento de Futebol.

Foi membro do Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) do SCP e desde 1980 a 1988, membro do Conselho Leonino, por inerência.

Em 1996 participou activamente na reforma dos estatutos do Sporting Clube de Portugal, tendo, após a sua aprovação, sido eleito membro do Conselho Leonino, onde permaneceu até que se demitiu, em Outubro de 2005.

2009 – 2011: Presidente, por inerência, do Conselho Leonino

2011 – 2013: Membro, por inerência do Conselho Leonino

Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal de Junho de 2009 a Março de 2011.

No final do ano de 1989 foi admitido como membro do Grupo Stromp, tendo sido, no biénio de 1991-1992, designado pelos fundadores, então ainda vivos, como Presidente da Comissão Directiva do grupo.

É associado e fundador dos “Leões de Portugal”, Associação de Solidariedade Sportinguista IPSS, tendo sido membro do seu Conselho Social.

Foi alvo de Homenagens por parte dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal, designadamente:

Em 7 de Junho de 1997, pelo Núcleo Sportinguista da Área de Boston, com sede em Summerville, Maassachussetts “pelos inúmeros serviços prestados e pelo grande apoio dado ao Sporting Clube de Portugal e pela sua honrosa presença no 5º Aniversário do Núcleo Sportinguista da Nova Inglaterra”.
Em 5 de Julho de 1997, pelo Núcleo Sportinguista de Sanfins do Douro por ocasião do primeiro aniversário.
A 13 de Dezembro de 1997, pelo Núcleo Sportinguista de Frauenfeld, por ocasião do 2º aniversário deste.
Em 11 e Julho de 1998, pelo Núcleo Sportinguista de Torres Vedras com a atribuição do “Prémio Agostinho”.
Em 13 de Novembro de 1999, pelo Núcleo Sportinguista de Soure por ocasião do 6 Aniversário deste.
Em 26/11/2004, pelos sportinguistas da região de Leiria com a atribuição do prémio “Rugidos do Leão”.
Em Outubro de 2005, pelo Núcleo Sportinguista de Tires com a atribuição de “Prémio Jesus Correia” – Dedicação.
Em 6 de Novembro de 2005, pelo Núcleo Sportinguista da Pedrulha, “pelo seu empenho e dedicação à causa leonina”
Em 05/12/2009 pelo Núcleo de Sportinguistas do Vale de S. Joaquim, na Califórnia.
Em 11/06/2016 pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Estarreja

De 1982 a 1984 foi Presidente da Direcção do Mem-Martins Sport Clube, tendo sido eleito em 1990 Presidente da Assembleia Geral e reeleito para mandatos sucessivos até Abril de 2006.

2013 – Eleito de novo Presidente da Assembleia Geral

1988 – Membro da Comissão Organizadora do Congresso da Federação Portuguesa de Futebol, realizado em Troia entre 9 e 12 de Junho de 1988.

Foi, no início dos anos 90, Presidente - Adjunto da Associação de Futebol de Lisboa.

Foi Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional.

De 1982 a 1984 foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Basquetebol e integrou a Comissão Consultiva do 6º Campeonato Mundial de Juniores Masculinos de Basquetebol.

Foi Presidente do Comité de Auditoria da Liga de Clubes de Basquetebol.

Em 1986 foi indicado por unanimidade de todos os clubes componentes da Associação Nacional dos Clubes de Futebol seu representante no “Grupo de Trabalho para o Desporto Profissional” criado pelo Ministro da Educação e Cultura, Prof. João de Deus Pinheiro, para elaboração do projecto de Lei de Bases do Sistema Desportivo.

Foi Conselheiro do Conselho Nacional do Desporto, durante dois mandatos.

Em 14 de Fevereiro de 2012, aceitando o convite do Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude, foi designado Embaixador para a Ética no Desporto

É Presidente do Special Olympics Portugal

Foi membro da Associação Espanhola de Direito Desportivo

É membro fundador (sócio nº 1) da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.

Leccionou no 1º Curso Pós-Graduação de Direito Desportivo da Universidade Lusíada e, no ano lectivo de 1999/2000, a disciplina de Legislação e Direito Desportivo num curso para dirigentes desportivos, organizado pela Universidade Autónoma.

Mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida (Espanha).

Tem participado, no âmbito do desporto e do direito desportivo em diversos congressos, colóquios e conferências, designadamente:

Entre 18 e 23 de Abril de 1994 frequentou o curso “A Propriedade Industrial e os Direitos de Autor “organizado pela Universidade Lusíada com a colaboração da Ordem dos Advogados.
Em Março/Abril de 1998 participou no ciclo de conferências organizado pelo Jornal de Notícias e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol subordinado ao tema “O Futebol Português: Que Presente, Que Futuro? “Modelo de Organização Sistemática Desportiva e Sociedades anónimas desportivas.
Em 12/03/1997 participou como orador num colóquio organizado pela Associação de Estudantes da Universidade Portucalense subordinado ao tema “Sociedades Desportivas – Que futuro? “
Em 17/02/1998 foi orador convidado numa conferência subordinada ao tema “Direito Desportivo”, organizado pela Associação Europeia de Estudantes de Direito” e a Universidade Católica Portuguesa.
Entre 15 e 30 de Abril de 1999 frequentou o “Seminário sobre Direito Desportivo” organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Em 16/04/1999 participou como orador no colóquio organizado pela Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho subordinado ao tema “A Marca e o Desporto “.
Em 30/04/1999 participou num colóquio subordinado ao tema “Sociedades Desportivas: a solução para o desporto profissional? “Organizado pela Câmara Municipal de Leiria.
Em 26/06/1999 participou nas I Jornadas “Francisco Stromp”, comentando o tema apresentado pelo Dr. Silva Resende “Futebol que Futuro?”, na perspectiva “Clubes/Selecções - choque de interesses”.
Participou como orador no “Fórum Sporting 2000 “e no painel subordinado ao tema “Sporting, que Modelo de Clube “.
Em 07/03/2001 participou a convite da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa no debate acerca das possíveis implicações da “Lei Bosman II “.
Participou no Congresso Internacional de Direito do Desporto subordinado ao tema “O Desporto na Europa das Regiões”, realizado em Madrid nos dias 8, 9 e 10 de Março de 2001.
Em 25/05/2001 participou num colóquio - debate sobre “A Justiça Desportiva” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Em 14/09/2001 participou num colóquio - debate sobre “A Difamação e a Injúria no Direito Desportivo” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Em 09/11/2001 participou num colóquio - debate sobre “O Doping e as suas controvérsias” organizado pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2001, participou no Seminário sobre Arbitragem Desportiva, organizado pelo Comité Olímpico de Portugal, Fundação do Desporto e pela Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
Em 24/25 de Outubro de 2002 participou no “Congreso Nacional de Derecho y Economia del Deporte “realizado em Madrid subordinado ao tema “Hacia la excelência empresarial de los clubes e sad “.
Nos dias 16 e 17 de Novembro de 2002, participou nas “VI Jornadas Nacionales de Derecho Deportivo” organizadas com a colaboração da Associação Espanhola de Direito Desportivo sob o título “Asociaciones y Fundaciones. Un nuevo marco legal”, e realizadas na Universidade da Corunha.
Em 22/03/2003 participou no I Encontro Nacional dos Leões de Portugal subordinado ao tema “O Voluntariado Social nos Clubes Desportivos “.
No dia 10/02/2004 debateu em audição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, a Proposta de Lei 80/IX do Governo “Lei de Bases do Desporto”.
Em 23/03/2004 participou num Seminário sobre “Lei de Bases do Desporto “organizado pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República.
Em 14/05/2004 participou como orador nas Jornadas de Desporto e Direito organizado pela Universidade Lusíada e Associação Portuguesa de Direito Desportivo, com o apoio do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, no tema “Justiça Desportiva “.
Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2002, participou nas “VII Jornadas Nacionales de Derecho Deportivo” organizadas com a colaboração da Associação Espanhola de Direito Desportivo sob o título “Las bases futuras del deporte profesional”, e realizadas na Universidade da Corunha.
Em 13 e 14 de Maio de 2005 participou no 2º Fórum de Dirigentes Desportivos organizado pela Associação dos Dirigentes Desportivos da Região Autónoma da Madeira subordinado ao tema “Ética e Deontologia no Dirigismo Desportivo “.
Em finais de Setembro de 2005 ano organizou o “II Encuentro de Masters en Derecho Deportivo”, que teve lugar no auditório do estádio José de Alvalade, tendo feito uma exposição sobre “Os aspectos jurídicos do desporto profissional em Portugal”.
Em 20 e 21/10/2005 participou no 1º Ciclo de Conferencias de Direito Desportivo, organizadas pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, e moderou o painel “Advocacia vs Representação de jogadores “.
Entre 12/12/2005 e 18/02/2005 participou no “Congresso do Desporto, Um Compromisso Nacional “.
No início de 2006 participou num ciclo de 4 debates sobre “O Estado e o Desporto “organizado pelo Fórum do Desporto Português.
Entre 25 de Setembro e 18 de Setembro de 2006 participou na Audição Parlamentar organizada pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura para apreciação na especialidade da Proposta de Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto.
Em 4/01/2007 participou num seminário internacional na Alfandega do Porto subordinado ao tema “Profissionalização da Arbitragem. Será Possível? “
Em 24/05/2007 participou como conferencista na conferência “Caso Zé Tó “, organizada pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.
Em 3 e 4 de Junho de 2013 participou no 1º Congresso da Associação Portuguesa de Direito Desportivo e moderou o painel subordinado ao tema “Tribunal Arbitral do Desporto – Realidade ou Ficção? “composto pelo Prof. Leston Carretero, Conselheiro Cardoso e Costa e os Drs. Miguel Galvão Telles e Nogueira da Rocha.
Em 26 de Janeiro de 2015 participou na conferência sobre “O combate ao doping em Portugal “organizado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Em 29/04/2017 foi orador no painel sobre formação dos vários intervenientes no mundo futebol, centrando-se a sua intervenção na formação dos dirigentes, no âmbito do Fórum Comemorativo do 1º Centenário da Associação de Futebol da Madeira

Foi colunista dos jornais “Record”, “Sporting” e “A Bola “ em diversos períodos de tempo.

Foi comentador residente no programa de televisão da RTP “Jogo Falado” em 1995-1996 e 1998 e no programa “O Dia Seguinte” da SIC Noticias, durante quase 10 anos.

Actualmente, para além de reconhecido advogado é árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto...»

Aqui fica a minha modesta e respeitosa homenagem a quem pautou toda a sua vida por inquestionáveis valores e princípios e com todas as suas reconhecidas inteligência e competência, ofereceu o melhor de si ao Desporto Português, ao Sporting Clube de Portugal e ao pais onde nasceu, Portugal.

Sem qualquer desprimor, antes com profundo respeito e admiração para com todos os restantes candidatos às próximas eleições do Sporting Clube de Portugal,

Este é o homem que eu desejaria ver como Presidente do meu grande amor!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Vou quebrar o meu silêncio mas já somos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos seremos, no final se verá, caro Vitor Medeiros! Mas haverá uma coisa de que ninguém nos poderá acusar: falta de convicção! Abraço e Saudações Leoninas.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E pelas minhas leoninas contas, com João de Deus Villa-Lobos, já seremos três, com tendência a formar uma imparável "onda verde"! Porque ele merece!!!...

      Eliminar